Disparo de diferencial sem nexo

bcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 ago 2009, 11:54

Re: Disparo de diferencial sem nexo

Mensagem por bcabral »

nelmindo Escreveu:
bcabral Escreveu:
norbalves Escreveu:Olá, Viva!

para começar, tapas-te o qué?

"eu para já tapei o buraco de drenagem do frigorifico"

Tens alguma extensão a ligar o figorifico?

Cump
O frigorifico está ligado directamente à tomada que por sua vez está protegido por um dijuntor não diferencial.
O buraco que eu me refiro, é no interior, na zona fria, um buraquinho que existe por onde a água supostamente vai quando o frigorifico começa a descongelar. É um buraco com uns 0.5mm de diametro.

Bernardo Cabral
Esses tubos não devem ser tapados. É por onde sai a água condesnada nas paredes do frigorifico em funcionamento normal. Além disso costuma ir para uma "bacia" em cima do compressor, para evaporar com o calor do motor.

Mas o único risco que eu corro é ter a água a acumular no frigorifico?

Bernardo Cabral
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Viva,

na trazeira do frigorifico, tens uma pq (ou não) gaveta, depende do aparelho, por cima do compressor, onde se armazena a agua. Retira a gaveta, deita fora a água, deve estar cheia.

Cump.
"Ajudar, é aprender!"
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

O frigorifico, têm motor electrico (compressor), quando a gaveta fica cheia a agua transborda, eventualmente pode entrar em contacto com as ligações electricas, provocando o corte.

Cump
"Ajudar, é aprender!"
bcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bcabral »

norbalves Escreveu:Viva,

na trazeira do frigorifico, tens uma pq (ou não) gaveta, depende do aparelho, por cima do compressor, onde se armazena a agua. Retira a gaveta, deita fora a água, deve estar cheia.

Cump.
É a "vantagem" de ser encastrável! Não consigo ver, e na operação de por e tirar de certeza que vai transbordar.
Posso é temporariamente por cá fora e ver como se comporta!

Bernardo Cabral
vihupi
Curioso
Curioso
Registado: 12 ago 2009, 10:44

Mensagem por vihupi »

mitos Escreveu:um pequeno truque que por vezes resulta, experimenta a rodar 180º todas as fichas com ligação á terra (maquinas de lavar, frigorificos, arca, etc ) de modo a ficarem ao contrario do que tens ligado neste momente (do tipo se o fio sai por baixo passa a sair por cima).
Por norma tens duas hipoteses:
-ou o problema desaparece
- ou o problema agrava-se bastante e consegues detectar mais facilmente o que se passa
Essas hipóteses existem se o problema for dos cabos das próprias máquinas caso contrário não irá resultar em nada. Mas sempre é mais um método de despistagem
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

vihupi Escreveu:
mitos Escreveu:um pequeno truque que por vezes resulta, experimenta a rodar 180º todas as fichas com ligação á terra (maquinas de lavar, frigorificos, arca, etc ) de modo a ficarem ao contrario do que tens ligado neste momente (do tipo se o fio sai por baixo passa a sair por cima).
Por norma tens duas hipoteses:
-ou o problema desaparece
- ou o problema agrava-se bastante e consegues detectar mais facilmente o que se passa
Essas hipóteses existem se o problema for dos cabos das próprias máquinas caso contrário não irá resultar em nada. Mas sempre é mais um método de despistagem
imagina que tens uma pequena fuga de isolamento no compressor que só se evidencia com a subida de temperatura do mesmo, dependendo da zona onde for essa fuga (imagina que é do lado mais proximo do neutro) ao rodares a ficha vais agravar o problema e consegues detectar mais facilmente a avaria...

é apenas um metodo de despiste...

por vezes um frigorifico velho dá um pequeno 'formigueiro' quando lhe tocamos com as maos humidas, se rodares a ficha esse 'formigueiro' desaparece (ou começa a disparar o diferencial)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
bcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bcabral »

Boas,

ontem decidi fazer um pequeno "teste"! Liguei directamente a fase à terra para ver o comportamento dos disjuntores da casa de banho e da cozinha. Em ambos os casos o disjuntor diferencial da cozinha/wc disparou com o geral do apartamento. Face a isto, é correcto assumir que na situação em que só o geral dispara, o problema não está nestes circuitos, mas no resto da instalação que liga ao disjuntor geral?

