Duvida com variadores de frequência

joaogvaz
Curioso
Curioso
Registado: 18 fev 2008, 22:30

Duvida com variadores de frequência

Mensagem por joaogvaz »

Boas
Espero que esta dúvida não seja repetida:

É o seguinte, tenho um motor trifásico 3Kw a funcionar numa UTA e pretendo instalar um variador de frequência no quadro eléctrico de forma a ter um controlo mais preciso do caudal de ar insuflado.
A chapa de características do motor é o tipico 230/400V ligado em estrela (arranque directo).

Ao selecionar o variador, naturalmente escolhi um compativel com a potência do motor sendo que este é colocado na linha de potência do mesmo (alimentação trifásica)

Acontece que foi-me aconselhado por um bobinador a troca a configuração do motor para triângulo o que me gerou alguma confusão, pois julgo que o variador altera apenas a frequência das 3 fases e não o valor da tensão composta (400V). Diz que quando é instalado um variador, deve-se ignorar a chapa de caracteristicas e ligar o motor em triângulo. Será que o variador transforma os 400V de entrada em 230V compostos de saída? Não ira o motor queimar ao fim de algum tempo??? :shock:

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Duvida com variadores de frequência

Mensagem por Mário »

Boas

É ligado em estrela. A chapa manda ligar em estrela.

Diz ao bobinador que ainda bem que o motor não é ligado em triangulo, porque gostava de saber como é que ele resolvia a questão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

É ligado em estrela. A chapa manda ligar em estrela.

Diz ao bobinador que ainda bem que o motor não é ligado em triangulo, porque gostava de saber como é que ele resolvia a questão.

Cump.
Mário

Fácil Mário, ao queimar o motor, ele iria bobinar para funcionar na teoria que defendia, alegando qualquer coisa diferente para o motor ter levado a "esquentadela"...

Agora a sério, concordo com o Mário, é a chapa que manda.
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

Pois, estava mesmo a ver que era assim.

Existem situações de alimentação monofasica 230V que o variador transforma em 230V compostos trifasico e aí sim liga em triangulo. O que não é este caso em que a alimentação é trifásica 400V com saída também a 400V trifasica.

Agora outra questão:

Ao variar a frequência de alimentação do motor, como é que diminui a corrente absorvida, ou seja, o consumo? O motor está à mesma alimentado a 400V 3~ variando apenas os Hertz.

Obrigado pelo esclarecimento rápido
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

joaogvaz Escreveu:Pois, estava mesmo a ver que era assim.

Existem situações de alimentação monofasica 230V que o variador transforma em 230V compostos trifasico e aí sim liga em triangulo. O que não é este caso em que a alimentação é trifásica 400V com saída também a 400V trifasica.

Agora outra questão:

Ao variar a frequência de alimentação do motor, como é que diminui a corrente absorvida, ou seja, o consumo? O motor está à mesma alimentado a 400V 3~ variando apenas os Hertz.

Obrigado pelo esclarecimento rápido
Bem aqui já é mais dificil de responder. Depende da caracteristica da carga e outros fatores.
Pensa antes assim: a carga roda a uma velocidade mais baixa? Sim, à partida então a inercia ou momento angular será menor, logo o "esforço" será menor, logo a potência fornecida será menor, se a tensão se mantiver, a corrente também diminui. Mas ainda há outras variantes tais com o a caracteristica V/f do variador for um normal. Se for um vectorial o caso já muda de figura. Mas se for para insuflação, como é o caso, sim ao diminuir a velocidade, a corrente diminui.
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

pois, realmente é mais dificil de entender. Vendo a questão de uma forma "macro" com um balanço de energia até se percebe, agora em termos do circuito RL não consigo perceber.

Já agora, sabem de alguma literatura em que possa aprofundar um pouco o conhecimento, pois também não sei qual a diferença entre variadores vectoriais e outros, caracteristica V/F etc

Obrigado pelo esclarecimento e disponibilidade, este fórum é mesmo uma fonte de conhecimento, muita coisa se aprende por aqui
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Mensagem por kartilos »

Olá a todos,

Mais uma vez vou meter a minha colherada. :mrgreen:

1º. Ponto
Os motores de indução 230/400V normalmente são construídos para suportar tanto ligação estrela (230V) como ligação triângulo (400V). a diferença é na potencia disponivel.
A ligação em triangulo consome mais mas também tem maior potencia disponível.
Provavelmente o motor estaria em estrela simplesmente para que o consumo de arranque directo fosse o menor possível.

2º. Ponto
De um modo geral e muito resumido temos 3 tipos de controlo de velocidade com variadores.
Variador 230V/3x230V
- alimentação monofásica 230V
- Saida a 3x230V é importante ligar o motor em estrela.

Variador 400V/400V
- alimentação trifásica 400V
- Saida a 400V ligar o motor em estrela ou triângulo, no entanto aproveita-se muito mais a potencia disponível com a ligação em triângulo.

Variador 400V/400V c/ controlo vectorial
- muito idêntico ao anterior com uma característica muito importante. Através do controlo vectorial é possível manter o binário máximo do motor mesmo a baixas rotações, isto graças à injecção de altíssimas frequências nos enrolamentos do estator.
Por exemplo, num elevador de pessoas, quando estamos a subir e existe antes da paragem uma desaceleração da velocidade, mas sem que o elevador perca força. isto é a aplicação mais comum do controlo vectorial e é muito importante. Isto não era possível sem o controlo vectorial. com um variador comum a redução da velocidade implica uma perca de força, ou seja, perca de binário.

