Dúvidas sobre a constituição de um ATE

ruifer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 out 2008, 11:15

Dúvidas sobre a constituição de um ATE

Mensagem por ruifer »

Viva,

Necessito de orçamentar um ATE para um edifício e estou com algumas dúvidas, ao que percebo o ATE é constituído por:
- Caixa tipo C
- Bastidor
- Repartidor Geral - Cabos Coaxiais
- Repartidor Geral - Cabos Pares de cobre
- Tomadas com protecção de Terra
- Barramento Geral de Terras de ITED-BGT

Que me dizem, tem bom aspecto?
Parece estar completo?

Outra, alguém tem noção dos preços para estes equipamentos?

Cumprimentos
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Re: Dúvidas sobre a constituição de um ATE

Mensagem por Moutinho »

Que tipo de edifício é esse?

Comércio, indústria, habitação?.......
Provavelmente ainda não tem projecto, caso contrário, nele constaria a constituição do(s) ATE(s).

Cumprimentos.
ruifer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 out 2008, 11:15

Mensagem por ruifer »

De acordo com a memória descritiva o ATE é constituído pelo equipamento que foi referido logo no inicio.
A questão que eu coloco é, está completo? É que a memória descritiva parece um pouco confusa.
A minha segunda duvida e porventura a maior de todas prende-se com a questão dos preços, alguém me pode ajudar nisso?

Cumprimentos
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Mensagem por Moutinho »

ruifer Escreveu:De acordo com a memória descritiva o ATE é constituído pelo equipamento que foi referido logo no inicio.
A questão que eu coloco é, está completo? É que a memória descritiva parece um pouco confusa.
A minha segunda duvida e porventura a maior de todas prende-se com a questão dos preços, alguém me pode ajudar nisso?

Cumprimentos

Vai ao site da JSL, por exemplo, penso que encontrarás as respostas que pretendes,

Cumps
Freddy
Curioso
Curioso
Registado: 14 set 2009, 18:39

Mensagem por Freddy »

Viva,

Também tenho dúvidas acerca disto.
Tenho de fazer um orçamento para um ATE que irá servir 14 apartamentos.

São consideradas saídas para pares de cobre e para 4 cabos coaxiais, dois que saem de um ATE superior e outros dois do ATE inferior.

Para isto estou a considerar um ATE colocado dentro de uma caixa C3.

Para o RG-PC estou a considerar 6 DDE, está correcto?

Falta-me o RG-CC que não sei o que necessita.

Opiniões de quem percebe disto? Estou a dar alguma calinada? Alguém tem a informação que me falta?

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Abraço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Freddy Escreveu:Viva,

Também tenho dúvidas acerca disto.
Tenho de fazer um orçamento para um ATE que irá servir 14 apartamentos.

São consideradas saídas para pares de cobre e para 4 cabos coaxiais, dois que saem de um ATE superior e outros dois do ATE inferior.

Para isto estou a considerar um ATE colocado dentro de uma caixa C3.

Para o RG-PC estou a considerar 6 DDE, está correcto?

Falta-me o RG-CC que não sei o que necessita.

Opiniões de quem percebe disto? Estou a dar alguma calinada? Alguém tem a informação que me falta?

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Abraço.
Vê o seguinte link que axo que vai ajudar:

http://www.electricidade.com.pt/index.p ... d&Itemid=6

em relação ao RG-PC este é composto por um primário e por um secundário, o primário pode ser constituido por unidades DDS ou DDE (mais usual axo eu são DDS) e o secundário por unidades DDE! O dimensionamento dos DDE (secundário) tem a ver com o número de pares que necessitas para o edifício sendo que cada unidade tem capacidade para 10 pares, sendo que os dois últimos pares de cada dispositivo normalmente não são utilizados porque consideram-se parte do sobredimensionamento de 20% que é necessário considerar em relação ao número de pares necesssários, ou seja, vais contabilizar que para o caso de apartamentos com 4 pares em cada apartamento, cada DDE faz 2 apartamentos. Quanto ao primário o número de dispositivos de derivação deve ter um sobredimensionamento de 1,5 em relação ao número de dispositivos do secundário, ou seja, é o número de dispositivos do secundário x 1,5.

Não esquecer nos ATE's as tomadas de energia, no mínimo 4 tomadas em cada ATE!!!

Quanto ao RG-CC no ATE superior vais ter um amplificador/misturador para conseguires ter um nível de sinal adequado nas fracções proveniente das antenas.

Em relação aos dispositivos presentes nos ATE's da rede coaxial depende da configuração da rede se é em estrela ou é em cascata. Se for em estrela existe um cabo que sai do ATE e vai a cada uma das fracções um cabo por fracção directamente do ATE e neste caso não existem dispositivos de derivação!!

Se a rede for em cascata ao longo da coluna montante existem dispositivos de derivação ou seja na coluna montante existe apenas 1 cabo e em cada piso existe um derivador e no derivador de cada piso sai um cabo para cada uma das fracções!!!

penso ter ajudado!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Freddy
Curioso
Curioso

Mensagem por Freddy »

Viva,

Desde já agradeço o comentário anterior, deu para aprender umas coisas.

Mas eu também tenho uma dúvida, numa configuração em cascata o que é necessário colocar no ATE inferior para constituir o RG-CC?

Desde já agradeço a ajuda.

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Freddy Escreveu:Viva,

Desde já agradeço o comentário anterior, deu para aprender umas coisas.

Mas eu também tenho uma dúvida, numa configuração em cascata o que é necessário colocar no ATE inferior para constituir o RG-CC?

Desde já agradeço a ajuda.

