Rede de terras edifício de habitação colectiva
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Rede de terras edifício de habitação colectiva
Esta é uma questão que se calhar é um pouco básica mas cá vai:
Num edifício com 3 blocos, logo, com 3 quadros de colunas, quero colocar no projecto um anel de terras, devem ser ligados 3 condutores de terra a partir de cada quadro de colunas até ao anel de terras por intermédio de 3 ligadores amoviveis??
De notar que os q.colunas são alimentados a partir de um armário de distribuição localizado junto à fachada do edifício.
Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Num edifício com 3 blocos, logo, com 3 quadros de colunas, quero colocar no projecto um anel de terras, devem ser ligados 3 condutores de terra a partir de cada quadro de colunas até ao anel de terras por intermédio de 3 ligadores amoviveis??
De notar que os q.colunas são alimentados a partir de um armário de distribuição localizado junto à fachada do edifício.
Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Re: Rede de terras edifício de habitação colectiva
Sim. Se são 3 quadros de colunas, logos 3 ramais de energia, logo 3 redes de terra separadas.
Cumps
Carteiro
Cumps
Carteiro
- joaoosvaldo
- Team Apoio
mas pode ligar td ao anel certo?? não são separadas!!!carteiro Escreveu:Sim. Se são 3 quadros de colunas, logos 3 ramais de energia, logo 3 redes de terra separadas.
Cumps
Carteiro
Boas
Sim, cada edificio c/ o respectivo QColunas tem de ter um terminal de medição de terra independente, podendo esta estar ligada ao anel de terra.
Na minha prespectiva esta é sem duvida a melhor solução.
Cumprimentos
Sim, cada edificio c/ o respectivo QColunas tem de ter um terminal de medição de terra independente, podendo esta estar ligada ao anel de terra.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
ok tá percebido. tb sou da mesma opinião. obrigado.apb Escreveu:Boas
Cumprimentos
A questão é, se estou a entender, ligar ou não ligar as três redes de terras umas nas outras. Eu não ligava, porquê? Defacto irás melhorar a rede ao ligares umas às outras, mas por outro lado, quando fazes um edificio isolado, não vais ligar a rede de terras à rede de terras do outro edificio já implantado, e ainda mais, apesar de serem 3 edificios, estes devem ter juntas de dilatação e as suas estruturas nem devem estar ligadas umas às outras, isto se o anel ficar ligado à estrutura do edificio.
Resumindo, quando dizemos que as redes de terras devem ser independentes para não haver influência de umas noutras é por alguma razão, eu não ligaria, mas é uma opinião.
Cumps
Resumindo, quando dizemos que as redes de terras devem ser independentes para não haver influência de umas noutras é por alguma razão, eu não ligaria, mas é uma opinião.
Cumps
Viva, não me leve a mal, mas não consigo entender qual poderá ser o problema de existir um anel de terra para os três edificios em questão, mesmo pressupondo que existe interligação do anel às estruturas dos edificios. Se me poder indicar uma razão ou mais poderia ser mais esclarecedor.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Um dos problemas pode mesmo ser a medição da terra.
No caso de estarem interligadas cada vez que quiser medir tem de pedir autorização para entrar nos outros edifícios para seccionar o eléctrodo de terra das instalações.
Se os edifícios partilharem zonas comuns não vejo qual seja o problema, se tal não acontecer o melhor mesmo será fazer um anel de terras para cada edifício.
No caso de estarem interligadas cada vez que quiser medir tem de pedir autorização para entrar nos outros edifícios para seccionar o eléctrodo de terra das instalações.
Se os edifícios partilharem zonas comuns não vejo qual seja o problema, se tal não acontecer o melhor mesmo será fazer um anel de terras para cada edifício.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
neste caso não deve de haver qq problema visto que o edifício é o mesmo apenas tem três blocos habitacionais mas têm aréas comuns como por exemplo os estacionamentos que são comuns!!!amfys Escreveu:Um dos problemas pode mesmo ser a medição da terra.
P.S.: atenção que como alguém disse que por as terras não estarem ligadas umas às outras são distintas, mas isso não é bem verdade elas acabam smp por influenciar-se umas às outras, ou seja, não são electricamente distintas! embora esse conceito de distintas é o conceito teórico que muita gente usa mas ñ é verdadeiro!!!
Boas,
no que diz respeito à medição de terra não hà necessidade de interferir nos outros blocos, visto não haver interrupção da ligação de terra aos blocos cuja medição não é feita, desta forma não hà qualquer inconveniente de desligar o ligador amovivel para medir a terra do edificio que se pretende.
Quanto às terras distintas, tal como o joaoosvaldo diz, eu tambem partilho desta opnião não se consegue criar terras electricamente distintas, como tal a forma mais segura e correcta (na minha perspectiva) é criar uma terra unica com bons valores e interligar-las às instalações pretendidas. Se pensarmos caso haja uma corrente de defeito num dos edificios, se o anel de terra tiver valores correctos, não hà possibilidade de esta passar para os outros edificios e como a terra è comum aos outros não se vai criar DDP, anulando-se a possibilidade desta poder afectar os outros edificios.
Cumprimentos
no que diz respeito à medição de terra não hà necessidade de interferir nos outros blocos, visto não haver interrupção da ligação de terra aos blocos cuja medição não é feita, desta forma não hà qualquer inconveniente de desligar o ligador amovivel para medir a terra do edificio que se pretende.
Quanto às terras distintas, tal como o joaoosvaldo diz, eu tambem partilho desta opnião não se consegue criar terras electricamente distintas, como tal a forma mais segura e correcta (na minha perspectiva) é criar uma terra unica com bons valores e interligar-las às instalações pretendidas. Se pensarmos caso haja uma corrente de defeito num dos edificios, se o anel de terra tiver valores correctos, não hà possibilidade de esta passar para os outros edificios e como a terra è comum aos outros não se vai criar DDP, anulando-se a possibilidade desta poder afectar os outros edificios.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
A maneira correcta de medir a terra é isolar o eléctrodo de terra de todas as instalações à qual está ligado. Só assim terá um valor de terra fiável, razão pela qual terá sempre de desligar o eléctrodo de terra de todas as instalações à qual esteja ligado.apb Escreveu:Boas,
Cumprimentos
Um ano depois eis que o post é encontrado e ressuscitado.
Caros colegas eu recentemente coloquei uma questão semelhante, o que fazer num edifício alimentado por dois ramais distintos?
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 99&start=0
No caso de um edifício com lojas no rés-do-chão e habitação nos pisos superiores?
Na minha opinião faz sentido que seja criada uma Terra por cada ramal para garantir a máxima funcionalidade e segurança.
Que me dizem?
Abraço.
Caros colegas eu recentemente coloquei uma questão semelhante, o que fazer num edifício alimentado por dois ramais distintos?
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 99&start=0
No caso de um edifício com lojas no rés-do-chão e habitação nos pisos superiores?
Na minha opinião faz sentido que seja criada uma Terra por cada ramal para garantir a máxima funcionalidade e segurança.
Que me dizem?
Abraço.