Potência contratada para Moradia Unifamiliar
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Potência contratada para Moradia Unifamiliar
Caros amigos, boa noite:
Estou a tentar estimar a Potência a Contratar numa Moradia Unifamiliar com uma área de 355 m2.
Efectuei os cálculos com base nas áreas dos compartimentos, para os vários circuítos, que são os seguintes:
- Iluminação e tomadas de uso geral: 355 m2 x 25 VA/m2 = 8875 VA;
- Máquina de lavar: 3300 VA;
- Cozinha eléctrica: 300 VA;
- Aquecimento de Água eléctrico: 1500 VA.
Estes valores perfazem 13975 VA (13,975 KVA), o que me fará inclinar para a Pot~encia Contratada de 17,25 KVA.
O que acham deste cálculo? Deverei considerar algum factor de simultaneadade? É que nem sequer considerei a existência de Climatização ambiente eléctrica, que implicaria um acréscimo da seguinte potência: 355m2 x 80 VA/m2= 28400 VA.
Se me podessem dar a vossa opinião.
Bom fim de semana.
Estou a tentar estimar a Potência a Contratar numa Moradia Unifamiliar com uma área de 355 m2.
Efectuei os cálculos com base nas áreas dos compartimentos, para os vários circuítos, que são os seguintes:
Estes valores perfazem 13975 VA (13,975 KVA), o que me fará inclinar para a Pot~encia Contratada de 17,25 KVA.
O que acham deste cálculo? Deverei considerar algum factor de simultaneadade? É que nem sequer considerei a existência de Climatização ambiente eléctrica, que implicaria um acréscimo da seguinte potência: 355m2 x 80 VA/m2= 28400 VA.
Bom fim de semana.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Re: Potência contratada para Moradia Unifamiliar
Viva
Aleitura deste documento poderá ajudar.
- Anexos
-
- Guia do projectista.pdf
- (169.94 KiB) Transferido 301 vezes
-
- Velha Guarda
Muito obrigadoecastro Escreveu:Viva

Estou a analisar o documento que me enviou e reparo que, para o caso de uma moradia T4 com 150 m2 é recomendado uma Potência de 17,25 kVA. Não será demasiado?
Abraço e obrigado pela ajuda.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Se conseguires que ponham 13,8 Kva em mono deve de chegar, mas se não derem, é melhor ir para os 20,7 Kva trifásicos.
Mas a instalação está certificada para quantos Kva?
Cump.
Mário
Se conseguires que ponham 13,8 Kva em mono deve de chegar, mas se não derem, é melhor ir para os 20,7 Kva trifásicos.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Não percebi a perguntaMário Escreveu:Boas
Mário

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas Electro 99
A instalação já está feita, correcto? Já foi certificada, correcto? Agora estás para contratar a potencia, à "EDP" é isto, ou estás na fase de projecto? é que se estás na fase de projecto, é claro que não houve certificação. Tenta saber se aonde vai ligar o ramal tem a potencia que queres.
Cump.
Mário
A instalação já está feita, correcto? Já foi certificada, correcto? Agora estás para contratar a potencia, à "EDP" é isto, ou estás na fase de projecto? é que se estás na fase de projecto, é claro que não houve certificação. Tenta saber se aonde vai ligar o ramal tem a potencia que queres.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Olá Mário, bom dia.Mário Escreveu:Boas Electro 99
Cump.
Mário
A instalação ainda está em fase de projecto. Estou a estimar a Potência, em função da área, tendo em conta a que ainda se esta a combinar com o requerente o que a instalação deverá prever como equipamentos.
Essa situação do ramal é muito pertinente. Vou já averiguar.
Obrigado pelas tuas informações.
Abraço.
Electro 99 Escreveu:Caros amigos, boa noite:
Bom fim de semana.
Podes optar pelos 13,8kVA uma vez que esses cálculos são sempre feitos com valores por cima e nunca utilizarás toda a potência calculada em simultâneo.
-
- Velha Guarda
Existe alguma taebla que me permita estimar o factor de utilização/simultaneadade dos diversos equipamentos?vihupi Escreveu:Electro 99 Escreveu:Caros amigos, boa noite:
Bom fim de semana.
Podes optar pelos 13,8kVA uma vez que esses cálculos são sempre feitos com valores por cima e nunca utilizarás toda a potência calculada em simultâneo.
Ola,
vejo aqui várias questões acerca de potência;
em apartamento é certo que temos de fazer essas contas, pq tudo somado os encargos de potencia e ate a propria instalação pode ficar mt mais cara.
Agora reparemos:
qt custa uma instalação (a nivel de quadro, pq de resto é igual) de 3.15 mono e uma de 20.7 trif.?
acho que so o diferencial e/ou corte geral e pouco mais, ta bem que tb temos o cabo de entrada e a baixada da EDP, mas.....
eu acho que todas as instalações devem der preparadas para trifasicas pq mais tarde se o cliente pensa noutra coisa, la tem de ser mais uma vistoria, outra baixada, etc....
è a minha opinião
PS:
XV4x10 -4.63€
XV2x10 -2.49€
Dif. 4x40 300mA - 69.17€
Dif. 2x40 300mA - 61.78€
ATENÇÂO Preços tabela
vejo aqui várias questões acerca de potência;
em apartamento é certo que temos de fazer essas contas, pq tudo somado os encargos de potencia e ate a propria instalação pode ficar mt mais cara.
Agora reparemos:
qt custa uma instalação (a nivel de quadro, pq de resto é igual) de 3.15 mono e uma de 20.7 trif.?
acho que so o diferencial e/ou corte geral e pouco mais, ta bem que tb temos o cabo de entrada e a baixada da EDP, mas.....
eu acho que todas as instalações devem der preparadas para trifasicas pq mais tarde se o cliente pensa noutra coisa, la tem de ser mais uma vistoria, outra baixada, etc....
è a minha opinião
PS:
XV4x10 -4.63€
XV2x10 -2.49€
Dif. 4x40 300mA - 69.17€
Dif. 2x40 300mA - 61.78€
ATENÇÂO Preços tabela
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Os contratas na maioria dos consumidores são de 3,45 kVA-15 A
Há uma minoria de contratos a 6,9 KVA---1x30 A e outros a 13,45 VA-45 A mono
Os outros são casos à parte 3x15 A --3x20A 3x25A 3x30 A
Se for a calcular pelas áreas e pela aparelhagen conduz sempre as potências elevadas, há que optar em função do uso simultaneos dos aparelhos. Há que fazer uma ginástica!!!
Já pensaram que numa instalação por muito bem que as fases estejam equilibradas uma pontência de 3x20 A se calhar a de 1x30 A ou 1x45A será a melhor solução
Há uma minoria de contratos a 6,9 KVA---1x30 A e outros a 13,45 VA-45 A mono
Os outros são casos à parte 3x15 A --3x20A 3x25A 3x30 A
Se for a calcular pelas áreas e pela aparelhagen conduz sempre as potências elevadas, há que optar em função do uso simultaneos dos aparelhos. Há que fazer uma ginástica!!!
Já pensaram que numa instalação por muito bem que as fases estejam equilibradas uma pontência de 3x20 A se calhar a de 1x30 A ou 1x45A será a melhor solução
-
- Velha Guarda
Bem, eu também já utilizei o simulador disponivel no site da EDP e também me dava uma Potência altissima.Duzia12 Escreveu:Se for a calcular pelas áreas e pela aparelhagen conduz sempre as potências elevadas, há que optar em função do uso simultaneos dos aparelhos. Há que fazer uma ginástica!!!