Cumprimentos
Apenas existe um derivador no ATE inferior que distribui o sinal do operador pelas fracções e coluna montante.

Mas na rede CATV a minha o pinião é não fazer rede em cascata porque depois quando um operador vai meter sinal no prédio se ele utilizar a rede em cascata que está feita vai estar a meter o sinal em todas as fracções por isso o ideal axo eu é fazer rede em estrela para o catv visto que depois os operadores metem o sinal apenas em quem paga o serviço!!! mas esta é a minha opinião, se alguém mais experiente puder dar o seu contributo para esta questão!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Freddy
Curioso
Curioso

Mensagem por Freddy »

Bem, pode ser da minha falta de experiência, mas parece-me que o projecto que tenho aqui apresenta algumas incoerências, na peça escrita é dito claramente que a distribuição será feita em estrela.

Todavia nas peças desenhadas, o esquema configura uma rede em que existe um conjunto de cabos coaxiais que ligam o ATE inferior ao superior e onde estão previstos derivadores TAP em cada um dos pisos com saídas suficientes para o número de habitações.
Tanto quanto eu percebo isto configura uma rede em cascata. Correcto?

Em resultado desta configuração e de acordo com as peças desenhadas, pelo que eu percebo existirão 4 derivadores TAP por piso, um por cada cabo, dois de CATV e dois de MATV, em que dois cabos estão ligados no sentido descendente e outros dois do sentido ascendente.

Assim, em cada piso com 4 apartamentos, existirão, mais uma vez se bem percebo, um total de 16 saídas disponíveis nos derivadores.

Que me dizem?

E mais uma vez, muito obrigado pela paciência.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Freddy Escreveu:Bem, pode ser da minha falta de experiência, mas parece-me que o projecto que tenho aqui apresenta algumas incoerências, na peça escrita é dito claramente que a distribuição será feita em estrela.

Todavia nas peças desenhadas, o esquema configura uma rede em que existe um conjunto de cabos coaxiais que ligam o ATE inferior ao superior e onde estão previstos derivadores TAP em cada um dos pisos com saídas suficientes para o número de habitações.
Tanto quanto eu percebo isto configura uma rede em cascata. Correcto?

Sim!!!

Em resultado desta configuração e de acordo com as peças desenhadas, pelo que eu percebo existirão 4 derivadores TAP por piso, um por cada cabo, dois de CATV e dois de MATV, em que dois cabos estão ligados no sentido descendente e outros dois do sentido ascendente.

Não percebo porquê que tem 2 cabos de CATV e 2 de MATV??

Assim, em cada piso com 4 apartamentos, existirão, mais uma vez se bem percebo, um total de 16 saídas disponíveis nos derivadores.

Que me dizem?

E mais uma vez, muito obrigado pela paciência.

P.S.: Tens de fazer a tua apresentação!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Freddy
Curioso
Curioso

Mensagem por Freddy »

Bem, tanto na peça escrita como na peças desenhadas existe um:
CATV a 85 MHz
CATV a 750 MHz
MATV a 85 MHz
MATV a 750 MHz

em que os CATV tem sentido ascendente e o MATV descendente.

Faz sentido? Sinceramente não sei.

P.S.: Tenho de procurar melhor onde se configura isso :P
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Freddy Escreveu:Bem, tanto na peça escrita como na peças desenhadas existe um:
CATV a 85 MHz
CATV a 750 MHz
MATV a 85 MHz
MATV a 750 MHz

em que os CATV tem sentido ascendente e o MATV descendente.

Faz sentido? Sinceramente não sei.

P.S.: Tenho de procurar melhor onde se configura isso :P
isso são as frequências piloto, ou seja para o nível de qualidade NQ2a tens de configurar a rede de cabos coaxiais para as duas frequências piloto 85 e 750 MHz!!!

mas apenas existe um cabo coaxial para CATV na coluna montante no sentido ascendente, isto na distribuição em cascata, e tb apenas um cabo para MATV mas no sentido descendente tb no caso da distribuição em cascata!

P.S.: mais uma vez digo, tens de fazer a tua apresentação aqui no forum, no indice geral tem um separador para a apresentação de membros tens de fz a tua!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Freddy
Curioso
Curioso

Mensagem por Freddy »

Grande dica! Estava aqui a cometer um grave erro, obrigado pela ajuda!

Outra dúvida que me surgiu enquanto relia isto, quantos cabos coaxiais devo considerar para a ligação entre os derivadores e os ATI?
Devo considerar dois, um para CATV e outro para MATV?

Estes ligam ao ATI e depois o cliente selecciona que sinal quer em que tomadas, correcto?

P.S.: Já fiz a minha apresentação. :)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Freddy Escreveu:Grande dica! Estava aqui a cometer um grave erro, obrigado pela ajuda!

Outra dúvida que me surgiu enquanto relia isto, quantos cabos coaxiais devo considerar para a ligação entre os derivadores e os ATI?
Devo considerar dois, um para CATV e outro para MATV?

Sim deves considerar dois cabos a partir da caixa de coluna ou ATE (derivadores) com chegada a cada ATI.

Estes ligam ao ATI e depois o cliente selecciona que sinal quer em que tomadas, correcto?

Sim essa gestão é feita no ATI! sai um cabo coaxial do ATI até cada uma das tomadas.

P.S.: Já fiz a minha apresentação. :)
*a vermelho as respostas
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Freddy
Curioso
Curioso

Mensagem por Freddy »

E pronto, penso que tenho tudo o que preciso.
Em caso de dúvida volto a perguntar. :)

Obrigado por toda a ajuda!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”