COLUNA DERIVADA

Responder
FLASH2000
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2009, 17:21

COLUNA DERIVADA

Mensagem por FLASH2000 »

Caros Colegas,

Por motivos diversos, tenho interesse em realizar uma coluna derivada a partir da Coluna Principal. A questão que coloco é se posso executar essa coluna em dois pisos. Explicando melhor, tenho um problema perante uma instalação já executada e aprovada segundo o 740/74, necessito de alimentar uma cave (Não tenho qualquer possibilidade de alterar o Quadro de colunas, não tenho rigorosamente nenhum espaço para colocar caixa de barramentos), pareceu-me boa opção, fazer uma coluna derivada no R/Chão em que devidamente protegido sai um cabo de 10, da caixa de colunas do R/chão e vai alimentar uma nova caixa de coluna a instalar na zona comun da cave, saindo dessa uma entrada para um quadro de cave com contagem própria.
Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: COLUNA DERIVADA

Mensagem por Duzia12 »

Se manteres a secçao da coluna, não precisas de proteger, desde que o cálculos batam certo, comprimento máximo, etc
FLASH2000
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2009, 17:21

Mensagem por FLASH2000 »

Concordo com o oficial e agradeço a resposta.
No entanto a minha dúvida não é na protecção. A dúvida é se a coluna derivada pode passar do r/chão para a cave enquanto a coluna principal se desenvolve ao longo do edificio. O projecto é segundo o 740/74 e não encontro nada que o impeça no entanto... agradecia a vossa opinião.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Eu acho isso viável. É preciso que a EDP concorde. Só consultando-a.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Consulta a Secção 803 das regras técnicas que explica detalhadamente o que podes
ou não fazer.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”