Saudações a todos,
Tenho uma dúvida gostaria de ter a vossa opinião...
Recebi um pedido que possivelmente irá permitir (ou não) efectuar um trabalho sendo este um projecto de reaproveitamento de Águas. Este projecto passa basicamente pela instalação de um reservatório subterrâneo com uma respectiva central de pressurização (2 electrobombas com alimentação trifásica).
As instalações onde serão instalados os equipamentos são num campo de golfe, no que toca a aspectos de funcionamento este campo já funciona a alguns anos (visto que a instalação está feita presumo que está devidamente licenciada).
A minha questão é a seguinte, para a instalação deste equipamento o que deverei fazer para legalizar a situação, é necessário projecto? Caso seja necessário, que tipo de projecto (ampliação)? E já agora, poderei ser eu o projectista (tendo eu as condições para tal) ou será quem concebeu inicialmente o projecto de instalações e equipamentos eléctricos?
Sei que são questões básicas mas estou mesmo interessado neste trabalho...
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Santos
Dúvida sobre Projecto
- pedromrsantos
- Curioso
- Registado: 08 jan 2008, 14:57
- Been thanked: 2 times
Re: Dúvida sobre Projecto
Boas
Esta ampliação vaí exegir novo local de consumo?
ou aumento de potencia?
Cumprimentos
Esta ampliação vaí exegir novo local de consumo?
ou aumento de potencia?
Cumprimentos
- pedromrsantos
- Curioso
- Registado: 08 jan 2008, 14:57
Boa Tarde,
Não irá haver novo local de consumo, a minha intenção é buscar a energia a um quadro que encontra-se a 15m do local onde irá ficar a central de pressurização (esta central é composta por um grupo de electrobombas de alimentação trifásica com a potência nominal de 7,5 kW e 1,1 kW respectivamente).
Quanto ao aumento de potência não irá ser necessário face aos valores de potência em causa...
O que deverei fazer de forma a legalizar esta situação, tenho de fazer algum tipo de projecto?
Cumprimentos,
Pedro Santos
Não irá haver novo local de consumo, a minha intenção é buscar a energia a um quadro que encontra-se a 15m do local onde irá ficar a central de pressurização (esta central é composta por um grupo de electrobombas de alimentação trifásica com a potência nominal de 7,5 kW e 1,1 kW respectivamente).
Quanto ao aumento de potência não irá ser necessário face aos valores de potência em causa...
O que deverei fazer de forma a legalizar esta situação, tenho de fazer algum tipo de projecto?
Cumprimentos,
Pedro Santos
-
- Curioso
- Registado: 18 mar 2008, 20:22
- Has thanked: 1 time
Bom dia
A boa prática será de efectuar um projecto, que será um aditamento ao inicial e ao qual deverá ficar apenso.
Conviria entretanto saber de que tipo de instalação estamos a falar, se do tipo B (alimentada em MT a partir da RESP) ou do tipo C (alimentada em BT) e também se tem récnico responsavel pela exploração.
De qualquer forma, podes sempre assumir a responsabilidade, caso o proprietário te adjudique o trabalho e trata-se de uma situação simples, que, de acordo com os dados, não implica qualquer interacção com o distribuidor.
Cumprimentos
JAMAB
A boa prática será de efectuar um projecto, que será um aditamento ao inicial e ao qual deverá ficar apenso.
Conviria entretanto saber de que tipo de instalação estamos a falar, se do tipo B (alimentada em MT a partir da RESP) ou do tipo C (alimentada em BT) e também se tem récnico responsavel pela exploração.
De qualquer forma, podes sempre assumir a responsabilidade, caso o proprietário te adjudique o trabalho e trata-se de uma situação simples, que, de acordo com os dados, não implica qualquer interacção com o distribuidor.
Cumprimentos
JAMAB