Incêndio Electricidade

Responder
mano2121
Curioso
Curioso
Registado: 09 set 2009, 08:56

Incêndio Electricidade

Mensagem por mano2121 »

Boa tarde,

Gostaria de saber o que pode causar um incêndio eléctrico.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Incêndio Electricidade

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O que é um incêndio eléctrico???
Ou estás a referir-te a um incêndio em que a causa seja a electricidade?

Cumprimentos.
mano2121
Curioso
Curioso

Mensagem por mano2121 »

Sim, isso mesmo, incêndios provocados por electricidade.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas,
Normalmente um incendio electrico é provocado por protecções de sobreintensidade (C.C. e sobrecargas) mal dimensionadas, que em conjugação com o tipo de ambiente em que a instalação está inserida podem provocar incendios. Estes defeitos podem aparecer como forma de arcos electricos, faiscas, sobreaquecimento dos condutores, etc.
Isto de uma forma simplista

Cumprimentos
mano2121
Curioso
Curioso

Mensagem por mano2121 »

Por exemplo, normalmente deixo o computador ligado à noite enquanto durmo e às vezes tenho receio que alguma coisa aconteça.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

mano2121 Escreveu:Por exemplo, normalmente deixo o computador ligado à noite enquanto durmo e às vezes tenho receio que alguma coisa aconteça.
se as protecções e condutores estiverem todas bem dimensionadas não acontece nada o computador até podia estar ligado o ano todo! o que pode acontecer é outra coisa que são sobretensões da rede que podem danificar o computador mas isso é outro assunto!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
CASTRO7
Curioso
Curioso
Registado: 07 out 2009, 21:42

Mensagem por CASTRO7 »

Aproveito para salintar o que foi dito anteriormente aqui e o que é mais importante:
se as protecções e condutores estiverem todas bem dimensionadas não acontece nada

Isto é algo muito importante pois por vezes temos pessoas a perguntar como se faz isto, e aquilo, e se pode ter causas graves, esta é uma das causas mais graves, por este motivo deve ser sempre realizado por profissionais todos os serviços de electrecidade.
carlosbico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 out 2008, 12:33

Mensagem por carlosbico »

Pois é meus caros, eu sou Professor de Electricidade e vou contar o que aconteceu na minha sala. Como todos os dias ao fim das aulas desligo todos os aparelhos directamente da tomada, MAS como a sala também serve para outras disciplinas, o que aconteceu foi que um palerma de um colega numa sexta feira à noite foi para lá e ao sair esteve-se barinbando para os avisos existentes na sala, para desligar todos os aprelhos, MAS não, deixou o aquecedor ligado no máximo. Como a maioria dos aquecedores vendidos em portugal não respeitam as normas de ter um fio de 2.5 mm para os aquecedores, o que existia na minha sala tinha apenas 0.5 mm mas com uma protecção de borracha à volta do fio e com inscrição de que o fio era de 2.5 mm. Como fui enganado pelo visual do fio e o recheio (os fios) em vez de serem de 2.5 eram de 0.5.

Consequências: quando cheguei à sala na segunda à 13:00 a sala estava um forno, foi bom era inverno, que quentinho estava. MAS quando fui ver melhor o cabo da aquecedor deste estava todo derretido, tomada derretida, fios dentro da parede desde a tomada até ao quadro eléctrico da sala práticamente calcinados. O quadro eléctrico já estava morno. A sorte foi a fase e o neutro não terem encostado um ao outro. Mais um dia e tinha um BELO incêndio eléctrico na sala que poderia ter chegado ao quadro eléctrico geral da escola.

Imaginem o trabalho que tive mais os alunos a mudar fios na sala, é obvio que dei conhecimento ao Executivo, mas como não se soube quem foi..... azelha do guarda noturno, porque o papel deste era ir a todas as salas verificar se está tudo desligado.....

Como o Português pensa...

Apenas para contar este episódio.

Saudações a todos
uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 11 nov 2008, 11:26
Contacto:

Mensagem por uterrorista »

Se o fio desde a tomada até ao quadro eléctrico derreteu, talvez haja mais do que um palerma nesta história.

O fio ser 0,5mm não pode condicionar o (suposto) fio 2,5mm das instalações eléctricas ou da protecção existente no QE.
Ou seja, se há sobre-intensidade para o fio de 2,5mm é porque a protecção não actuou correctamente.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

seria interessante perceber porque é que acha que os condutores e cabos não derretem durante o dia de aulas e só à noite.

O caso está muito confuso pois... derreteram os condutores até ao quadro? Então a instalação também está subdimensionada?.

E como chegava até ao Q. G.?

O cabo do aquecedor menciona 2,5mm2 e é só de 0,5mm2, como mediu?

Desculpe-me a ousadia mas parece-me que talvêz haja algum exagero no modo como relata o episódio, o que não me parece muito consentâneo com a

sua posição de professor, ainda por cima de electricidade.

ohmico
balalaika
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 jan 2010, 01:48

Mensagem por balalaika »

uma boa ligação a terra e um diferencial 30ma ja e muito bom para proteção
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

no caso dos fios de 0,5mm e com apareçia de 2,5mmm...acontece em quase tudo o que é chinesices linxin
ter derretido os fios do aquecedor, até faz sentido bem como o resto da linha até ao quadro...

parece estranho mas já me deparei com fios unifilares dentro de mangas, completamente derretidos devido a más ligações nas tomadas ou tomadas de má qualidade...num apartamento em que o aquecimento é eletrico e no inverno as paredes sofrem de algumas infiltrações...tive que substituir todas as tomadas e ligar todos os aquecedores directamente aos fios usando torix ou ligadores wago porque as tomadas no lado fase derretiam sempre...

não se tratava de mau dimensionamento porque os apartamentos são recentes e cumprem com as normas mas com a humidade as tomadas pouco a pouco iam se desfazendo devido tambem á intensidade que por elas passavam...

para mim é um erro enorme ligar aquecimento electrico de grande potençia em tomadas...depois que eliminei as tomadas e fiz ligação directa nunca mais ouve fios queimados nem problemas de nenhuma espeçie...

em grandes intensidades a maior parte dos problemas advem de maus contactos e consequente aquecimento...
Nelson Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2010, 11:46

Mensagem por Nelson Oliveira »

uterrorista Escreveu:O fio ser 0,5mm não pode condicionar o (suposto) fio 2,5mm das instalações eléctricas ou da protecção existente no QE.
Ou seja, se há sobre-intensidade para o fio de 2,5mm é porque a protecção não actuou correctamente.
Poderá neste caso o calor gerado pelo fio de 0,5mm do aquecedor!!! ter sido transmitido para o fio da instalação (visto que o cobre também é condutor de calor), sem que houve-se uma real sobre-intensidade na instalação, e daí não ter disparado a protecção?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”