Que cabos de pares de cobre e coaxiais utilizar em local BE2

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Que cabos de pares de cobre e coaxiais utilizar em local BE2

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Num edifício de habitação colectiva se passarem canalizações de telecomunicações nas garagens que são classificadas como locais BE2 (risco de incêndio) e sabendo que nestes locais os cabos devem ser isentos de halogéneos e não propagadores da chama que cabos de pares de cobre e coaxiais se podem utilizar nestes locais????

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Re: Que cabos de pares de cobre e coaxiais utilizar em local BE2

Mensagem por carteiro »

Na minha opinião isso é como a questão de ser ou não obrigatório instalar cabos eléctricos ignifugos em edificios de madeira. Julgo não estar escrito em lado nenhum, nem secalhar no futuro novo manual ited. Portanto, irá passar pela sensibilidade de cada um.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

carteiro Escreveu:Na minha opinião isso é como a questão de ser ou não obrigatório instalar cabos eléctricos ignifugos em edificios de madeira. Julgo não estar escrito em lado nenhum, nem secalhar no futuro novo manual ited. Portanto, irá passar pela sensibilidade de cada um.
No manual ITED acho que não está mas nas RTIEBT está!!! sei que não tem nada a ver uma coisa com a outra mas como sou eu que vou fazer os projectos de electricidade e de ITED no de electricidade vou cumprir o que está nas regras e colocar cabos não propagadores de chama e isentos de halogéneo. Mas depois se colocar os cabos normais UTP e RG6 por exemplo no ITED não fica mt coerente embora no Manual ITED não diga nada em relação aos locais com risco de incêndio e sobre os cabos a utilizar. Mas o local é efectivamente classificado como BE2, por isso não sei bem!!! :?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Creio que se os cabos estiverem protegidos contra o fogo, nomeadamente em tubos embebidos em tecto ou paredes, sendo estas em material que possua características ou revestimento adequado, o problema deixa de se colocar.

Por outro lado também já existem no mercado cabos UTP / FTP e coaxiais livres de halogéneo, não propagadores de chama e com bom comportamento relativamente à emissão de fumo.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

sohc Escreveu:Creio que se os cabos estiverem protegidos contra o fogo, nomeadamente em tubos embebidos em tecto ou paredes, sendo estas em material que possua características ou revestimento adequado, o problema deixa de se colocar.

Por outro lado também já existem no mercado cabos UTP / FTP e coaxiais livres de halogéneo, não propagadores de chama e com bom comportamento relativamente à emissão de fumo.
sim quando os cabos são embebidos em tubos nos elementos da construção o problema não se coloca, mas quando estes cabos são instalados à vista (por ex.: em esteira metálica, ou à vista fixos por braçadeiras) já têm de ser não propagadores de chama e livres de halogéneos!

já agora onde posso encontrar esses cabos de pares de cobre e coaxiais livres de halogéneo e não propagadores de chamas??
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Vê estes: http://www.eurocabos.pt/links/download.php?id=9.

Se pesquisares na net encontras mais uns quantos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

sohc Escreveu:Vê estes: http://www.eurocabos.pt/links/download.php?id=9.

Se pesquisares na net encontras mais uns quantos.
obrigado!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”