Boas
Apareceu em duplicado
Cump.
Mário
disparo ou nao do disjuntor
Re: disparo ou nao do disjuntor
Penso que foi precisamente na hidraulica que se iniciou o uso desses termos, sendo posteriormente adoptado pela malta da electricidade.Mário Escreveu:Boas
Eu tento explicar o "montante e o jusante" da seguinte maneira.
Um monte (montanha) está mais elevado que o mar, um rio corre do monte para o mar, ou seja a "Montante" é de onde vem e o jusant
Mário
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite colegas! quanto a jusante ou montante ! e peço desculpa a todos se estou errado a montante é acima de qualquer sistema de protecção ou corte (ex portinhola e a seguir a coluna montante.) a coluna montante tem a Jusante a portinhola! Quanto ao disjuntores se tocarem numa terra tambem dispara ! elas nascem no mesmo sítio na terra ! só que uma é terra protrecção e outra e neutro serviço, peço desculpa se não é assim!.
A analogia do Mário é a mais fácil de perceber porquê é aquela que está na origem da terminologia. Montante já todos sabem o que é e Jusante tb pode ser Jazente ou Vazante, lá está, terminologia de marinheiro, de água, rio etc. Que diabo, o homem conhece os termos apenas se enganou esquecendo-se de um d......"e a montante dos disjuntores"....
"A coluna montante tem a montante a".......portinhola e o QC. Está a montante dos quadros de habitação etc...CAOR Escreveu:Boa noite colegas! quanto a jusante ou montante ! e peço desculpa a todos se estou errado a montante é acima de qualquer sistema de protecção ou corte (ex portinhola e a seguir a coluna montante.) a coluna montante tem a Jusante a portinhola! Quanto ao disjuntores se tocarem numa terra tambem dispara ! elas nascem no mesmo sítio na terra ! só que uma é terra protrecção e outra e neutro serviço, peço desculpa se não é assim!.
A diferença entre a terra de serviço e a de protecção é que esta para além de estar ligada à terra como qq terra de protecção está também ligada ao ponto comum do secundário do transformador de potência, o ponto neutro. Num sitema TN o papel dos diferencias na protecção de pessoas é garantido por disjuntores.CAOR Escreveu:Boa noite colegas! quanto a jusante ou montante ! e peço desculpa a todos se estou errado a montante é acima de qualquer sistema de protecção ou corte (ex portinhola e a seguir a coluna montante.) a coluna montante tem a Jusante a portinhola! Quanto ao disjuntores se tocarem numa terra tambem dispara ! elas nascem no mesmo sítio na terra ! só que uma é terra protrecção e outra e neutro serviço, peço desculpa se não é assim!.