inscrição anet e dgge

Responder
Jlourenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 set 2009, 00:50

inscrição anet e dgge

Mensagem por Jlourenco »

bom dia!

eu terminei agora o curso de engenharia electrotécnica e gostaria de saber como proceder para poder me inscrever na anet e na dgge. sei que pa anet é preciso fazer estagio de 6 meses.

muito obrigado

cumps
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Re: inscrição anet e dgge

Mensagem por kartilos »

Jlourenco Escreveu:bom dia!

eu terminei agora o curso de engenharia electrotécnica e gostaria de saber como proceder para poder me inscrever na anet e na dgge. sei que pa anet é preciso fazer estagio de 6 meses.

muito obrigado

cumps
Pelo que sei e com a alteração da legislação apenas é preciso a inscrição na ANET ou Ordem.
Se estiver errado é favor corrigir. :D
Jlourenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Jlourenco »

pois,só que ordem é para esquecer!!o nosso curso em Viseu não é reconhecido.o Bolonha veio estragar isso tudo!!
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Jlourenco Escreveu:pois,só que ordem é para esquecer!!o nosso curso em Viseu não é reconhecido.o Bolonha veio estragar isso tudo!!
Se tiveres a licenciatura 5 anos podes fazer os testes na ordem!!!

Se tiveres a licenciatura 3 anos só ANET, ou então tira o mestrado. :mrgreen:
Jlourenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Jlourenco »

pois!eu quando entrei ainda era licenciatura de 5 anos.so que a meio fomos "obrigados" a mudar pa bolonha.nao tinha muita vontade em ir pa bolonha mas tinha de ser!
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Jlourenco Escreveu:pois!eu quando entrei ainda era licenciatura de 5 anos.so que a meio fomos "obrigados" a mudar pa bolonha.nao tinha muita vontade em ir pa bolonha mas tinha de ser!
Espero não estar a entrar em off-topic mas cá vai!!! :D

Só comecei a ouvir as primeiras controvérsias à cerca de Bolonha no meu 5º. ano de curso que sinceramente não me lembro a data.

Se bem percebi na altura, a intenção de Bolonha era boa, ou seja preparar técnicos qualificados para o mercado de trabalho num menor numero de anos. Isto porque o bacharel não era reconhecido a nível europeu e optou-se por determinar que a licenciatura seriam 3 anos (em vez de 5) em toda a Europa.

No entanto e a esta altura do campeonato parece que ainda andamos com "guerrinhas" entre ANET e OE, bem como entre "politécnicos" e universidades. Já nem vou falar nas "guerrinhas" entre os respeitáveis Electricistas e Engenheiros. Precisamos de todos e temos que viver, trabalhar e aprender todos uns com os outros. Há bons e maus profissionais em todas as profissões.

No meu tempo de conclusão do curso um técnico formado num politécnico terminava o curso muito melhor preparado para o mercado de trabalho Português. Isto porque a componente pratica nos politécnicos era muito maior do que nas universidades. Neste momento as coisas estão a mudar progressivamente.

No entanto em Portugal ainda enfrentamos o estigma do "Sr. Dr. xxxx" ou do "Sr. Eng. xxxx", todos querem ser doutores e engenheiros e estraga um pouco o objectivo dos cursos superiores, que a meu ver, é preparar o melhor possível os técnicos para a realidade do mercado de trabalho.

Mas é assim que estamos, e é assim que temos de enfrentar a realidade.
Aprender e ensinar todos juntos (independentemente do grau académico), porque isto de acabar um curso superior, é apenas uma rampa de lançamento, o resto do voo temos de ser nós a bater as asas, ajudar quem voa mais baixo e ser ajudado por quem voa mais alto.

A união faz a força, é por isso que fóruns como este se torna muito útil para poder trocar ideias e conhecimentos, é mais fácil "voar" em grupo do que sozinho.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

kartilos Escreveu:
Jlourenco Escreveu:pois,só que ordem é para esquecer!!o nosso curso em Viseu não é reconhecido.o Bolonha veio estragar isso tudo!!

Há cursos em que é dispensado os teste de admisssão à ordem:
http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... 2843&pid=0
O mais estranho é do de Eng. Electro. Sistemas de Energia da Fac. Eng. da Univ. Porto não estar contemplado, nem antes nem depois do bolonha...
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

nelmindo Escreveu:
kartilos Escreveu:

Há cursos em que é dispensado os teste de admisssão à ordem:
http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... 2843&pid=0
O mais estranho é do de Eng. Electro. Sistemas de Energia da Fac. Eng. da Univ. Porto não estar contemplado, nem antes nem depois do bolonha...
Exacto nelmindo, a minha questão é mesmo essa... porquê???? Guerrinhas????
Não faz sentido, se um curso é aprovado e está em funcionamento legal, fica a questão porque é que a ordem não o aprova????
Ou por outro lado, se a ordem não o aprova porque é que o curso está a funcionar ou porque é que começou a funcionar???
Este tema é bastante polémico e vem bater sempre no mesmo, o que é que se passa para isto acontecer???
Depois do aluno estar a meio do curso ou já no fim é que se apercebe desta situação e entretanto já investiu tempo e dinheiro no curso. Parece que andam a brincar às politicas e "guerrinhas", seja lá quem for.

Não falo por mim pois não tenho esse problema, no entanto pode ser uma grande desilusão para muitos recém formados.
Ammasl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 dez 2008, 10:35

Mensagem por Ammasl »

Caro JLourenco,

Bem, gostaria de te dizer que o Curso da ESTV-ISPV, nunca foi reconhecido na Ordem dos Engenheiros (nem antes de Bolonha).
Sempre foi reconhecido na ANET.
Quanto ao estágio, hoje exigido, atenção que os 6 meses, é apenas em caso de Estágio Formal, se for Estágio Curricular é de 2 anos.
Por isso aconselho-te a consultar bem as informações prestadas na ANET.
Podes sempre tentar entrar na OE, pelo que terás de fazer o exame de entrada na Ordem.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”