Dúvidas sobre a constituição de um ATE
Dúvidas sobre a constituição de um ATE
Viva,
Necessito de orçamentar um ATE para um edifício e estou com algumas dúvidas, ao que percebo o ATE é constituído por:
- Caixa tipo C
- Bastidor
- Repartidor Geral - Cabos Coaxiais
- Repartidor Geral - Cabos Pares de cobre
- Tomadas com protecção de Terra
- Barramento Geral de Terras de ITED-BGT
Que me dizem, tem bom aspecto?
Parece estar completo?
Outra, alguém tem noção dos preços para estes equipamentos?
Cumprimentos
Necessito de orçamentar um ATE para um edifício e estou com algumas dúvidas, ao que percebo o ATE é constituído por:
- Caixa tipo C
- Bastidor
- Repartidor Geral - Cabos Coaxiais
- Repartidor Geral - Cabos Pares de cobre
- Tomadas com protecção de Terra
- Barramento Geral de Terras de ITED-BGT
Que me dizem, tem bom aspecto?
Parece estar completo?
Outra, alguém tem noção dos preços para estes equipamentos?
Cumprimentos
Re: Dúvidas sobre a constituição de um ATE
Que tipo de edifício é esse?
Comércio, indústria, habitação?.......
Provavelmente ainda não tem projecto, caso contrário, nele constaria a constituição do(s) ATE(s).
Cumprimentos.
Comércio, indústria, habitação?.......
Provavelmente ainda não tem projecto, caso contrário, nele constaria a constituição do(s) ATE(s).
Cumprimentos.
De acordo com a memória descritiva o ATE é constituído pelo equipamento que foi referido logo no inicio.
A questão que eu coloco é, está completo? É que a memória descritiva parece um pouco confusa.
A minha segunda duvida e porventura a maior de todas prende-se com a questão dos preços, alguém me pode ajudar nisso?
Cumprimentos
A questão que eu coloco é, está completo? É que a memória descritiva parece um pouco confusa.
A minha segunda duvida e porventura a maior de todas prende-se com a questão dos preços, alguém me pode ajudar nisso?
Cumprimentos
ruifer Escreveu:De acordo com a memória descritiva o ATE é constituído pelo equipamento que foi referido logo no inicio.
Cumprimentos
Vai ao site da JSL, por exemplo, penso que encontrarás as respostas que pretendes,
Cumps
Viva,
Também tenho dúvidas acerca disto.
Tenho de fazer um orçamento para um ATE que irá servir 14 apartamentos.
São consideradas saídas para pares de cobre e para 4 cabos coaxiais, dois que saem de um ATE superior e outros dois do ATE inferior.
Para isto estou a considerar um ATE colocado dentro de uma caixa C3.
Para o RG-PC estou a considerar 6 DDE, está correcto?
Falta-me o RG-CC que não sei o que necessita.
Opiniões de quem percebe disto? Estou a dar alguma calinada? Alguém tem a informação que me falta?
Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.
Abraço.
São consideradas saídas para pares de cobre e para 4 cabos coaxiais, dois que saem de um ATE superior e outros dois do ATE inferior.
Opiniões de quem percebe disto? Estou a dar alguma calinada? Alguém tem a informação que me falta?
Abraço.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Vê o seguinte link que axo que vai ajudar:Freddy Escreveu:Viva,
Abraço.
http://www.electricidade.com.pt/index.p ... d&Itemid=6
em relação ao RG-PC este é composto por um primário e por um secundário, o primário pode ser constituido por unidades DDS ou DDE (mais usual axo eu são DDS) e o secundário por unidades DDE! O dimensionamento dos DDE (secundário) tem a ver com o número de pares que necessitas para o edifício sendo que cada unidade tem capacidade para 10 pares, sendo que os dois últimos pares de cada dispositivo normalmente não são utilizados porque consideram-se parte do sobredimensionamento de 20% que é necessário considerar em relação ao número de pares necesssários, ou seja, vais contabilizar que para o caso de apartamentos com 4 pares em cada apartamento, cada DDE faz 2 apartamentos. Quanto ao primário o número de dispositivos de derivação deve ter um sobredimensionamento de 1,5 em relação ao número de dispositivos do secundário, ou seja, é o número de dispositivos do secundário x 1,5.
Não esquecer nos ATE's as tomadas de energia, no mínimo 4 tomadas em cada ATE!!!
Quanto ao RG-CC no ATE superior vais ter um amplificador/misturador para conseguires ter um nível de sinal adequado nas fracções proveniente das antenas.
Em relação aos dispositivos presentes nos ATE's da rede coaxial depende da configuração da rede se é em estrela ou é em cascata. Se for em estrela existe um cabo que sai do ATE e vai a cada uma das fracções um cabo por fracção directamente do ATE e neste caso não existem dispositivos de derivação!!
Se a rede for em cascata ao longo da coluna montante existem dispositivos de derivação ou seja na coluna montante existe apenas 1 cabo e em cada piso existe um derivador e no derivador de cada piso sai um cabo para cada uma das fracções!!!
penso ter ajudado!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Viva,
Desde já agradeço o comentário anterior, deu para aprender umas coisas.
Mas eu também tenho uma dúvida, numa configuração em cascata o que é necessário colocar no ATE inferior para constituir o RG-CC?
Desde já agradeço a ajuda.
Cumprimentos
Mas eu também tenho uma dúvida, numa configuração em cascata o que é necessário colocar no ATE inferior para constituir o RG-CC?
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Apenas existe um derivador no ATE inferior que distribui o sinal do operador pelas fracções e coluna montante.Freddy Escreveu:Viva,
Cumprimentos
Mas na rede CATV a minha o pinião é não fazer rede em cascata porque depois quando um operador vai meter sinal no prédio se ele utilizar a rede em cascata que está feita vai estar a meter o sinal em todas as fracções por isso o ideal axo eu é fazer rede em estrela para o catv visto que depois os operadores metem o sinal apenas em quem paga o serviço!!! mas esta é a minha opinião, se alguém mais experiente puder dar o seu contributo para esta questão!!!
Bem, pode ser da minha falta de experiência, mas parece-me que o projecto que tenho aqui apresenta algumas incoerências, na peça escrita é dito claramente que a distribuição será feita em estrela.
Todavia nas peças desenhadas, o esquema configura uma rede em que existe um conjunto de cabos coaxiais que ligam o ATE inferior ao superior e onde estão previstos derivadores TAP em cada um dos pisos com saídas suficientes para o número de habitações.
Tanto quanto eu percebo isto configura uma rede em cascata. Correcto?
Em resultado desta configuração e de acordo com as peças desenhadas, pelo que eu percebo existirão 4 derivadores TAP por piso, um por cada cabo, dois de CATV e dois de MATV, em que dois cabos estão ligados no sentido descendente e outros dois do sentido ascendente.
Assim, em cada piso com 4 apartamentos, existirão, mais uma vez se bem percebo, um total de 16 saídas disponíveis nos derivadores.
Que me dizem?
E mais uma vez, muito obrigado pela paciência.
Todavia nas peças desenhadas, o esquema configura uma rede em que existe um conjunto de cabos coaxiais que ligam o ATE inferior ao superior e onde estão previstos derivadores TAP em cada um dos pisos com saídas suficientes para o número de habitações.
Em resultado desta configuração e de acordo com as peças desenhadas, pelo que eu percebo existirão 4 derivadores TAP por piso, um por cada cabo, dois de CATV e dois de MATV, em que dois cabos estão ligados no sentido descendente e outros dois do sentido ascendente.
Assim, em cada piso com 4 apartamentos, existirão, mais uma vez se bem percebo, um total de 16 saídas disponíveis nos derivadores.
Que me dizem?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Freddy Escreveu:Bem, pode ser da minha falta de experiência, mas parece-me que o projecto que tenho aqui apresenta algumas incoerências, na peça escrita é dito claramente que a distribuição será feita em estrela.
Sim!!!
Não percebo porquê que tem 2 cabos de CATV e 2 de MATV??
Que me dizem?
P.S.: Tens de fazer a tua apresentação!!
Bem, tanto na peça escrita como na peças desenhadas existe um:
CATV a 85 MHz
CATV a 750 MHz
MATV a 85 MHz
MATV a 750 MHz
em que os CATV tem sentido ascendente e o MATV descendente.
Faz sentido? Sinceramente não sei.
P.S.: Tenho de procurar melhor onde se configura isso
CATV a 85 MHz
CATV a 750 MHz
MATV a 85 MHz
MATV a 750 MHz

