Cálculo das caleiras para cabos eléctricos
- Carlos Palma
- Curioso
- Registado: 07 set 2009, 01:58
- Contacto:
Cálculo das caleiras para cabos eléctricos
Caros Colegas
Preciso de calcular as dimensões de uma vala dentro de um PT, para passagem de 16 cabos de 240mm de secção, alguém me pode indicar se existe uma fórmula especifica, ou um modelo de caleira?
Preciso de calcular as dimensões de uma vala dentro de um PT, para passagem de 16 cabos de 240mm de secção, alguém me pode indicar se existe uma fórmula especifica, ou um modelo de caleira?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Cálculo das caleiras para cabos eléctricos
também estou com a mesma dificuldade como calcular as dimensões das caleiras no interior de um PT??Carlos Palma Escreveu:Caros Colegas
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 jan 2010, 22:33
boas
qual a referencia do cabo?
cobre ou aluminio?
comprimentos
qual a referencia do cabo?
cobre ou aluminio?
comprimentos
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
O melhor mesmo é consultares um catalogo de cabos onde tem toda a informação de que necessitas, diametro dos cabos, sabendo isto já podemos calcular e dimenssionar as caleiras.
h**p://www.eurocabos.pt/links/download.php?id=19
Cumps
h**p://www.eurocabos.pt/links/download.php?id=19
Cumps
Saber não ocupa espaço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Não sei se estarei dentro do contexto, mas... os cabos nas valas não t~em que ficar a uma profundidade de 0,8 metros?
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Não sei se estarei dentro do contexto, mas... os cabos nas valas não têm que ficar a uma profundidade de 0,8 metros?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Sim, mínima.Electro 99 Escreveu:Não sei se estarei dentro do contexto, mas... os cabos nas valas não têm que ficar a uma profundidade de 0,8 metros?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
suponho que não foi essa a questão! mas sim o cálculo das caleiras dentro de um PT?Electro 99 Escreveu:Não sei se estarei dentro do contexto, mas... os cabos nas valas não têm que ficar a uma profundidade de 0,8 metros?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
As caleiras para cabos dentro do Pt (baixa) ficam com a tampa (régua metálica) ao nivel do solo. A profundidade é a necessária para passar os cabos (podes deixar 300 por 500 de profundidade) normalmente dá, isto é claro se não estivermos a falar de 2500Kva e também do tipo de cabo ou "condutores".
Podes fazer os cálculos como se fosse esteira, só que fica na caleira.
Cump.
Mário
As caleiras para cabos dentro do Pt (baixa) ficam com a tampa (régua metálica) ao nivel do solo. A profundidade é a necessária para passar os cabos (podes deixar 300 por 500 de profundidade) normalmente dá, isto é claro se não estivermos a falar de 2500Kva e também do tipo de cabo ou "condutores".
Podes fazer os cálculos como se fosse esteira, só que fica na caleira.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."