Caros,
Faço curso técnico em eletrotécnica e meu professor passou um projeto de automação no qual não consigo achar uma solução. Queria que me ajudassem a montar o circuito de comando e de potência. A situação é a seguinte:
Existe uma esteira onde há uma caixa pressionando uma chave fim de curso(Inicial). Apertando uma botoeira, o motor da esteira começa a girar até atingir outra chave fim de curso (Final), e começa a contar um tempo de 5 minutos para depois inverter o sentido de rotação do motor, até atingir novamente a outra chave fim de curso (Inicial) . Isso se sucede durante mais uma vez, sendo que quando ela voltar para a posição inicial pela terceira vez, o circuito inteiro se desliga.
OBS: Dentre os materiais, podemos usar só contatores auxiliares, contatores, relés térmicos e temporizadores e as chaves fim de curso.
Espero que me ajudem.
Obrigado
[AJUDA] Projeto de Automação
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: [AJUDA] Projeto de Automação
bem, como já tive oportunidade de falar aqui, a ideia dos trabalhos é que dêm trabalho. Nunca te esqueças que a ferramenta internet está também disponivel para os teus professores... Há muitas histórias de universitarios que se tramaram com a internet...
Condeno tudo e todos que te facilitem a vida, entregando tudo de mão beijada. Além de te prejudicarem, porque não te irás desenvolver a nivel pessoal, cria um hábito mau em ti e não é justo para os teus colega que se esforçaram verdadeiramente. Estou a falar de experiencia própria, já que fui várias vezes prejudicado por coelgas manhosos.
Acabando a parte retórica e como ajuda verdadeira aqui vai:
Visto que não sabemos o que tu sabes de automatismos e não disseste onde eram as tuas dificuldades, proponho o seguinte:
Começa por fazeres o circuito de inversão de marcha clássico e coloca-o aqui, que iremos ajudar ao máximo a retirar todas as tuias duvidas um passo de cada vez.
Não esmoreças.
Condeno tudo e todos que te facilitem a vida, entregando tudo de mão beijada. Além de te prejudicarem, porque não te irás desenvolver a nivel pessoal, cria um hábito mau em ti e não é justo para os teus colega que se esforçaram verdadeiramente. Estou a falar de experiencia própria, já que fui várias vezes prejudicado por coelgas manhosos.
Acabando a parte retórica e como ajuda verdadeira aqui vai:
Visto que não sabemos o que tu sabes de automatismos e não disseste onde eram as tuas dificuldades, proponho o seguinte:
Começa por fazeres o circuito de inversão de marcha clássico e coloca-o aqui, que iremos ajudar ao máximo a retirar todas as tuias duvidas um passo de cada vez.
Não esmoreças.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.smufffe Escreveu:Caros,
Faço curso técnico em eletrotécnica e meu professor passou um projeto de automação no qual não consigo achar uma solução. ...
Se reparares, no post esta a solução para o que pretendes, mas como já o nelmindo escreveu, não deves ficar à espera que te façam o trabalho. A situação que ele referiu, já vi acontecer algumas vezes, os professores virem aos fóruns procurar os esquemas que os alunos apresentaram. Em alguns casos encontraram.(Resta saber o que aconteceu aos alunos)Apresentar um trabalho funcional e muito avançado é interessante, mas há alguns professores "marretas", que depois querem saber o que cada componente faz, para que serve e causas de avarias que eles possam fazer nos circuitos.(Num politécnico onde trabalhei, era prato do dia.Aparecia um esquema funcional, o prof desligava qualquer coisa e o aluno tinha de repor o funcionamento).Como vês, estamos a tentar ajudar para que não venhas a ter dissabores de futuro.
Na verdade, o que procuras, tu mesmo o sabes. Tenta seguir o teu raciocínio:
-Quando clicas na chave 1 liga o motor, e mantém-no ligado.(auto alimentação);
-Quando liga a chave 2 desliga o motor e faz contagem.(corta auto alimentação e liga temporizador)
-quando acaba contagem, liga motor sentido inverso e mantém(cópia de cima)
-quando clica na chave 1 volta a parar e repetir o ciclo.(cópia da linha 2)
A questão da paragem final, pode ser feita de 2 formas:
-Um temporizador a contar o tempo total dos 3 ciclos;
-com ajuda de um contador, que quando chegar a 3 faça parar os ciclos.
Agora, as ligações, arranja os esquemas do material, os diagrama de funções e temporizações dos temporizadores e depois faz experiências. Mesmo que demore tempo, vais aprender muito sobre o funcionamento de cada componente, e isso vai facilitar-te em circuitos futuros.
Faz também o circuito por fazes. Começa com o circuito de inversão do motor; Depois circuito de controlo.
Qualquer duvida, coloca aqui.
Abraço
PS: o termo "marreta" está aplicado aos professores em modo figurativo. Por mim, todos os professores deviam ser "marretas" nesta questão. Se assim fosse, os alunos saíam da escola a saber mesmo, e não a parecer que sabem.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
Boa Noite
podes utilizar o programa CADe_SIMU para fazer os circuitos e fazer a simulação de funcionamento.
o programa tem todos os componentes que precisas e é de facil utilização.
boa sorte.
podes utilizar o programa CADe_SIMU para fazer os circuitos e fazer a simulação de funcionamento.
o programa tem todos os componentes que precisas e é de facil utilização.
boa sorte.