Boas.
Tenho uma questão sobre um projecto que estou a fazer de um Edifício de Habitação Colectiva que é a seguinte:
Segundo as RTIEBT quando os quadros de colunas não são instalados na entrada normal do edifício, estes podem ficar instalados noutros locais das zonas comuns, desde que junto da entrada normal seja instalado um sistema de telecomando que permita o corte geral da instalação.
Logo, no caso desde projecto estou a colocar os quadros de colunas no piso do R/C que não corresponde ao piso de entrada normal de pessoas, visto o edifício ter andares semi-enterrados, mas coloquei este no R/C para maior facilidade de execução da coluna. De notar tb que o quadro de colunas é constituido pelas caixas de corte geral de barramento e de protecção de saídas.
A minha dúvida é como fazer o telecomando dos q.colunas para colocar a instalação fora de serviço?? já alguém fez isto?
Não sei se podia colocar um contactor na caixa de corte geral do q.colunas ligada a uma botoneira de disparo?? não sei se é possível colocar um contactor nestas caixas? bem não sei como fazer isto!!!
Agradecia a vossa ajuda. Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Telecomando dos Quadros de Colunas
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Telecomando dos Quadros de Colunas
Viva, podes associar uma bobine Mx ao corte geral do QColunas e alimentar uma botoneira de corte. Se procurares nos catálogos dos fabricantes vais encontrar cortes de amperagens consideraveis (125A, 160A,....) com possibilidade de agregar a bobine Mx ou se quiseres Mn.
Cumprimentos
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
a nível de desenho como é que represento o quadro de colunas com o corte associado a uma bobine Mx? alguém tem algum exemplo? Obrigado.apb Escreveu:Viva, podes associar uma bobine Mx ao corte geral do QColunas e alimentar uma botoneira de corte. Se procurares nos catálogos dos fabricantes vais encontrar cortes de amperagens consideraveis (125A, 160A,....) com possibilidade de agregar a bobine Mx ou se quiseres Mn.
Cumprimentos
P.S.: e pode-se instalar a bobine tendo em conta que o corte é um interruptor tetrapolar?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Boas, quanto ao esquema de representação se procurares no forum este já foi apresentado (não tenho nenhum que te possa enviar), no entanto apenas basta representar a bobine. Quanto ao corte geral este tem mesmo de ser tetrapolar e é neste que se coloca a bobine Mx.
Cumprimentos
Cumprimentos
Exmos Senhores,
Tenho uma dúvida em relação as bobines MX instaladas no corte geral do quadro colunas com alimentação directa do distribuidor. Se a betoneira tiver dupla sinalização é exigido alimentação da sinalização e da bobine tem que ser feita a partir dos terminais de entrada do corte geral. Gostaria de saber do ponto de vista legal se é permitido está energia não ser contabilizada.
Cumprimentos
Nuno
Tenho uma dúvida em relação as bobines MX instaladas no corte geral do quadro colunas com alimentação directa do distribuidor. Se a betoneira tiver dupla sinalização é exigido alimentação da sinalização e da bobine tem que ser feita a partir dos terminais de entrada do corte geral. Gostaria de saber do ponto de vista legal se é permitido está energia não ser contabilizada.
Cumprimentos
Nuno
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Realmente é uma boa questãonmna Escreveu:Exmos Senhores,
Cumprimentos
Nuno

Mas de qualquer das formas a legalidade disto é questionável mas também que é obrigatório pelas RTIEBT não há dúvida!!!