- joaoosvaldo
- Team Apoio
isso são as frequências piloto, ou seja para o nível de qualidade NQ2a tens de configurar a rede de cabos coaxiais para as duas frequências piloto 85 e 750 MHz!!!Freddy Escreveu:Bem, tanto na peça escrita como na peças desenhadas existe um:
CATV a 85 MHz
CATV a 750 MHz
MATV a 85 MHz
MATV a 750 MHz
mas apenas existe um cabo coaxial para CATV na coluna montante no sentido ascendente, isto na distribuição em cascata, e tb apenas um cabo para MATV mas no sentido descendente tb no caso da distribuição em cascata!
P.S.: mais uma vez digo, tens de fazer a tua apresentação aqui no forum, no indice geral tem um separador para a apresentação de membros tens de fz a tua!!!
Grande dica! Estava aqui a cometer um grave erro, obrigado pela ajuda!
Outra dúvida que me surgiu enquanto relia isto, quantos cabos coaxiais devo considerar para a ligação entre os derivadores e os ATI?
Devo considerar dois, um para CATV e outro para MATV?
Estes ligam ao ATI e depois o cliente selecciona que sinal quer em que tomadas, correcto?
P.S.: Já fiz a minha apresentação.
Outra dúvida que me surgiu enquanto relia isto, quantos cabos coaxiais devo considerar para a ligação entre os derivadores e os ATI?
Estes ligam ao ATI e depois o cliente selecciona que sinal quer em que tomadas, correcto?

- joaoosvaldo
- Team Apoio
*a vermelho as respostasFreddy Escreveu:Grande dica! Estava aqui a cometer um grave erro, obrigado pela ajuda!
Sim deves considerar dois cabos a partir da caixa de coluna ou ATE (derivadores) com chegada a cada ATI.
Sim essa gestão é feita no ATI! sai um cabo coaxial do ATI até cada uma das tomadas.
E pronto, penso que tenho tudo o que preciso.
Em caso de dúvida volto a perguntar.
Obrigado por toda a ajuda!
Em caso de dúvida volto a perguntar.

Obrigado por toda a ajuda!