Potência contratada para Moradia Unifamiliar

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Potência contratada para Moradia Unifamiliar

Mensagem por Electro 99 »

Caros amigos, boa noite:

Estou a tentar estimar a Potência a Contratar numa Moradia Unifamiliar com uma área de 355 m2.

Efectuei os cálculos com base nas áreas dos compartimentos, para os vários circuítos, que são os seguintes:

- Iluminação e tomadas de uso geral: 355 m2 x 25 VA/m2 = 8875 VA;

- Máquina de lavar: 3300 VA;

- Cozinha eléctrica: 300 VA;

- Aquecimento de Água eléctrico: 1500 VA.

Estes valores perfazem 13975 VA (13,975 KVA), o que me fará inclinar para a Pot~encia Contratada de 17,25 KVA.

O que acham deste cálculo? Deverei considerar algum factor de simultaneadade? É que nem sequer considerei a existência de Climatização ambiente eléctrica, que implicaria um acréscimo da seguinte potência: 355m2 x 80 VA/m2= 28400 VA.

Se me podessem dar a vossa opinião.

Bom fim de semana.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: Potência contratada para Moradia Unifamiliar

Mensagem por ecastro »

Viva

Aleitura deste documento poderá ajudar.
Anexos
Guia do projectista.pdf
(169.94 KiB) Transferido 301 vezes
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

ecastro Escreveu:Viva

Aleitura deste documento poderá ajudar.
Muito obrigado :)

Estou a analisar o documento que me enviou e reparo que, para o caso de uma moradia T4 com 150 m2 é recomendado uma Potência de 17,25 kVA. Não será demasiado?

Abraço e obrigado pela ajuda.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se conseguires que ponham 13,8 Kva em mono deve de chegar, mas se não derem, é melhor ir para os 20,7 Kva trifásicos.

Mas a instalação está certificada para quantos Kva?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

Mas a instalação está certificada para quantos Kva?

Mário
Não percebi a pergunta :(
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas Electro 99

A instalação já está feita, correcto? Já foi certificada, correcto? Agora estás para contratar a potencia, à "EDP" é isto, ou estás na fase de projecto? é que se estás na fase de projecto, é claro que não houve certificação. Tenta saber se aonde vai ligar o ramal tem a potencia que queres.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas Electro 99

A instalação já está feita, correcto? Já foi certificada, correcto? Agora estás para contratar a potencia, à "EDP" é isto, ou estás na fase de projecto? é que se estás na fase de projecto, é claro que não houve certificação. Tenta saber se aonde vai ligar o ramal tem a potencia que queres.

Cump.
Mário
Olá Mário, bom dia.

A instalação ainda está em fase de projecto. Estou a estimar a Potência, em função da área, tendo em conta a que ainda se esta a combinar com o requerente o que a instalação deverá prever como equipamentos.

Essa situação do ramal é muito pertinente. Vou já averiguar.

Obrigado pelas tuas informações.

Abraço.
vihupi
Curioso
Curioso
Registado: 12 ago 2009, 10:44

Mensagem por vihupi »

Electro 99 Escreveu:Caros amigos, boa noite:

Estou a tentar estimar a Potência a Contratar numa Moradia Unifamiliar com uma área de 355 m2.

Efectuei os cálculos com base nas áreas dos compartimentos, para os vários circuítos, que são os seguintes:

Estes valores perfazem 13975 VA (13,975 KVA), o que me fará inclinar para a Pot~encia Contratada de 17,25 KVA.

O que acham deste cálculo? Deverei considerar algum factor de simultaneadade? É que nem sequer considerei a existência de Climatização ambiente eléctrica, que implicaria um acréscimo da seguinte potência: 355m2 x 80 VA/m2= 28400 VA.

Bom fim de semana.

Podes optar pelos 13,8kVA uma vez que esses cálculos são sempre feitos com valores por cima e nunca utilizarás toda a potência calculada em simultâneo.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

vihupi Escreveu:
Electro 99 Escreveu:Caros amigos, boa noite:

Bom fim de semana.

Podes optar pelos 13,8kVA uma vez que esses cálculos são sempre feitos com valores por cima e nunca utilizarás toda a potência calculada em simultâneo.
Existe alguma taebla que me permita estimar o factor de utilização/simultaneadade dos diversos equipamentos?
pgilm
Curioso
Curioso
Registado: 20 mar 2008, 21:07

Mensagem por pgilm »

Ola,

vejo aqui várias questões acerca de potência;

em apartamento é certo que temos de fazer essas contas, pq tudo somado os encargos de potencia e ate a propria instalação pode ficar mt mais cara.

Agora reparemos:

qt custa uma instalação (a nivel de quadro, pq de resto é igual) de 3.15 mono e uma de 20.7 trif.?

acho que so o diferencial e/ou corte geral e pouco mais, ta bem que tb temos o cabo de entrada e a baixada da EDP, mas.....

eu acho que todas as instalações devem der preparadas para trifasicas pq mais tarde se o cliente pensa noutra coisa, la tem de ser mais uma vistoria, outra baixada, etc....

è a minha opinião

PS:

XV4x10 -4.63€
XV2x10 -2.49€

Dif. 4x40 300mA - 69.17€
Dif. 2x40 300mA - 61.78€

ATENÇÂO Preços tabela
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Os contratas na maioria dos consumidores são de 3,45 kVA-15 A

Há uma minoria de contratos a 6,9 KVA---1x30 A e outros a 13,45 VA-45 A mono

Os outros são casos à parte 3x15 A --3x20A 3x25A 3x30 A

Se for a calcular pelas áreas e pela aparelhagen conduz sempre as potências elevadas, há que optar em função do uso simultaneos dos aparelhos. Há que fazer uma ginástica!!!

Já pensaram que numa instalação por muito bem que as fases estejam equilibradas uma pontência de 3x20 A se calhar a de 1x30 A ou 1x45A será a melhor solução
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Se for a calcular pelas áreas e pela aparelhagen conduz sempre as potências elevadas, há que optar em função do uso simultaneos dos aparelhos. Há que fazer uma ginástica!!!
Bem, eu também já utilizei o simulador disponivel no site da EDP e também me dava uma Potência altissima.
Responder

Voltar para “Dúvidas”