Mais uma nota, há marcas de variadores como por exemplo a Siemens que lhe chamam variadores para "Cargas Quadráticas" que é nada mais nada menos que controlo vectorial.

Caso tenha dito alguma asneira, estejam à vontade para corrigir, que estamos cá todos é para aprender.
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

kartilos Escreveu: 1º. Ponto
Os motores de indução 230/400V normalmente são construídos para suportar tanto ligação estrela (230V) como ligação triângulo (400V). a diferença é na potencia disponivel.
A ligação em triangulo consome mais mas também tem maior potencia disponível.
Provavelmente o motor estaria em estrela simplesmente para que o consumo de arranque directo fosse o menor possível.

:oops: Correcção estrela (400V) , triangulo (230V)

2º. Ponto
De um modo geral e muito resumido temos 3 tipos de controlo de velocidade com variadores.
Variador 230V/3x230V
- alimentação monofásica 230V
- Saida a 3x230V é importante ligar o motor em estrela.

:oops: Correcção: Saida a 3x230V é importante ligar o motor em triangulo.

Variador 400V/400V
- alimentação trifásica 400V
- Saida a 400V ligar o motor em estrela ou triângulo, no entanto aproveita-se muito mais a potencia disponível com a ligação em triângulo.

é a minha questão inicial, pode ligar-se também em triangulo? Presumo que não pois a chapa de caracteristicas não o permite (400V em triangulo)

kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Ora aqui está uma "discussão saudável" importante!!! :D
joaogvaz Escreveu: :oops: Correcção estrela (400V) , triangulo (230V)
- Creio que escrevi bem, é que estou a referir-me à tensão aplicada nos enrolamentos e não nos terminais do motor. Assim em estrela se aplicares 400V nos terminais no motor tem 230V nos enrolamentos, isto porque existe o neutro virtual (ou seja, sem retorno).
joaogvaz Escreveu: :oops: Correcção: Saida a 3x230V é importante ligar o motor em triangulo.
- Creio que escrevi bem, é que a saída 3x230V (não esquecer do neutro virtual) não é indicativa de que sejam 230V entre fases, é uma designação que se usa em relação à potencia indicada no variador isto porque se eu ligar em triângulo a potencia absorvida pelo motor é maior que a potencia estipulada no variador, o seu "termico electronico" vai disparar e o variador entra em "stand-by". Estou a dizer isto porque já o experimentei na prática em situações reais. Tive de ligar tudo em estrela. :cry:
joaogvaz Escreveu: é a minha questão inicial, pode ligar-se também em triangulo? Presumo que não pois a chapa de caracteristicas não o permite (400V em triangulo)
- Se o teu motor só indica a ligação em estrela, deixa estar assim e não estragues o motor. :mrgreen:
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

:mrgreen: Ok se estás a falar em tensão de enrolamento, mas em termos práticos interessa é a tensão referida na chapa de características do motor que é a de terminais do motor.

Imagem
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

No modelo 1 (figura da esquerda) podemos ter tensão monofásica de alimentação 1x230V com saída trifásica 3x230V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em triângulo
No modelo 1 podemos também ter tensão trifásica de alimentação 3x230V com saída trifásica 3x230V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em triângulo também.

No modelo 2 (figura da direita) podemos ter tensão trifásica de alimentação 3x400 V com saída trifásica 3x400V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em estrela.

Estou correcto?
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

joaogvaz Escreveu:No modelo 1 (figura da esquerda) podemos ter tensão monofásica de alimentação 1x230V com saída trifásica 3x230V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em triângulo
No modelo 1 podemos também ter tensão trifásica de alimentação 3x230V com saída trifásica 3x230V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em triângulo também.

No modelo 2 (figura da direita) podemos ter tensão trifásica de alimentação 3x400 V com saída trifásica 3x400V, logo num motor 230/400V deverá ligar-se em estrela.

Estou correcto?
Olá João,

Estive a ler o post desde o inicio e na verdade o que dizes também faz sentido!!!
O que me está a deixar um pouco baralhado, isto porque já foram várias as situações que me apareceram com extractores industriais onde utilizei variadores mono, dimensionados de acordo com os motores de indução (Y-D) e sempre tive problemas a ligá-los em triangulo. Tive que optar sempre pela estrela.

Como os extractores são sempre muito sobre dimensionados em termos de caudal, nunca tive problemas em liga-los assim. Mas de facto, este assunto é uma questão teimosa, que vou investigar tanto na prática como na teoria e quando tiver novidades posto aqui. :wink:
joaogvaz
Curioso
Curioso

Mensagem por joaogvaz »

Ok "fumo branco" :mrgreen:
Há consenso, o proprio bobinador já admitiu ter-se enganado.

Já agora alguem têm literatura referente a funcionamento dos variadores, tipos de variadores etc. Gostaria de aprofundar um pouco. Ainda não percebi por exemplo qual a diferença entre um controlo escalar e vectorial!! Ou quais os problemas em funcionar com baixos rpms (além da ineficiente ventilação do motor).etc etc

obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Não reponde à pergunta, mas ajuda a esclarecer outras que podem existir:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=3133
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2974
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”