Diagnóstico de motores eléctricos
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 1
- Registado: 19 mai 2009, 17:38
Diagnóstico de motores eléctricos
Bom dia
Necessito de fazer diagnóstico de motores eléctricos quanto ao seu estado quando as máquinas apresentam problemas. Penso que este tema é interessante para muita gente, e poderá haver muito por aí quem tenha dúvidas acerca disto.
O que é necessário é um processo rápido e fiável de diagnóstico, sem que seja necessário remover o motor para a oficina. Em certos casos o acesso é mau e moroso, consumindo muito tempo, e por vezes a origem do problema não está aí. Outras vezes o motor é grande e pesado, necessitando da ajuda de um 2º ou 3º elemento para ajudar. O que gostaria é de evitar isto quando desnecessário.
Com um multímetro podemos verificar o isolamento entre as fases e a massa, e o valor ohmico entre fases (com o cabo do motor desligado, evidentemente). Se o valor da resistência entre fases for baixo (até algumas dezenas de ohm) e muito semelhantes (diferença abaixo de 2 ohm), em principio o motor está bom.
Podemos ainda ligar o motor e verificar qual o consumo por fase, e se forem idênticos, é mais uma indicação de que o motor está bom.
Sei no entanto que o multímetro não é o instrumento mais indicado para diagnóstico. Já usei o megaohmimetro, mas ao obter valores que me causaram alguma confusão, abandonei temporariamente esse procedimento.
Gostaria de saber se alguém pode indicar como proceder correctamente com o megaohmimetro, e quando afirmar que o motor está com problemas, seja efectivamente esse o caso e o diagnóstico seja dado com a confiança de quem domina o assunto.
Para já estou a centrar-me apenas em problemas eléctricos, embora o motor possa ter problemas mecânicos também, sendo o mais comum nos rolamentos, ao que acompanhei até agora.
Necessito de fazer diagnóstico de motores eléctricos quanto ao seu estado quando as máquinas apresentam problemas. Penso que este tema é interessante para muita gente, e poderá haver muito por aí quem tenha dúvidas acerca disto.
O que é necessário é um processo rápido e fiável de diagnóstico, sem que seja necessário remover o motor para a oficina. Em certos casos o acesso é mau e moroso, consumindo muito tempo, e por vezes a origem do problema não está aí. Outras vezes o motor é grande e pesado, necessitando da ajuda de um 2º ou 3º elemento para ajudar. O que gostaria é de evitar isto quando desnecessário.
Com um multímetro podemos verificar o isolamento entre as fases e a massa, e o valor ohmico entre fases (com o cabo do motor desligado, evidentemente). Se o valor da resistência entre fases for baixo (até algumas dezenas de ohm) e muito semelhantes (diferença abaixo de 2 ohm), em principio o motor está bom.
Podemos ainda ligar o motor e verificar qual o consumo por fase, e se forem idênticos, é mais uma indicação de que o motor está bom.
Sei no entanto que o multímetro não é o instrumento mais indicado para diagnóstico. Já usei o megaohmimetro, mas ao obter valores que me causaram alguma confusão, abandonei temporariamente esse procedimento.
Gostaria de saber se alguém pode indicar como proceder correctamente com o megaohmimetro, e quando afirmar que o motor está com problemas, seja efectivamente esse o caso e o diagnóstico seja dado com a confiança de quem domina o assunto.
Para já estou a centrar-me apenas em problemas eléctricos, embora o motor possa ter problemas mecânicos também, sendo o mais comum nos rolamentos, ao que acompanhei até agora.
- mitos
- Velha Guarda
- Mensagens: 264
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Localização: Torres Vedras
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
faz uma busca no forum que já existe muito material sobre motores electricos...
cumps.
Mitos
cumps.
Mitos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- mitos
- Velha Guarda
- Mensagens: 264
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Localização: Torres Vedras
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Boas
1º Actualiza o perfil (profile)
2º Faz uma pesquisa no forum
3º "Necessito de fazer diagnóstico de motores eléctricos quanto ao seu estado quando as máquinas apresentam problemas."
