Disjuntor e Fio de Terra

mano2121
Curioso
Curioso
Registado: 09 set 2009, 08:56

Re: Disjuntor e Fio de Terra

Mensagem por mano2121 »

Relativamente à sobretensão, se houver um relâmpago a incidir nos cabos eléctricos da rua, não podemos fazer praticamente nada relativamente aos estragos materiais, mas em relação à descarga no ser humano podemos trava-la unicamente com o uso do fio de terra não é?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

mano2121 Escreveu:Aqueles contactos metálicos em cima e em baixo são ligados ao fio de terra. Então, o que é aquele buraco na parte da frente?
vê este tópico já aberto sobre isso
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +norma+cee
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

mano2121 Escreveu:Relativamente à sobretensão, se houver um relâmpago a incidir nos cabos eléctricos da rua, não podemos fazer praticamente nada relativamente aos estragos materiais, mas em relação à descarga no ser humano podemos trava-la unicamente com o uso do fio de terra não é?
Meus Deus que confusão aí vai.
Tens que perceber que o fio de tera não protege nada, ele é apenas um constituinte da instalação. É claro que ele se não existir, nao há protecção, mas não é ele que irá desempenhar a função pricipal de nos proteger.
mano2121
Curioso
Curioso
Registado: 09 set 2009, 08:56

Mensagem por mano2121 »

Bom, é assim, eu tenho o meu computador ligado aqui à tomada, só que não tem fio de terra.

Por favor, me digam concretamente se vale ou não a pena instalar fio de terra e porquê.

Desculpem lá!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Queres proteger o teu investimento, sim deves meter fio terra e um supressor de picos (descarregador de sobretensões), daqueles de meter nas tomadas. Ele para funcionar (completar a proteção) precisa de terra...
Queres proteger as pessoa contra contactos indirectos, sim. Mas também não adianta nada se não tiveres uma rede de terra e um interruptor diferencial no quadro.
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Mensagem por kartilos »

mano2121 Escreveu:Bom, é assim, eu tenho o meu computador ligado aqui à tomada, só que não tem fio de terra.

Por favor, me digam concretamente se vale ou não a pena instalar fio de terra e porquê.

Desculpem lá!
Vale sempre a pena, o fio terra é para proteger as pessoas!!!
Para te proteger!!!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”