Como ligar disjuntor diferencial

Responder
ante
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2009, 09:53
Contacto:

Como ligar disjuntor diferencial

Mensagem por ante »

Ola e bom dia a todos.

Tou com um problema e nao sei bem como o resolver, ca vai.

Estou a fazer um quadro novo num anexo como la tenho um fio terra ( este sai directamente da barra de cobre enterrada no chao) decidi comprar um diferencial, a minha questao é a seguinte, o diferencial tem quatro pontos de ligacao entrada de neutro+fase e saida de neutro+fase ate aqui tudo bem mas onde ligo o terra? Ja dei algumas voltas no forum mas ainda nao encontrei uma explicacao directa. Agradecia que alguem me podesse explicar em detalhe o que fazer porque ja estou a uns dias a tentar perceber ao certo o que fazer mas continuo com duvidas. Eu queria acima de tudo fazer algo seguro porque tenho um enorme respeito pela electricidade e nao queria "brincar" aos electricistas e acabar por montar uma armadilha.

Obrigado a todos e parebens pelo forum.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Como ligar disjuntor diferencial

Mensagem por Mário »

Boas

Oh ante, o TERRA é sempre directo! Não deve e não pode ter corte algum!

Cuidado a electricidade não faz bem à saude.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Bem, não sei como dizer sem ferir suceptibilidades, mas o trabalho que está a realizar deveria ser feito por profissionais.

No entanto, como não disse as razões para tal decisão, e como está consciente que é um trabalho com responsabilidade, posso adintar uma informação muito importante: o condutor de terra em lugar algum deve ser cortado por algum aparelho de corte/comando, logo não não deve ser ligado ao diferencial.
Existem vários circuitos neste forúm que o pode ajudar. Faça uma pesquisa.
ante
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por ante »

Obrigado pela vossa resposta,

Como é que o diferencial sabe que existe uma fuga a terra para disparar? Isso é que me esta a deixar confuso.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde ante.

Faz uma pesquisa na net ou mesmo aqui no fórum por sistemas de neutro TT, e vais encontrar uma explicação para o que queres.
Muito resumidamente, vou tentar explicar-te.
Num circuito normal, tens a corrente a circular pela fase, vai alimentar a carga (por exemplo, electrodoméstico) e retorna pelo neutro (a mesma corrente). Se existir uma fuga para a terra (pelo condutor de terra verde amarelo), o diferencial vai-se aperceber dessa diferença (porque a corrente que passa no par de pólos da fase do diferencial, não vai ser igual em valor à corrente que passa no par de pólos do neutro do mesmo diferencial, uma vez que parte dessa corrente que deveria retornar pelo neutro está a "fugir" para a terra), e vai "disparar" ou seja, abrir esse circuito.
Queria dizer que também subscrevo a opinião dos colegas quando dizem que o trabalho em causa devia ser feito por profissionais, nem que fosse um amigo ou vizinho que seja electricista.

Cumprimentos.
ante
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por ante »

Obrigado rainbow era mesmo isso que precisava saber, boa explicacao.

Eu nao disse nos posts anteriores mas quando tiver as ligacoes feitas e antes de as ligar a rede elas vao ser verificadas por um electricista.
Ao fazer isto assim aprendo mais algumas coisas, sou amante de electronica e tudo relacionado com electricidade mas estes diferenciais estavam a roer o juizo.

Obrigado a todos pelas vossas respostas, vou continuar a participar no forum e ajudar e ser ajudado.
CASTRO7
Curioso
Curioso
Registado: 07 out 2009, 21:42

Mensagem por CASTRO7 »

Espero que o electricista vá mesmo ai a casa pois como sou da tua zona poderia ficar sem luz...
Estou a brincar se precisares de algun tipo de ajuda diz pois como sou daqui da beira não me importo de ajudar e sempre é mais uma vida que não se perde.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”