Inscrição Projectista ITED

Responder
freakk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 out 2008, 09:51

Inscrição Projectista ITED

Mensagem por freakk »

Bom dia,

Pretendo frequentar as seguintes formações na Cinel:

ITED - Técnico de Projecto
Objectivos:
Formação Modular Certificada

- Elaboração de projecto de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - 50 horas
- Competências informáticas de base - 25 horas
(estes 2 módulos juntamente com os 4 módulos de Técnico de Instalação e Conservação são reconhecidos pela ANACOM para o pedido da carteira de ITED – Projectista)

ITED - Técnico de Instalação e Conservação
Objectivos:

- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - interpretação de projectos - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - instalação de redes de tubagens - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - instalação de redes de cabos - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios – orçamentação - 25 horas

(estes 4 módulos são reconhecidos pela ANACOM para o pedido da carteira de ITED – Instalação e conservação)

Penso que após frequentar estas formações posso pedir a carteira de Projectista ITED.

Quais são as condições de acesso para me inscrever na ANACOM e pedir a carteira de Projectista ITED?

A minha formação actual é de Técnico de Electricidade e Manutenção Nível III e neste momento trabalho na área de Projectos Eléctricos.

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos
Onibla
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 00:51

Re: Inscrição Projectista ITED

Mensagem por Onibla »

freakk Escreveu:Bom dia,

Pretendo frequentar as seguintes formações na Cinel:

ITED - Técnico de Projecto
Objectivos:

- Elaboração de projecto de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - 50 horas
- Competências informáticas de base - 25 horas
(estes 2 módulos juntamente com os 4 módulos de Técnico de Instalação e Conservação são reconhecidos pela ANACOM para o pedido da carteira de ITED – Projectista)

ITED - Técnico de Instalação e Conservação
Objectivos:

- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - interpretação de projectos - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - instalação de redes de tubagens - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios - instalação de redes de cabos - 25 horas
- Instalação e conservação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios – orçamentação - 25 horas

(estes 4 módulos são reconhecidos pela ANACOM para o pedido da carteira de ITED – Instalação e conservação)

Penso que após frequentar estas formações posso pedir a carteira de Projectista ITED.

Quais são as condições de acesso para me inscrever na ANACOM e pedir a carteira de Projectista ITED?

A minha formação actual é de Técnico de Electricidade e Manutenção Nível III e neste momento trabalho na área de Projectos Eléctricos.

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos
Boa tarde,

tens de estar inscrito na DGE como electricista.

Cumprimentos
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

freakk Escreveu:Quais são as condições de acesso para me inscrever na ANACOM e pedir a carteira de Projectista ITED?
Agora tens de estar na Ordem ou na ANET para te poderes inscrever como projectista.
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Vê o art. 67 do Dec. Lei 123/2009. A partir da entrada em vigor desse diploma (22 de Maio de 2009), só quem estiver inscrito na OE ou ANET é que pode ser projectista ITED. No dec. lei 59/2000, que este revogou, é que era prevista essa possibilidade.

Quem estava inscrito continua inscrito.

A OE está a reconhecer automáticamente como projectista ITED os Eng. Electrotécnicos que estavam inscritos na ANACOM. Quem ainda não estava, tem de comprovar que tem formação e ou experiência adequada para ser reconhecido como tal, e lhe ser passada a respectiva declaração.

Na ANET não sei como se estão a passar as coisas.

ATENÇÃO: a maior parte das informações que a ANACOM disponibiliza sobre o ITED, nomeadamente as FAQ, estão completamente desactualizadas :shock: E são estes senhores que gerem as Comunicações Nacionais... Se nem o site deles conseguem ter actualizado... :roll:
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

A OE está a reconhecer automáticamente como projectista ITED os Eng. Electrotécnicos que estavam inscritos na ANACOM.
nao percebi esta..
A ordem está a reconhecer como projectista ITED?
ou a ordem está a reconhecer como engenheiros, os licenciados e projectistas ITED?
Eng. de electrónica e telecomunicações
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

carlos_cfr7 Escreveu:
A OE está a reconhecer automáticamente como projectista ITED os Eng. Electrotécnicos que estavam inscritos na ANACOM.
nao percebi esta..
A ordem está a reconhecer como projectista ITED?
ou a ordem está a reconhecer como engenheiros, os licenciados e projectistas ITED?
não percebi como não conseguiste perceber... :wink:

é claramente "a OE está a reconhecer como projectistas ITED"
Learning is the goal!!
vihupi
Curioso
Curioso
Registado: 12 ago 2009, 10:44

Mensagem por vihupi »

gemini Escreveu:não conseguiste perceber... :wink:

Pelo que percebi a ordem está a reconhecer os inscritos como projectistas de ITED, certo?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Mas eu conheço electricistas que estão a fazer formação de projectista ITED pelo IEFP, se passarem no curso ja não se podem inscrever na ANACOM como projectistas ITED??
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

vihupi Escreveu:
gemini Escreveu:não percebi como não conseguiste perceber... :wink:

Pelo que percebi a ordem está a reconhecer os inscritos como projectistas de ITED, certo?
Engraçado... reparei agora que fizeste QUOTE ao meu post, mas apagaste parte do mesmo!
Qual foi o motivo?

