Alternancia - URGENTE
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: Alternancia - URGENTE
Boas...
jodsbrum, o esquema que colocou, o que faz é arrancar sempre com as 2 bombas em simultâneo, até que falte a água numa delas, ou até que o pressostato desligue.
Para essa função, é mais simples ainda. Basta fazer a remoção do relé de alternância, da forma que alterei. Cada bomba tem a sua protecção de falta de agua, e se ligarem as 2 em simultâneo apenas é precisa esta alteração.
Mas será que a tubagem ou a corrente eléctrica suportam as 2 bombas a funcionar em simultâneo? Pode não suportar.
Abraço
jodsbrum, o esquema que colocou, o que faz é arrancar sempre com as 2 bombas em simultâneo, até que falte a água numa delas, ou até que o pressostato desligue.
Para essa função, é mais simples ainda. Basta fazer a remoção do relé de alternância, da forma que alterei. Cada bomba tem a sua protecção de falta de agua, e se ligarem as 2 em simultâneo apenas é precisa esta alteração.
Mas será que a tubagem ou a corrente eléctrica suportam as 2 bombas a funcionar em simultâneo? Pode não suportar.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Ó amigo patinho feio, desculpe lá mas você deve estar a ver mal o esquema, quanto às 2 bombas ficarem ligadas não sei como, pois a segunda bomba só entra ao serviço quando o nível da água do furo atingir o mínimo e a primeira desliga e tudo isto através do relé KA2 .
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...jodsbrum Escreveu:Ó amigo patinho feio, desculpe lá mas você deve estar a ver mal o esquema, quanto às 2 bombas ficarem ligadas não sei como, pois a segunda bomba só entra ao serviço quando o nível da água do furo atingir o mínimo e a primeira desliga e tudo isto através do relé KA2 .
Na verdade interpretei mal o crcuito, mas mesmo assim tem um bug.
A ideia provavelmente é fazer alternancia das bombas(seja para poupar ambas ou para usar a agua das duas fontes). Da forma como o esquema esta alterado, apenas funciona o furo, e só em falta desse é que entra o poço. Na verdade é uma solução, só não sei se é a pretendida.
PS: para isso, até podia ser feito com um contacto normalmente fexado de km1 para fechar o contacto ka2, e evitava-se assim o relé. Mas la esta, assim não ha alternancia.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
-
- Velha Guarda
Tem toda a razão patinhofeio, mas se reparar no diálogo que temos tido, eu pelo menos fiquei com a ideia de que era assim que o RUBENSS queria, ficar a bomba do furo como bomba principal e por falta desta, ou falta de água no furo, arrancava a bomba do poço, mas se assim não for ele que diga.
-
- Curioso
- Registado: 09 fev 2009, 11:49
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 3 times
Olá a todos
ainda n tive a aportunidade de fazer as alterações
no enatnto e de modo a simplificar a coisa peço para que vejam esta possibilidade:
"xantar" o 5 e 6 do relé de alternãncia e colocar no 6 - 7 o sinal de reforço vindo das sondas, assim quando faltasse água entraria a outra bomba "reforço"
ainda n tive a aportunidade de fazer as alterações
no enatnto e de modo a simplificar a coisa peço para que vejam esta possibilidade:
"xantar" o 5 e 6 do relé de alternãncia e colocar no 6 - 7 o sinal de reforço vindo das sondas, assim quando faltasse água entraria a outra bomba "reforço"
- Anexos
-
- Esquema3.JPG
- (153.16 KiB) Transferido 69 vezes
-
- Velha Guarda
RUBENSS agradecia que explicasses bem o que queres, porque se queres a bomba do furo como principal e só a do poço arranca por falta de água no furo ou queres que arranque a do furo e depois arrancas a do poço para reforçar o caudal?
É que se queres a primeira opção o esquema que enviei funciona se queres a segunda temos de ver isso com calma, mas tens de explicar o queres.
É que se queres a primeira opção o esquema que enviei funciona se queres a segunda temos de ver isso com calma, mas tens de explicar o queres.
-
- Curioso
quero que uma delas trabalhe e quando faltar algaua ligue a outra
vi o seu esquema e me parece correcto, apenas n tenho é muit espaço, e n queria ter de adicionar mais material
vi o seu esquema e me parece correcto, apenas n tenho é muit espaço, e n queria ter de adicionar mais material
-
- Velha Guarda
Em primeiro lugar não vais ter problemas de espaço, uma vez que tiras o relé de alternancia, mas mesmo assim se quiseres em vez de utilizares o relé KA2 podes utilizar um contacto auxiliar do contactor da bomba do furo, uma vez que ela pare o contacto fecha e arranca a bomba do poço.
-
- Velha Guarda
Ao shuntar o 6 e o 7 vais é ligar as duas bombas o que dará é um reforço de caudal, mas sendo shuntado através do nivel do furo irias desligar a bomba do furo, talvez funcionasse mas não deicha de ser muito confuso.
-
- Curioso
ora, ai está uma solução simples, agora só espero que funcione qdo implementar
- Anexos
-
- Quadro.JPG
- (279.75 KiB) Transferido 47 vezes
-
- Curioso
axo que o anterior n resolvia, mas e este?
- Anexos
-
- Quadro3.JPG
- (284.47 KiB) Transferido 36 vezes
-
- Curioso
boas
5* tudo a funcionar como previsto
15 anos sem ver esse tipo de materiais e agora custou um pouco a entrar no sistema, mas graça a ajuda do pessoal ficou a funcionar e tb ja estou elucidado sobre o funcionamento das coisas.
Mais uma vez obrigado.
5* tudo a funcionar como previsto
15 anos sem ver esse tipo de materiais e agora custou um pouco a entrar no sistema, mas graça a ajuda do pessoal ficou a funcionar e tb ja estou elucidado sobre o funcionamento das coisas.
Mais uma vez obrigado.