Pois é, um ohmímetro dá jeito, um megaohmimetro dá jeito, um milihometro dá jeito, enfim tens muitos equipamentos que farão jeito. Mas o que necessitas é de um analizador de motores electricos e este é que te pode informar se tens barras do rotor em aberto por exemplo.
Cump.
Mário
1º Actualiza o perfil (profile)
2º Faz uma pesquisa no forum
3º "Necessito de fazer diagnóstico de motores eléctricos quanto ao seu estado quando as máquinas apresentam problemas."
Pois é, um ohmímetro dá jeito, um megaohmimetro dá jeito, um milihometro dá jeito, enfim tens muitos equipamentos que farão jeito. Mas o que necessitas é de um analizador de motores electricos e este é que te pode informar se tens barras do rotor em aberto por exemplo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Mário Escreveu:Boas
1º Actualiza o perfil (profile)
2º Faz uma pesquisa no forum
3º "Necessito de fazer diagnóstico de motores eléctricos quanto ao seu estado quando as máquinas apresentam problemas."
Pois é, um ohmímetro dá jeito, um megaohmimetro dá jeito, um milihometro dá jeito, enfim tens muitos equipamentos que farão jeito. Mas o que necessitas é de um analizador de motores electricos e este é que te pode informar se tens barras do rotor em aberto por exemplo.
Cump.
Mário
Exactamente como o colega disse, um multimetro é para tudo. Mas para um assunto mais especializado como o pretende, o melhor é começar a investir por exemplo no mega e no miliohmimetros e se preferir abrir os cordões à bolsa e comprar um:
http://www.vitek.com.br/catalogos/pdma/caract.pdf
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Alguns dos testes que se podem fazer:
http://www.myq.com.br/html/informativo/ ... _semeq.pdf
http://www.myq.com.br/html/informativo/ ... _semeq.pdf
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 174
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Localização: Ilha do Pico - Açôres
- Been thanked: 5 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
De facto os testes em motores eléctricos tem muito que se lhe diga, mas nos testes da parte eléctrica, é pena não termos um aparelho de medida (de custo razoável) que fizesse algumas medidas tais como a impedância das bobines, etc. e nos desse um diagnóstico do motor. Sobretudo nos motores de grande potencia, é muito difícil se fazer diagnóstico só com um multímetro ou um mega, também com os aparelhos sofisticados que existem no mercado, nem todos podem chegar ao preço deles.
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Boas jodsbrum
"De facto os testes em motores eléctricos tem muito que se lhe diga, mas nos testes da parte eléctrica, é pena não termos um aparelho de medida (de custo razoável) que fizesse algumas medidas tais como a impedância das bobines, etc. e nos desse um diagnóstico do motor. Sobretudo nos motores de grande potencia, é muito difícil se fazer diagnóstico só com um multímetro ou um mega, também com os aparelhos sofisticados que existem no mercado, nem todos podem chegar ao preço deles."
Creio que está tudo na utilização do aparelho e das máquinas que se vai analisar.
Se for um motor de 200 Kw 4 polos vulgar, a funcionar 8500 h/ano e analisando de 6 em 6 meses podemos ter uma perspectiva da vida da máquina constante.
Quanto é que custa a análise? deve de custar 1.000€.
Quanto é custa uma paragem imprevista por falha do motor electrico? Custo da desmontagem e montagem , custo da reparação, custo da falta de produção?
Será que o valor de análise é alto, não creio.
Quanto mais profundo for a análise, maior é o custo do equipamento para análise, e a sua análise.
Quando temos motores a 3 ou 6Kv será que não compensa, o investimento?
Cump.
Mário
"De facto os testes em motores eléctricos tem muito que se lhe diga, mas nos testes da parte eléctrica, é pena não termos um aparelho de medida (de custo razoável) que fizesse algumas medidas tais como a impedância das bobines, etc. e nos desse um diagnóstico do motor. Sobretudo nos motores de grande potencia, é muito difícil se fazer diagnóstico só com um multímetro ou um mega, também com os aparelhos sofisticados que existem no mercado, nem todos podem chegar ao preço deles."
Creio que está tudo na utilização do aparelho e das máquinas que se vai analisar.
Se for um motor de 200 Kw 4 polos vulgar, a funcionar 8500 h/ano e analisando de 6 em 6 meses podemos ter uma perspectiva da vida da máquina constante.
Quanto é que custa a análise? deve de custar 1.000€.
Quanto é custa uma paragem imprevista por falha do motor electrico? Custo da desmontagem e montagem , custo da reparação, custo da falta de produção?
Será que o valor de análise é alto, não creio.
Quanto mais profundo for a análise, maior é o custo do equipamento para análise, e a sua análise.
Quando temos motores a 3 ou 6Kv será que não compensa, o investimento?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 174
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Localização: Ilha do Pico - Açôres
- Been thanked: 5 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Sim vendo nessa perspectiva de facto compensa, mas sendo uma fabriqueta pequena e que tenha apenas motores pequenos e ainda com motores em standby que na falha de um arranca o outro dando oportunidade de se reparar o que está avariado e sem comprometer a produção, já não sei se é assim tão vantajoso, se houvesse um aparelho que fizesse essa análise (embora não tão profunda) mas de custo inferior aí já compensava.
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Ola a todos,
nao domino mt bem esta area, mas penso que qd um motor esta em funcionamento dissipa calor, logo qd funciona bem, dissipa calor uniformemente por toda a carcaça.
Bom, falo nisto, pq estive nas ultimas Jornadas Tecnoligicas e a Fluke estava laa apresentar um novo aparelho de registo de temperaturas, tipo maq de filmar em que estamos a ver o equipamento (motor ) em questao e ao mesmo tempo a imagem de Infravermelhos, com a escala de cores.
depois tem todas aquelas coisas de guardar em computador, qd se poe o ponteiro do rato em cima da foto ele diz que temperatura tem, etc, etc,.....
o pior da questão é mm o preço.....
mais informações em:
http://www.fluke.pt/comx/portal_gen.asp ... pt&page=ti
aceito as criticas, tambem porque cmo disse nao domino mt essa area.
Pedro Gil
nao domino mt bem esta area, mas penso que qd um motor esta em funcionamento dissipa calor, logo qd funciona bem, dissipa calor uniformemente por toda a carcaça.
Bom, falo nisto, pq estive nas ultimas Jornadas Tecnoligicas e a Fluke estava laa apresentar um novo aparelho de registo de temperaturas, tipo maq de filmar em que estamos a ver o equipamento (motor ) em questao e ao mesmo tempo a imagem de Infravermelhos, com a escala de cores.
depois tem todas aquelas coisas de guardar em computador, qd se poe o ponteiro do rato em cima da foto ele diz que temperatura tem, etc, etc,.....
o pior da questão é mm o preço.....
mais informações em:
http://www.fluke.pt/comx/portal_gen.asp ... pt&page=ti
aceito as criticas, tambem porque cmo disse nao domino mt essa area.
Pedro Gil
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Boas pgilm
"nao domino mt bem esta area, mas penso que qd um motor esta em funcionamento dissipa calor, logo qd funciona bem, dissipa calor uniformemente por toda a carcaça."
É errado, pode estar uniforme (normalmente nunca está). Podes ter barras partidas no rotor, e a termografia não acusa.
"Bom, falo nisto, pq estive nas ultimas Jornadas Tecnoligicas e a Fluke estava laa apresentar um novo aparelho de registo de temperaturas, tipo maq de filmar em que estamos a ver o equipamento (motor ) em questao e ao mesmo tempo a imagem de Infravermelhos, com a escala de cores."
Chama-se termografia.
Cump.
Mário
"nao domino mt bem esta area, mas penso que qd um motor esta em funcionamento dissipa calor, logo qd funciona bem, dissipa calor uniformemente por toda a carcaça."
É errado, pode estar uniforme (normalmente nunca está). Podes ter barras partidas no rotor, e a termografia não acusa.
"Bom, falo nisto, pq estive nas ultimas Jornadas Tecnoligicas e a Fluke estava laa apresentar um novo aparelho de registo de temperaturas, tipo maq de filmar em que estamos a ver o equipamento (motor ) em questao e ao mesmo tempo a imagem de Infravermelhos, com a escala de cores."
Chama-se termografia.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 174
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Localização: Ilha do Pico - Açôres
- Been thanked: 5 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
De facto a termografia é cara e não resolve tudo existem uma série de testes electricos que se podem fazer mas mais uma vez esbarramos nos muitos euros que um electricista normalmente não tem.
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
e nos motores com algum diametro, a temperatura não é unifirme, sendo mais alta em cima do que em baixo. Com um termómetro dá para ver isso, mesmo com aqueles sem contacto, de infravermelhos ou até mesmo com a camera termográfica...
Por outro lado, a questão do investimento da camera termográfica reside em duas coisas, o retorno do investimento e o à vontade com a novas tecnologias, já que no caso das cameras termográficas, recomendo fazer alguma formação por mais pequena que seja.
Uma coisa é os vendedores informarem as capacidades das cameras, outra coisa é o pessoal de formação das marcas prestar informação util. Não é só encomendar, pagar e usar (pode não ser por esta ordem...).
Por outro lado, a questão do investimento da camera termográfica reside em duas coisas, o retorno do investimento e o à vontade com a novas tecnologias, já que no caso das cameras termográficas, recomendo fazer alguma formação por mais pequena que seja.
Uma coisa é os vendedores informarem as capacidades das cameras, outra coisa é o pessoal de formação das marcas prestar informação util. Não é só encomendar, pagar e usar (pode não ser por esta ordem...).
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Bom dia,nelmindo Escreveu:e nos motores com algum diametro, a temperatura não é unifirme, sendo mais alta em cima do que em baixo. Com um termómetro dá para ver isso, mesmo com aqueles sem contacto, de infravermelhos ou até mesmo com a camera termográfica...
Por outro lado, a questão do investimento da camera termográfica reside em duas coisas, o retorno do investimento e o à vontade com a novas tecnologias, já que no caso das cameras termográficas, recomendo fazer alguma formação por mais pequena que seja.
Uma coisa é os vendedores informarem as capacidades das cameras, outra coisa é o pessoal de formação das marcas prestar informação util. Não é só encomendar, pagar e usar (pode não ser por esta ordem...).
ok, ja aprendi qq coisa e realmente tem algum sentido pq o ar quente sobe....
quanto a fluke, o que tenho sentido é que eles dão formação e esclarecem duvidas a quem as coloca. se emPortugal isso nao acontece, liguem pra Suecia, pq uma das pessoas que esta na direcção tecnica da Fluke é Portuguesa e tenho a certeza pelo que vi e ouvi que é muito acessivel.
Contactos é que nao tenho mas se encontrar posso deixar aqui.
Pedro Gil
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Diagnóstico de motores eléctricos
Boas
Sobre termografia a "Flir" é a mãe e o pai da técnica de termografia, podem procurar na net, que encontram desde a area militar até à saude, (em Inglês).
Em alguns "sites" temos acesso a diversas demonstrações.
As camaras de controlo da gripe nos aeroportos é da Flir (a Fluke comprou).
Cump.
Mário
Sobre termografia a "Flir" é a mãe e o pai da técnica de termografia, podem procurar na net, que encontram desde a area militar até à saude, (em Inglês).
Em alguns "sites" temos acesso a diversas demonstrações.
As camaras de controlo da gripe nos aeroportos é da Flir (a Fluke comprou).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."