Respondendo á pergunta, repito que "a OE está a reconhecer como projectistas ITED".
Portanto, a resposta á questão é "certo", caso "os inscritos" na OE também estejam/estivessem inscritos na ANACOM.
Última edição por gemini em 15 set 2009, 13:54, editado 1 vez no total.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Varejo Escreveu:Mas eu conheço electricistas que estão a fazer formação de projectista ITED pelo IEFP, se passarem no curso ja não se podem inscrever na ANACOM como projectistas ITED??
Aí está uma questão boa para se colocar à ANACOM!
Learning is the goal!!
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

Tentando ser mais claro, e apenas no que respeita à OE, pelas informações que me deram:

1-Engenheiros Electrotécnicos de qualquer ramo do curso, que já estavam inscritos na ANACOM: A OE reconhece automáticamente como aptos a serem projectistas ITED e passa a declaração referida no Dec.Lei 123, caso solicitada.

2-Engenheiro Electrotécnico de ramo do curso considerado adequado (não me perguntem quais são): A OE reconhece automáticamente como projectista ITED e passa a declaração.

3- Engenheiro Electrotécnico de ramo do curso não considerado adequado, mas que possua experiência ou formação adicional na área: A OE pode reconhecer como projectista.

4- Engenheiro Electrotécnico de ramo considerado não adequado e sem experiência ou formação da área: A OE só reconhece como projectista após frequência de formação adequada, a promover pela Ordem ou outra entidade. Ou então após ganhar experiência na área, por exemplo através da integração em equipa de projecto.

5 - Licenciado pré-bolonha ou mestre pós bolonha - primeiro tem de ser admitido na Ordem.

Na ANET não sei como se passa, mas o provável é que o procedimento para os Engenheiros Técnicos seja similar. seja similar.
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

Quanto aos técnicos com formação em ITED, apenas podem ser projectistas os que já estavam inscritos na ANACOM quando entrou em vigor o Dec-Lei 123/2009 (Ver em baixo o art. 67). A partir dessa data não se encontra prevista a sua inscrição. Por isso estranho que continuem a existir cursos onde se afirma que servem para a inscrição na Anacom como projectista.

O melhor é confirmar com a Anacom.

Do dec.-lei 123/2009 de 21 de Março (os sublinhados são meus):

"Artigo 67.º

Qualificação do projectista ITED

1 — Podem ser projectistas ITED:
a) Os engenheiros electrotécnicos e os engenheiros
técnicos
com a especialidade de electrotecnia inscritos
em associações públicas de natureza profissional que os
considerem habilitados para o efeito
;

b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade
e energia e de electrónica e automação, e os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED,
com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, que se encontrem
inscritos no ICP -ANACOM como projectistas ITED na
data de entrada em vigor do presente decreto -lei;

c) As pessoas colectivas que tenham pelo menos a
colaboração de um engenheiro electrotécnico ou de um
engenheiro técnico com a especialidade de electrotecnia
inscritos em associações públicas de natureza profissional
que os considerem habilitados para o efeito."
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

Varejo Escreveu:Mas eu conheço electricistas que estão a fazer formação de projectista ITED pelo IEFP, se passarem no curso ja não se podem inscrever na ANACOM como projectistas ITED??
Pois assim parece... Os que já estavam inscritos, não os conseguiram banir, mas os novos apenas se poderão inscrever como instaladores...

Aliás, no art. 77, apenas falam em renovação, não em inscrição. Da maneira que está escrito, até dá ideia que substituiram a palavra inscrição por renovação ou apenas a apagaram:

"Artigo 77.º
Formação habilitante de projectista e instaladores ITED
1 — A formação habilitante para efeitos de renovação
como projectista e instalador ITED no ICP -ANACOM,
nos termos dos artigos 67.º e 74.º, é ministrada por entidades
formadoras do Sistema Nacional de Qualificações,
nos termos do artigo 16.º do Decreto -Lei n.º 396/2007,
de 31 de Dezembro, ou por outras entidades formadoras
designadas pelo ICP -ANACOM."

O futuros electricistas, os que ainda não trabalhavam na área ou que ainda não estavam inscritos e os certificadores foram, a meu ver, quem ficou pior com a saída deste decreto-lei.

Apesar de, como Engenheiro, acabar por sair beneficiado, em teoria, com a saída deste decreto-lei, não tenho nada a opor que os electricistas façam projecto,, desde que de obras e infraestruturas que estejam ao alcance dos conhecimentos, experiência e formação de cada um.

Até porque a concorrência desleal que anda por aí parte, maioritáriamente, de meia-dúzia de colegas e Eng. técnicos que, por terem empregos onde lhes sobra tempo, fazem uns biscates nesta área no tempo do patrão e com os meios deste, apenas para complementar o ordenado, não vivendo disto, ou de outros a quem a qualidade dos projectos ou responsabilidades que assumem pouco interessa.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

O que é certo é que estão a terminar a formação de projectistas e ainda ninguém lhes disse (se passarem) que não se podem inscrever na ANACOM!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

Ainda um dia destes me mostraram um anúncio a um curso desses que está (ou estava) para começar agora. Uns quantos módulos para poder fazer inscrição como instalador ( o que está previsto no dec.-lei) e mais uns tantos para a inscrição como projectista.

Ou alguém anda a enfiar o barrete ao pessoal, ou desconhece a realidade, ou houve alguma alteração que eu desconheço...

Ainda por cima com o site da Anacom todo baralhado, com informação actualizada e desactualizada à mistura... Até ainda lá aparece o que fazer para fazer a inscrição como certificador!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”