como ligar vavula de zona

Responder
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Been thanked: 3 times

como ligar vavula de zona

Mensagem por papi53 »

oi queria ligar ua vavula de zona em que a peioridade era pra a.q.s mas tb tenho aquecimento (radiadores) quando o TA liga-se a vavula acionava para A.Q mas tb tenho um termostato T.I que me vai acionar a vavula para A.Q.S , a minha duvida é lgar isso tudo danto perioridade as A.Q.S so depois de o deposito estar satisfeito é que manda para o A.Q . , alguem tem um esquema ou coisa parecida agradecia.
papi53
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: como ligar vavula de zona

Mensagem por Duzia12 »

O quê? Alô!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Sim, também não percebi a dúvida.
Experimente usar uma linguagem mais cuidada, evite o vacabulario "sms".
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

papi53 Escreveu:oi queria ligar ua vavula de zona em que a peioridade era pra a.q.s mas tb tenho aquecimento (radiadores) quando o TA liga-se a vavula acionava para A.Q mas tb tenho um termostato T.I que me vai acionar a vavula para A.Q.S , a minha duvida é lgar isso tudo danto perioridade as A.Q.S so depois de o deposito estar satisfeito é que manda para o A.Q . , alguem tem um esquema ou coisa parecida agradecia.
Boas..
Como foi dito, quando quiser escrever como escreveu, anexe um esquema ou uma legenda para que possamos TODOS perceber da mesma forma.
Eu percebi assim:
A.Q.S = Agua quente sanitária
A.Q = Aquecimento central
T.I. = Termostato aguas sanitárias
T.A = termostato aquecimento central.

É isto?
Se for, para dar prioridade ao aquecimento das aguas sanitárias, deve ligar a alimentação do contacto do termostato de aquecimento ao contacto normalmente aberto do termostato de aguas sanitárias. Desta forma, sempre que for necessário aquecer águas sanitárias, o aquecimento central é cortado e apenas aquecem as aguas sanitárias; Após o termostato das águas sanitárias desligar, comuta para o termostato do aquecimento central, e se for necessário, este manda abrir a válvula de aquecimento central.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

ok pesso desculpa pela escrita , o patinhofeio disse tudo mas em vez de dar perioridade ao aquecimento central , é para as aguas quentes sanitarias .

é isto que me tas á explicar patinhofeio ?, em termos de ligações ao relé, isto tudo depois vai ser comandado por uma caldeira de peletes (madeira prensada) da roca
Anexos
vavula de zona.bmp
vavula de zona.bmp (792.83 KiB) Visto 1154 vezes
papi53
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas...
No meu post, não troquei.. O que referi, é mesmo para dar prioridade ao aquecimento de aguas sanitárias.
Se bem percebi o seu esquema, as valvulas funcionam em paralelo e sem prioridade. Para que haja prioridade, tem da forma que deixo.
Não sei bem que tipo de valvula tem. Se for 2 bobines, é como está no esquema.
Abraço
prioridade.png
prioridade.png (4.03 KiB) Visto 1145 vezes
PS: os simbulos não são de termostato, pois o programa não os tem. Tem os contactos inversores e dá para perceber.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Não é costume montar válvula de 4 vias? Do tipo, sempre com passagem numa via.
Creio que vi algo deste tipo, quando das propostas do meu aquecimento central.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

Se mesmo que o termóstato ambiente pedir aquecimento, mas se o termóstato do depósito pedir tb para aquecer a água á válvula vai abrir para águas quentes sanitárias.
a prioridade é para aguas quentes sanitárias só quando as aguas quentes estiverem satisfeitas e se o aquecimento pedir é que vai para o aquecimento , agora é ligar o T.I(termóstato aquecimento) + o T.A( termóstato ambiente ) + caldeira roca (Caldeiras de fundição. Pellets e carvão. P 30 PELLETS)+ válvula de zona . O T.I e o T.A é que vão comandar a caldeira a caldeira por sua vez é que vai dar ordem a válvula ou vai abrir para aquecimento ou para águas quentes sanitárias. Desculpa tar sempre a chatear com isto mas serve para mim como pode ajudar outros membros.
papi53
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas...
Para o que pretende, já é mais complexo o circuito.
Já uma altura fiz um quadro de automação idêntico. As prioridades eram 2 lareiras, caldeira a lenha, caldeira a gasóleo.
Para consumo, fazia aquecimento de aguas sanitárias, e em falta, ligava eléctrico. Após aguas satisfeitas comutava para aquecimento central. Essa automação tinha alguns termostatos, bombas de circulação, temporizadores e etc.
Por certo, para o seu caso, só mesmo com um diagrama de tubagens se consegue avançar um esquema funcional para o que se pretende.
Abraço
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

vou fazelo amanha logo o ponho aqui
papi53
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

aqui esta o esquema da tubagem que esta feito, esta o sitio do T.I do T.A da vavula de zona e da caldeira , precebes o que esta ai feito ???
Anexos
digitalizar0002.jpg
(944.05 KiB) Transferido 97 vezes
papi53
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
Aqui ficam dois novos esquemas. Têm as duas opções de válvula de 3 vias.
O esquema A é para válvulas motorizadas que precisam de sinal de abertura e sinal para fecho.
O esquema B é para válvulas permanentemente alimentadas, que abrem ou não com a presença ou ausência de L1.
Nos 2 circuitos está contemplada a ligação de arranque para a caldeira, através de contacto seco(livre de tensão).
Considerei os contactos NC dos termostatos estando em aquecimento, abrindo o contacto quando chegar à temperatura.
Se o sinal de arranque da caldeira não for necessário, o RL1 pode ser removido, ligando o fio que alimentava o relé directamente à válvula.
TA é o termostato do aquecimento central, e TI o termostato do aquecimento de águas sanitárias.
Abraço
prioridade.png
prioridade.png (5.31 KiB) Visto 1072 vezes
PS: No circuito A, L2 é o contacto que faz a válvula abrir para as águas quentes sanitárias.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”