Comando para estores.

filipeals
Curioso
Curioso
Registado: 03 fev 2008, 21:52

Re: Comando para estores.

Mensagem por filipeals »

Visto terem falado nos novos botoes de estor da efapel, eu tenho uma duvida e se alguem ma conseguir tirar agradecia. :)
-Tenho 1 vivenda de 2 pisos, os estores do 1ºpiso estao alimentados a partir do quadro do 1ºpiso e os estores do res do chao estão alimentados a partir do quadro do res do chao.
-Decidi mudar os botoes antigos pelos novos que sairam agora á pouco tempo (da marca efapel so nao sei o nome, mas são aqueles que "substituem" os reles)
-E consequentemente pus 1 botao geral no res do chao.
-Já passei + dois fios pelos botoes todos para fazer o geral.
A minhas duvidas são as seguintes:
-Posso pôr 1 botao geral para todos os estores, abre ou fecha ao mesmo tempo os estores do 1ºpiso e do res do chao, ou tenho de pôr 2 botoes gerais 1 ao lado do outro ( 1 para o res do chao e outro para o 1º piso)(visto terem 2 alimentações diferentes)
-Aonde é que vou buscar a alimentação para o botão geral, ao res do chao ou ao 1º piso???
ATENÇÂO:A instalação é trifásica.
Corrijam me se estiver errado mas eu so consigo ver 2 opçoes, ou ponho 1 alimentação para os estores todos ou então ponho 2 botoes gerais, Qual delas é que nao me vai trazer problemas com a Certiel???
Se alguem me puder ajudar agradecia :o)
carlosTSF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 abr 2009, 17:22

Mensagem por carlosTSF »

boas

Como referi a dias desenvolvi um circuito electronico para estores com pic
o sistema é composto com as placas para cada estor com 2 botoes de presão , 2 saidas a reles para o motor , e comunicão ( rs485) com uma placa principal que esta ligada ao pc onde coloco os estores que quero fechar ao abrir em manual ou autumatico , atraves do sensor de temperatura , vento , e com relgio horario .
Não posso colocar o esquema nem o codigo , visto que é um projecto que desenvolvi a nivel profissional ,
Posso é fazer uma versão mais simples só com a placa para cada estor , quando tiver um tempinho coloco o esquema mais o codigo para o pic . :) :)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

carlosTSF Escreveu:boas

Como referi a dias desenvolvi um circuito electronico para estores com pic
o sistema é composto com as placas para cada estor com 2 botoes de presão , 2 saidas a reles para o motor , e comunicão ( rs485) com uma placa principal que esta ligada ao pc onde coloco os estores que quero fechar ao abrir em manual ou autumatico , atraves do sensor de temperatura , vento , e com relgio horario .
Não posso colocar o esquema nem o codigo , visto que é um projecto que desenvolvi a nivel profissional ,
Posso é fazer uma versão mais simples só com a placa para cada estor , quando tiver um tempinho coloco o esquema mais o codigo para o pic . :) :)
Boas...
Já é uma ideia para o que pretendo criar também. No meu caso, vou tentar ao máximo fazer o controlo e automação através de micro controladores, para evitar ter um pc + sistemas a funcionar todo o dia, implicando consumos e desgaste de material(discos e etc).
Já instalei sistemas com plc, mas funcionavam de forma central, e o meu impasse era esse mesmo: se usava um sistema central ou algo distribuído.
Obrigado, já é uma ajuda. Talvez em breve também tenha algo do tipo a funcionar, mas para já estou a desenvolver controlo climático e iluminação.:)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Boa noite agradeço se alguêm sabe onde posso adequerir o modulo Becer UC42 Obrigade.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

CAOR Escreveu:Boa noite agradeço se alguêm sabe onde posso adequerir o modulo Becer UC42 Obrigade.
Boas
A marca correcta do módulo é Becker, e talvez por isso não tenha encontrado no Google.
Tem AQUI o site mãe com os representantes para a Europa, incluindo Portugal.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Obrigado pela dica "Patinhofeio!" afinal ainda existe alguêm que ajuda nas diversas situações!
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jan 2008, 14:05

Mensagem por jo1234 »

amigos...grande forum
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jo1234 »

tb gostava de saber, estou interessado nisso.
os meus estores vão de uma caixa 20x20, que deixei para o efeito, onde arranjo os relés, os interruptores são da legrand suno , para funcionarem tenho de deixar lá o dedo, obrigado
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

amigo jo1234 isto não funciona com interruptores da Suno, o sistema tem de ser da marca que meteu da aparelhage se foi legrand ou Efapel e geralmente são botões de pressão inversores (dois) um faz subir outro descer! e conforme os relés cada marca sua ligação e presudimento podem serem identicos.!^
Pode ver nos tópicos em curso qual ou aquilo que deseja!
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jo1234 »

muito obrigado, pela resposta, são botoes de pressao da legrand um abre e outro fecha, onde encontro os relais, mais uma vez obrigado
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Amigo de zona é?
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação