Ola e bom dia a todos.
Tou com um problema e nao sei bem como o resolver, ca vai.
Estou a fazer um quadro novo num anexo como la tenho um fio terra ( este sai directamente da barra de cobre enterrada no chao) decidi comprar um diferencial, a minha questao é a seguinte, o diferencial tem quatro pontos de ligacao entrada de neutro+fase e saida de neutro+fase ate aqui tudo bem mas onde ligo o terra? Ja dei algumas voltas no forum mas ainda nao encontrei uma explicacao directa. Agradecia que alguem me podesse explicar em detalhe o que fazer porque ja estou a uns dias a tentar perceber ao certo o que fazer mas continuo com duvidas. Eu queria acima de tudo fazer algo seguro porque tenho um enorme respeito pela electricidade e nao queria "brincar" aos electricistas e acabar por montar uma armadilha.
Obrigado a todos e parebens pelo forum.
Como ligar disjuntor diferencial
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Como ligar disjuntor diferencial
Boas
Oh ante, o TERRA é sempre directo! Não deve e não pode ter corte algum!
Cuidado a electricidade não faz bem à saude.
Cump.
Mário
Oh ante, o TERRA é sempre directo! Não deve e não pode ter corte algum!
Cuidado a electricidade não faz bem à saude.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Bem, não sei como dizer sem ferir suceptibilidades, mas o trabalho que está a realizar deveria ser feito por profissionais.
No entanto, como não disse as razões para tal decisão, e como está consciente que é um trabalho com responsabilidade, posso adintar uma informação muito importante: o condutor de terra em lugar algum deve ser cortado por algum aparelho de corte/comando, logo não não deve ser ligado ao diferencial.
Existem vários circuitos neste forúm que o pode ajudar. Faça uma pesquisa.
No entanto, como não disse as razões para tal decisão, e como está consciente que é um trabalho com responsabilidade, posso adintar uma informação muito importante: o condutor de terra em lugar algum deve ser cortado por algum aparelho de corte/comando, logo não não deve ser ligado ao diferencial.
Existem vários circuitos neste forúm que o pode ajudar. Faça uma pesquisa.
Obrigado pela vossa resposta,
Como é que o diferencial sabe que existe uma fuga a terra para disparar? Isso é que me esta a deixar confuso.
Como é que o diferencial sabe que existe uma fuga a terra para disparar? Isso é que me esta a deixar confuso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde ante.
Faz uma pesquisa na net ou mesmo aqui no fórum por sistemas de neutro TT, e vais encontrar uma explicação para o que queres.
Muito resumidamente, vou tentar explicar-te.
Num circuito normal, tens a corrente a circular pela fase, vai alimentar a carga (por exemplo, electrodoméstico) e retorna pelo neutro (a mesma corrente). Se existir uma fuga para a terra (pelo condutor de terra verde amarelo), o diferencial vai-se aperceber dessa diferença (porque a corrente que passa no par de pólos da fase do diferencial, não vai ser igual em valor à corrente que passa no par de pólos do neutro do mesmo diferencial, uma vez que parte dessa corrente que deveria retornar pelo neutro está a "fugir" para a terra), e vai "disparar" ou seja, abrir esse circuito.
Queria dizer que também subscrevo a opinião dos colegas quando dizem que o trabalho em causa devia ser feito por profissionais, nem que fosse um amigo ou vizinho que seja electricista.
Cumprimentos.
Faz uma pesquisa na net ou mesmo aqui no fórum por sistemas de neutro TT, e vais encontrar uma explicação para o que queres.
Muito resumidamente, vou tentar explicar-te.
Num circuito normal, tens a corrente a circular pela fase, vai alimentar a carga (por exemplo, electrodoméstico) e retorna pelo neutro (a mesma corrente). Se existir uma fuga para a terra (pelo condutor de terra verde amarelo), o diferencial vai-se aperceber dessa diferença (porque a corrente que passa no par de pólos da fase do diferencial, não vai ser igual em valor à corrente que passa no par de pólos do neutro do mesmo diferencial, uma vez que parte dessa corrente que deveria retornar pelo neutro está a "fugir" para a terra), e vai "disparar" ou seja, abrir esse circuito.
Queria dizer que também subscrevo a opinião dos colegas quando dizem que o trabalho em causa devia ser feito por profissionais, nem que fosse um amigo ou vizinho que seja electricista.
Cumprimentos.
Obrigado rainbow era mesmo isso que precisava saber, boa explicacao.
Eu nao disse nos posts anteriores mas quando tiver as ligacoes feitas e antes de as ligar a rede elas vao ser verificadas por um electricista.
Ao fazer isto assim aprendo mais algumas coisas, sou amante de electronica e tudo relacionado com electricidade mas estes diferenciais estavam a roer o juizo.
Obrigado a todos pelas vossas respostas, vou continuar a participar no forum e ajudar e ser ajudado.
Eu nao disse nos posts anteriores mas quando tiver as ligacoes feitas e antes de as ligar a rede elas vao ser verificadas por um electricista.
Ao fazer isto assim aprendo mais algumas coisas, sou amante de electronica e tudo relacionado com electricidade mas estes diferenciais estavam a roer o juizo.
Obrigado a todos pelas vossas respostas, vou continuar a participar no forum e ajudar e ser ajudado.
Espero que o electricista vá mesmo ai a casa pois como sou da tua zona poderia ficar sem luz...
Estou a brincar se precisares de algun tipo de ajuda diz pois como sou daqui da beira não me importo de ajudar e sempre é mais uma vida que não se perde.
Estou a brincar se precisares de algun tipo de ajuda diz pois como sou daqui da beira não me importo de ajudar e sempre é mais uma vida que não se perde.