Bomba de rega

Responder
Cereja
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2009, 16:46

Bomba de rega

Mensagem por Cereja »

Boa tarde a todos

Antes de mais, os meus parabéns ás pessoas que criaram e mantêm este espaço activo. É de salutar o trabalho e a "carolice" que é preciso ter para ensinar e resolver problemas alheios.
Devo avisar que percebo pouco do assunto que vou falar, mas sou adepto do "do it yourself", por isso se for coisa que eu consiga resolver, melhor...
O meu problema é o seguinte:

Tenho uma bomba eléctrica daquelas que "ferram" sozinhas exclusivamente para regar o jardim (4 aspressores). Não tenho a certeza mas penso que deve ter 1,5 cavalos - coisa pequena...
Sempre trabalhou bem, ao longo de 3 anos, embora por vezes não consiga "ferrar" sozinha.
O problema que me assola agora é que a bomba ao fim de 20 ou 30 minutos a regar, pára cerca de 1 minuto, depois volta a arrancar e trabalha mais ou menos 1 minuto, depois volta a parar, e mantém-se assim sempre em pára-arranca constantes até eu a desligar...
Há pouco tempo resolvi tirar a bomba do sitio e abri a caixa onde estão as ligações, pois pensei que poderia ser um fio desapertado. Os fios estavam todos apertados, só encontrei um pouco de água dentro da caixa. Penso que seja água de "transpiração", pois a bomba está dentro do poço mas protegida por uma placa de betão, logo não pode ser água da chuva.
Fiz um furo no fundo da caixa para evitar acumulação de mais água e voltei a pôr tudo no sitio.
Ficou a funcionar bem durante 4 ou 5 dias mas depois voltou os pára-arranca...
Alguém me consegue dizer o que se passa com a bomba?

Cumprimentos

Cereja
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Bomba de rega

Mensagem por nelmindo »

Geralmente esse tipo de bombas tem um relé térmico/termoestato junto dos enrolamentos. Provavelmente a bomba está em esforço ou a refrigeração natural não está bem conseguida.
Pode ser aa razão de estar a ligar e a desligar, quando o relé arrefece e reactiva-se
o rei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 out 2009, 22:54

Re: Bomba de rega

Mensagem por o rei »

boas amigo podem ser varios fatores
1ºpode ser lixo na turbina da água
2ºse tiver condensador pode ser tambem do condensador
3ºpode ser das protecções se tiver rele termico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”