Boas pessoal
sempre interessante as Vossas opiniões e este é um assunto em que ja constatei várias opiniões
e desde ja agradecia a Vossa também
Neste exemplo:
Numa instalação comercial 3~ trifasica
ao ligar um armario de refrigeraçao de frutas após breves segundos dispára o dif da EDP e o do quadro
ficando o disjuntor do circuito ligado
isto se deve por ser uma passagem á massa ?
Curto circuito?
excesso de corrente?
outro?
o que me dizem?
o equipamento em questão (armario frigorifico) é monofasico
desde já o meu obrigado
Dispára o Diferencial da EDP em conjunto com o dif do quadro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Dispára o Diferencial da EDP em conjunto com o dif do quadro
Boas silva
"isto se deve por ser uma passagem á massa ?" Pode ser.
"Curto circuito?" Não creio
"excesso de corrente?" Pode ser
"outro?" Também pode ser, o disjuntor diferencial avariado
Deves de medir o armário com um mega,(motores, resistências e cablagem), se estiver tudo normal, tens que começar a seguir o circuito desde a ligação do frigorífico até ao quadro.
Cump.
Mário
"isto se deve por ser uma passagem á massa ?" Pode ser.
"Curto circuito?" Não creio
"excesso de corrente?" Pode ser
"outro?" Também pode ser, o disjuntor diferencial avariado
Deves de medir o armário com um mega,(motores, resistências e cablagem), se estiver tudo normal, tens que começar a seguir o circuito desde a ligação do frigorífico até ao quadro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas Mário
Agradeço a pronta resposta
pois tenho de desligar por partes os circuitos do armaria e ir ligando a ver em que zona dispára
Agradeço a pronta resposta
pois tenho de desligar por partes os circuitos do armaria e ir ligando a ver em que zona dispára
Melhores cumprimentos
Bom dia silva2008.silva2008 Escreveu:Boas pessoal
sempre interessante as Vossas opiniões e este é um assunto em que ja constatei várias opiniões
e desde ja agradecia a Vossa também
Neste exemplo:
Numa instalação comercial 3~ trifasica
ao ligar um armario de refrigeraçao de frutas após breves segundos dispára o dif da EDP e o do quadro
ficando o disjuntor do circuito ligado
isto se deve por ser uma passagem á massa ?
Curto circuito?
excesso de corrente?
outro?
o que me dizem?
o equipamento em questão (armario frigorifico) é monofasico
desde já o meu obrigado
Quanto tempo é exactamente esses breves segundos?
Pergunto isto porque se for defeito à massa, o diferencial em principio dispara em menos de 1 segundo (milisegundos).
Se for sobrecarga, dependendo do valor desta, pode demorar alguns minutos (mais uma vez, digo que depende do valor, pois também pode ser menos de 1 minuto).
Mas pelos vistos, como tu prórpio disseste, já deves saber de onde vem o defeito...se ao ligares o armário de refrigeração, dispara o disjuntor, então...e uma vez que dispara o diferencial, então é porque deve ser mesmo defeito no isolamento.
- Edgar_Franco
- Curioso
- Registado: 18 abr 2008, 11:42
Dispára o Diferencial da EDP em conjunto com o dif do quadro
Boas...
Penso também que seja passagem à terra, ou então o diferencial do quadro avariado...
Mas nota-se que nesse caso também não existe selectividade entre os diferenciais, visto que vai logo o geral abaixo...
Cumps
Penso também que seja passagem à terra, ou então o diferencial do quadro avariado...
Mas nota-se que nesse caso também não existe selectividade entre os diferenciais, visto que vai logo o geral abaixo...
Cumps
Última edição por Edgar_Franco em 22 out 2009, 23:04, editado 1 vez no total.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Aparentemente, o problema está numa passagem à terra. Poderá ser algum fio "mordido" em alguma passagem nas chamas do armário; poderá ser humidade entre os pólos de energia e a estrutura do armário, etc.
O diferencial do quadro avariado não deve ser, caso contrario disparava apenas esse diferencial, e não o da EDP.
Os diferenciais da EDP(os que conheço) são todos de 500mA. O problema é que têm um disparo muito instantãneo. Aqui em casa, ja chegeui a desligar o da EDP(500mA com um de 0.030A a jusante em simultãneo. Se a passagem for directa, acontece muito isso.
Abraço
PS: já me acontecer, em armários de legumes, encontrar ligadores(junções) encharcadas com a água que é habitual colocarem nos legumes afim de os manterem verdinhos e frescos.,
Aparentemente, o problema está numa passagem à terra. Poderá ser algum fio "mordido" em alguma passagem nas chamas do armário; poderá ser humidade entre os pólos de energia e a estrutura do armário, etc.
O diferencial do quadro avariado não deve ser, caso contrario disparava apenas esse diferencial, e não o da EDP.
Os diferenciais da EDP(os que conheço) são todos de 500mA. O problema é que têm um disparo muito instantãneo. Aqui em casa, ja chegeui a desligar o da EDP(500mA com um de 0.030A a jusante em simultãneo. Se a passagem for directa, acontece muito isso.
Abraço
PS: já me acontecer, em armários de legumes, encontrar ligadores(junções) encharcadas com a água que é habitual colocarem nos legumes afim de os manterem verdinhos e frescos.,
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto