Tensão de 20V entre neutro e terra!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Tensão de 20V entre neutro e terra!!!
Numa instalação industrial com muitas máq. trifásicas está a suceder o seguinte:
Quando uma das máquinas é ligada (é a de maior potência da instalação) é detectado uma tensão entre o neutro e a terra de 20V!!! E no arranque desta máquina já foram danificados circuitos electrónicos de outras máquinas o que julgo que será devido a essa tensão entre o neutro e terra!!??
A minha questão é a seguinte qual poderá ser a razão para tal acontecer??
De notar que a máq. de que estou a falar é alimentada em triângulo (sem neutro) e no local onde foi instalada a máquina foi criada uma terra de protecção.
P.S.: A instalação de que estou a falar é um gráfica (impressão de jornais diários).
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Quando uma das máquinas é ligada (é a de maior potência da instalação) é detectado uma tensão entre o neutro e a terra de 20V!!! E no arranque desta máquina já foram danificados circuitos electrónicos de outras máquinas o que julgo que será devido a essa tensão entre o neutro e terra!!??
A minha questão é a seguinte qual poderá ser a razão para tal acontecer??
De notar que a máq. de que estou a falar é alimentada em triângulo (sem neutro) e no local onde foi instalada a máquina foi criada uma terra de protecção.
P.S.: A instalação de que estou a falar é um gráfica (impressão de jornais diários).
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: Tensão de 20V entre neutro e terra!!!
20 Volts entre neutro e terra queima tudo que é electrónica, o maximo dos maximos 5 Volts.
Relativamente ao que pode ser, diga-me uma coisa o quadro que alimenta já tem terra certo!hora temos 2 terras diferentes!pode ser muito bem disso!
Ou então para tirar as duvidas 1 desligar esse terra da máquina, depois medir, se continuar com esses problema é desligar os terras todos e ir pondo um por um e medir em simultânio e ver qual a linha que traz o problema, depois é ver qual é o problema. Mas eu duvido desse terra, terras diferentes na mesma instalação causa desfazamento entre eles.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Relativamente ao que pode ser, diga-me uma coisa o quadro que alimenta já tem terra certo!hora temos 2 terras diferentes!pode ser muito bem disso!
Ou então para tirar as duvidas 1 desligar esse terra da máquina, depois medir, se continuar com esses problema é desligar os terras todos e ir pondo um por um e medir em simultânio e ver qual a linha que traz o problema, depois é ver qual é o problema. Mas eu duvido desse terra, terras diferentes na mesma instalação causa desfazamento entre eles.
Pedro Mendes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "joaoosvaldo"
E conseguiste medir quantos Amp?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- joaoosvaldo
- Team Apoio
não medi a correnteMário Escreveu:Boas "joaoosvaldo"
Cump.
Mário

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois o que fizemos foi interligar as duas terras mas ainda não sei o resultado. Vamos a ver se resolve o problema!!! depois digo qq coisa.pedro_mendes Escreveu:20 Volts entre neutro e terra queima tudo que é electrónica, o maximo dos maximos 5 Volts.
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
É a primeira vez que participo, sou aluno de eng.electrotécnica.
espero ajudar, qual o seu esquema de protecção? pode derivar dai.
cumprimentos
Nuno Gonçalves
espero ajudar, qual o seu esquema de protecção? pode derivar dai.
cumprimentos
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Em breve vamos reforçar a rede de terra. Veremos se resolve o problema.
Cumps,
Bruno
Em breve vamos reforçar a rede de terra. Veremos se resolve o problema.
Cumps,
Bruno
ruisantos Escreveu:e novidades?nao ah?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 jan 2010, 22:33
boas
temos k ver aqui uma situação, a k distancia está a terra de proteção da maquina da terra da instalação? tem k estar pelo menos a 20m
comprimentos
temos k ver aqui uma situação, a k distancia está a terra de proteção da maquina da terra da instalação? tem k estar pelo menos a 20m
comprimentos
Esse problema de que fala deve-se ao motor não se encontrar em boas condições de funcionamento, o motor apresenta um ponto quente no seu circuito magnético. Por outras palavras, apresenta uma degradação de isolamento!! A qual origina passagens de correntes à carcaça do motor e por sua vez uma passagem à terra. O aconselhamento é retirar o motor de serviço e verificar o estado do motor ( circuito eléctrico e magnético do estator)xalassa Escreveu:boas
comprimentos
Olá!
Concordo com o que diz o Visa, os motores têm grandes fugas de corrente pela sua carcaça devido ao seu campo magnético e se houver deficiências no isolamento da sua bobinagem as fugas de corrente sobem para níveis preocupantes, como acontece quando da existência de humidade no interior do motor.
Cumprimentos,
JSousa
Concordo com o que diz o Visa, os motores têm grandes fugas de corrente pela sua carcaça devido ao seu campo magnético e se houver deficiências no isolamento da sua bobinagem as fugas de corrente sobem para níveis preocupantes, como acontece quando da existência de humidade no interior do motor.
Cumprimentos,
JSousa
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Isto acontece porque existe alguma resitência no condutor de neutro, e como estamos com algumas cargas e o sistema não é equilibrado o neutro desvia-se do zero, por isso aconselho o reaperto de todas as ligações da instalação, tambem pode ser do posto de transformação em que a terra de serviço pode ter alguma resistência. O facto de se queimar alguns equipamentos é porque as tensões de fase vão alterar o seu valor, originando tensões simples muito superiores a 230 V. Isso nada tem a haver com as terras de protecção.
cumprimentos
cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
A minha experiência em situações semelhantes revelou que que tal situação se deve mau funcionamento do motor. E após a reparação tal situação já não se verifica.LinceS@T Escreveu:Isto acontece porque existe alguma resitência no condutor de neutro, e como estamos com algumas cargas e o sistema não é equilibrado o neutro desvia-se do zero, por isso aconselho o reaperto de todas as ligações da instalação, tambem pode ser do posto de transformação em que a terra de serviço pode ter alguma resistência. O facto de se queimar alguns equipamentos é porque as tensões de fase vão alterar o seu valor, originando tensões simples muito superiores a 230 V. Isso nada tem a haver com as terras de protecção.
cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
como é que sabem que o que se desviou dos zero V foi o neutro?
Porque é que não poderá ser a terra?
Já mediram as tensões entre fase-terra (nas tres fases)? Os valores são iguais?
ohmico
como é que sabem que o que se desviou dos zero V foi o neutro?
Porque é que não poderá ser a terra?
Já mediram as tensões entre fase-terra (nas tres fases)? Os valores são iguais?
ohmico