Duvidas Diversas

Responder
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 22:09

Duvidas Diversas

Mensagem por dirtyfrank »

Viva,

Estou a fazer um projecto de uma moradia unifamiliar, mas tenho as seguintes duvidas:

1. No manual é referenciado que se deve colocar no mínimo uma tomada coaxial e par de cobre por quarto, sala e cozinha. A questão é que o cliente não pretende colocar tantas tomadas por divisão, ex: não pretende tomadas na cozinha, nem pares de cobre nos quartos. É possível fazer o projecto como cliente pretende, ou é mesmo obrigatório colocar como é referenciado no manual?

2. Para o calculo do valor do sinal que se deve ter na entrada , é necessário entrar com o valor de atenuação do cabo coaxial que liga a CEMU ao ATI? É que o exemplo do manual não faz referencia a essa atenuação.

3. É necessário certificar o projecto numa empresa certificadora? É necessário entregar algum documento, ou projecto na ANACOM para aprovação? Como devo proceder depois do projecto estar concluído?

Agradeço desde já a atenção e espero que me possam ajudar.

Cumprimentos
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Re: Duvidas Diversas

Mensagem por djmati »

Boa noite,

1º - Realizei um curso de ITED e os meus prof disseram que é mesmo necessário tomadas nesses locais tal como está dito no manual, porque se não estiverem lá o rpojecto chumba. Já questionei a Anacom, e a mesma disse que se está escrito no manual tem que se cumprir.

2º - É necessário tb ter em conta esse comprimento de cabo da CEMU ao ATI, porque o sinal que se vai calcular diz respeito ao nível de sinal que os operadores tem de fornecer, que neste caso é o nivel de sinal na CEMU

3º - A certificação apenas diz respeito ao instalador, pois só no fim de estar tudo instalado é que o instalador contrata uma empresa para ver se está tudo OK. Como projectista apenas deves enviar um termo de RESPONSABILIDADE para a ANACOM no prazo máximo de 3 dias a contar da data que colocaste no Termo de Responsabilidade.

Cumprimentos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, o manual ITED refere mínimos a instalar, é para isso que existe, senão alguns clientes diziam que tinham ITED apenas com uma tomadas de PC na sala!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
dirtyfrank
Curioso
Curioso

Viva,

Em relação as tomadas eu tinha quase a certeza que tem que se cumprir o que esta no manual, mas o cliente disse-me que já tinha pedido projectos para outras moradias e que não tinha ligado muito a isso, nem levantaram problemas, e então por via das duvidas procurei informar-me.

Em relação ao 3 ponto, esse Termo de Responsabilidade que envio à ANACOM é somente para eles ficarem com ele? O projecto é entregue na câmara sem qualquer aprovação ou certificação?

Eu estou a fazer estas perguntas, porque conheço projectos que foram entregues na câmara certificados por uma empresa certificadora, e ate me aconselharam a fazer o mesmo. A questão é que as leis estão sempre a mudar, e nem todos falam da mesma maneira, dai a minha duvida. Também não me interessa estar a fazer coisas que não são precisas e ter custos acrescidos por isso.

Cumprimentos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

dirtyfrank Escreveu:Viva,

Em relação as tomadas eu tinha quase a certeza que tem que se cumprir o que esta no manual,(...)
Esta foi boa :) Sim, tens de cumprir os mínimos do Manual, ou seja, tens de cumprir a Lei!!!

Em relação ao 3 ponto, esse Termo de Responsabilidade que envio à ANACOM é somente para eles ficarem com ele? SIM. Mas o actual DL 123/2009 aboliu esta prática, pelo que já não é necessário enviar os Termos
O projecto é entregue na câmara sem qualquer aprovação ou certificação? SIM. E se te disserem algo em contrário pedes que te mostrem na Lei onde diz isso

Eu estou a fazer estas perguntas, porque conheço projectos que foram entregues na câmara certificados por uma empresa certificadora, e ate me aconselharam a fazer o mesmo. A questão é que as leis estão sempre a mudar, .... Daí que convêm andar bem informado sempre... ;)

Cumprimentos
a vermelho
Learning is the goal!!
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

boas;

1-sim, é obrigatório essas tomadas;
2-sim, é necessário calcular atenuação CEMU-ATI;
3-não, não é necessário aprovação do projecto;

Abraço
Ferreira Cruz
dirtyfrank
Curioso
Curioso

Viva,

Estou esclarecido, obrigado a todos pela ajuda

Cumprimentos
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

[
Em relação ao 3 ponto, esse Termo de Responsabilidade que envio à ANACOM é somente para eles ficarem com ele? SIM. Mas o actual DL 123/2009 aboliu esta prática, pelo que já não é necessário enviar os Termos
a vermelho[/quote]

gostava de saber onde diz que o DL 123/2009 aboliu esta pratica!!???

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time

Mensagem por gemini »

eng_jersilva Escreveu:
a vermelho

gostava de saber onde diz que o DL 123/2009 aboliu esta pratica!!???

abraço João Silva
Tem razão, não diz que aboliu esta prática.

Mas...

revogou o anterior DL 59/2000, e portanto, revogou o Artigo 11º, alíena g), que estabelecia a obrigatoriedade de envio dos referidos termos

e ainda...

o novo DL 123/2009, no Artigo 69º (OBRIGAÇÕES DO PROjECTISTA), que vai na senda do anterior artigo 11º do DL 59/2000 (OBRIGAÇÕES DO PROjECTISTA), nada refere sobre o envio dos termos á ANACOM., ao contrário do que se lia no DL 59/2000.
Learning is the goal!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

obrigado pela explicação caro gemini, só pergunto isto uma vez que os instaladores serão obrigados a enviar o termo de responsabilidade pela execução, logo também não via razão para que os projectistas deixassem de enviar os termos relativos ao projecto, ainda assim acho precipitado dizer que já não é obrigatório!!!

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times

Mensagem por Electro 99 »

djmati Escreveu:3º - A certificação apenas diz respeito ao instalador, pois só no fim de estar tudo instalado é que o instalador contrata uma empresa para ver se está tudo OK.
Isso ainda é assim? Pensei que com o dec. lei saído em Maio de 2009, as funções de certificação tinham passado para os instaladores.
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Essa tarefa passou para os instaladores. No entanto nem todos podem dar-se ao luxo, ou fazem trabalhos em quantidade suficiente para justificar ter a aparelhagem para efectuar os testes. Daí muitos recorrerem a empresas externas (normalmente antigas empresas certificadoras) para efectuar esse trabalho.

Apesar de constar do termo de responsabilidade pela instalação a afirmação que as instalações foram testadas, consta que há por aí muita gente que assina sem efectuar os testes...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”