Obrigado,

Bernardo Cabral
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas bcabral

" Em ambos os casos o disjuntor diferencial da cozinha/wc disparou com o geral do apartamento. Face a isto, é correcto assumir que na situação em que só o geral dispara, o problema não está nestes circuitos, mas no resto da instalação que liga ao disjuntor geral?"

Pode ser errado. Dado, que pode ter uma pequena passagem de 0,20Amp num circuito de diferencial e no outro também tem a mesma situação, o que nos vai dar uma corrente de fuga de 0,4Amp (e a instalação funciona sem problemas).

Na instalação o geral é de 0,3Amp, ou seja já desligou, e os outros não, isto não contando com o restante da instalação.

Como já foi dito, pode ser um frigorífico em trabalho ou na descongelação, pode ser humidade, num ponto (ou pontos) da rede eléctrica existe um problema.

Chamando um técnico de electricidade ele pode verificar o problema (por vezes não é fácil).

Pode instalar um diferencial de 0,015Amp no circuito da cozinha e verificar o que acontece.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Eu fazia mais um teste, que seria ligar os dois diferenciais (da cozinha e WC) ao mesmo nivel do de 63A, a energia chega e logo alimentas os três diferenciais que vão alimentar os seus circuitos ficando assim o de 63A só para os restantes circuitos da casa e o da cozinha e do WC alimenados directamente sem passar pelo de 63A.
Assim se o de 63A disparar já não pode ser por influencia dos equipamentos da cozinha nem do WC mas sim dos outros circuitos.
bcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bcabral »

jodsbrum Escreveu:Eu fazia mais um teste, que seria ligar os dois diferenciais (da cozinha e WC) ao mesmo nivel do de 63A, a energia chega e logo alimentas os três diferenciais que vão alimentar os seus circuitos ficando assim o de 63A só para os restantes circuitos da casa e o da cozinha e do WC alimenados directamente sem passar pelo de 63A.
Assim se o de 63A disparar já não pode ser por influencia dos equipamentos da cozinha nem do WC mas sim dos outros circuitos.
Eu estou a pensar fazer isso, a minha dúvida é se é aceitavel do ponto de vista de instalação electrica.
O outro teste que eu estou pensar fazer é começar a passar cada um dos circuitos pelo de 30A, do WC, já que posso desligar tudo o que está lá ligado neste momento.

Bernardo Cabral
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Do ponto de vista da instalação eléctrica não vejo problema algum pois ao fazer este teste apenas deichas de ter o disjuntor de 63A como sendo o geral, mas ao nivel da protecção continuas sempre com os circuitos todos protegidos.
Na minha opinião acho que é o teste mais viavel neste momento pelo menos irá servir para saberes se o problema está no circuito da cozinha, do WC ou no resto da casa e ao descobrires qual o circuito que está a causar o problema a partir dai já é mais fácil.
ImaraCruz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 ago 2008, 22:44

Mensagem por ImaraCruz »

Boas
Normalmente os frigorificos não fazem descongelação a não ser possivelemente os tipo americano que sção mais modernos.
O buraco serve conforme o colega acima mencionou, para a água pós condensada nas parede poder ser escoada para esgoto interno.
Se fizessem descongelação não teriamos os congeladores por vezes cheios de gelo.
cumps
bcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bcabral »

jodsbrum Escreveu:Do ponto de vista da instalação eléctrica não vejo problema algum pois ao fazer este teste apenas deichas de ter o disjuntor de 63A como sendo o geral, mas ao nivel da protecção continuas sempre com os circuitos todos protegidos.
Na minha opinião acho que é o teste mais viavel neste momento pelo menos irá servir para saberes se o problema está no circuito da cozinha, do WC ou no resto da casa e ao descobrires qual o circuito que está a causar o problema a partir dai já é mais fácil.
Para já optei por esta via, e fiz a conversão do quadro este fim de semana. Vamos ver no que dá!

Bernardo Cabral
djpid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 set 2009, 15:00

Mensagem por djpid »

Bem registado a pouco tempo ja vi k hamts coisa k precisam de ajuda
o mais certo neste caso e teres uma pekena fuga a terra atraves de algum aparelho no arrranque
kualker electricista razoavel t ve isso
mas tu podes fazer uma coisa quando tiver sempre a disparar desligas todos os disjuntores expeto o da edp e o de 63a e ligas os outros 1 a 1 pode ser k descubras o k esta a disparar caso contrario so vendo o quadro electrico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

KKK Karamba!!Não percebo nada
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”