Ligações equipotenciais suplementares

Responder
carlos ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 14:38

Ligações equipotenciais suplementares

Mensagem por carlos ferreira »

Precisava de ajuda em relação a ligações equipotenciais.Eu sei que já foi falado este assunto aqui no fórum. mas a minha dúvida é em relação a ligações equipotênciais suplementares.
Será que numa instalação eléctrica com projecto recente terei que obdecer a esta regra?
Se sim o que é que isso implica?? Será que terei por exemplo nas acsas de banho
para além de passar um fio de terra para todas as estruturas metálicas terei de passar um fio de terra suplementar para todos os elementos da instalação???(tomadas,centro ou projectores,aplique do lavatório, etc...) Será que alguém aqui no fórum me poderá ajudar??' Agradecia uma resposta urgente.Eu sei que parece leviano da minha arte pedir urgência ,mas, o caso é que estou na fase inicial de uma instalação elétrica de um prédio e não tenho a certeza se terei que obedecer a esta regra. Uns dizem que sim outros dizem que não.
Sem mais assunto fico a aguardar uma resposta.
Obrigadooooooooo. :o
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Ligações equipotenciais suplementares

Mensagem por mpinto »

Tens sempre q ter condutor de protecção em todas as tomadas e pontos de luz alimentadas directamente pela rede. A ligação equipotencial suplementar é entre todas as massas sinificativas, mas só nos WC com banho.
Massas significativas são tubages metálicas à vista, lavatórios metálicos, bases de chuveiro metálicas, caixilharias etc...Podes colocar uma caixa onde concentras os condutores de massa e dela tiras uma linha para a tomada e ponto de luz mais próximos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

As ligações equipotenciais poderão se fazer da seguinte forma:

Nas casas de banho, deverá efectuar-se um circuito de equipotencialidade suplementar em H07V-U1G2,5/VD16, com origem no borne de terra da tomada da casa de banho e que interligará os seguintes elementos, quando metálicos: tubagens de água quente e fria, ventilação e esgotos, louças sanitárias, aberturas de ventilação mecânica e respectivas condutas e todos os restantes elementos condutores (incluindo aros de portas e janelas).

Nota: Este é o descritivo que costumo colocar nas MD's.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

As medidas a tomar para executar estas ligações são as estipuladas nas secções 413.1.2.2 e 413.1.6 e 701.413.1.6 das R.T.I.E.B.T., ver anexos I e II da secção 7.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Boa tarde,
Pretendia que me esclarecessem na seguinte situação:
A canalização que alimenta as torneiras dos lavatórios é em multicamada, mas apenas por dentro das paredes. O que sai da parede é um tubo metálico que faz o pescoço de cavalo para a torneira do lavatório. Neste caso tem de levar ligação equipotencial? A ligação multicamada que alimenta esta torneir não se vê. Apenas se vê o tubo metálico.
Uma vez que a instalação já está feita temos de passar um fio por fora que envolva todas as torneiras? Isto ficará muito inestético!!!!
pgilm
Curioso
Curioso
Registado: 20 mar 2008, 21:07

Mensagem por pgilm »

migjac Escreveu:Boa tarde,
Pretendia que me esclarecessem na seguinte situação:
A canalização que alimenta as torneiras dos lavatórios é em multicamada, mas apenas por dentro das paredes. O que sai da parede é um tubo metálico que faz o pescoço de cavalo para a torneira do lavatório. Neste caso tem de levar ligação equipotencial? A ligação multicamada que alimenta esta torneir não se vê. Apenas se vê o tubo metálico.
Uma vez que a instalação já está feita temos de passar um fio por fora que envolva todas as torneiras? Isto ficará muito inestético!!!!

Bom dia,

no caso da multicamada não é necessário a ligação.

Chamo tb a atenção que as ligações devem ser acessiveis, para inspecção e manutenção e que se não quizerem colocar tubagem, podem faze-lo aumentado a secção para 4mm.

Um abraço,

Pedro Gil
Responder

Voltar para “Dúvidas”