Mudança das tomadas telefonicas

Responder
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 set 2009, 16:31

Mudança das tomadas telefonicas

Mensagem por raz0rftw »

Olá a todos vinha aqui solicitar a vossa ajuda numa situação que já me fez dar muita voltas a cabeça, isto tudo por perda de velocidade na conexão da Internet.

O que realmente queria saber é se existe por ai algum esquema de como montar uma tomada telefónica, andei a pesquisar por aqui e em outros sites mas nada, se alguém conseguir um esquema das cores, porque aquilo são muitos cabos.

PS: fui-me aventurar e desliguei uma tomada telefónica na cozinha pois não estava a ser usado, quando vou a ver o telefone que esta ligado na sala não tinha sinal como isso é possível?

Obrigado a todos :)
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Re: Mudança das tomadas telefonicas

Mensagem por mitos »

raz0rftw Escreveu:Olá a todos vinha aqui solicitar a vossa ajuda numa situação que já me fez dar muita voltas a cabeça, isto tudo por perda de velocidade na conexão da Internet.

O que realmente queria saber é se existe por ai algum esquema de como montar uma tomada telefónica, andei a pesquisar por aqui e em outros sites mas nada, se alguém conseguir um esquema das cores, porque aquilo são muitos cabos.

PS: fui-me aventurar e desliguei uma tomada telefónica na cozinha pois não estava a ser usado, quando vou a ver o telefone que esta ligado na sala não tinha sinal como isso é possível?

por acaso essa tomada que desligaste não tinha dois cabos a chegar??
o que acontece é que tens uma ligação em escada, a linha telefonica chega a uma tomada, liga nessa e passa para outra e por sua vez continua e passa para outra (isto repete-se tantas vezes como tomadas tiveres em casa...) por cada tomada por onde passa a linha vai perder sinal o que significa que entre a 1ª e a ultima tomada podes ter a diferenca entre ter ou não ADSL.
O ideal é ter uma ligação em estrela (que hoje já é obrigatoria) em que a linha chega a um ponto comum e parte daí para todas as tomadas
telefone.jpg
telefone.jpg (31.32 KiB) Visto 1266 vezes
a solução que te dou é tentares fazer chegar um cabo directo até á tomada que precisas de linha (o que pode ser um pouco complicado)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Se a sua instalação seguir o esquema de acordo com o RITA, é bem capaz que tenha sido essa opração que tenha desactivado a tomada.
A sua instalação é antiga ou é recente?
Tem um quadro do tamanho de uma folha A3, junto da entrada só para telecomunicações ou uma caixa de derivação com a inscrição "BPA"?
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por raz0rftw »

mitos Escreveu:
raz0rftw Escreveu:Olá a todos vinha aqui solicitar a vossa ajuda numa situação que já me fez dar muita voltas a cabeça, isto tudo por perda de velocidade na conexão da Internet.

por acaso essa tomada que desligaste não tinha dois cabos a chegar??
o que acontece é que tens uma ligação em escada, a linha telefonica chega a uma tomada, liga nessa e passa para outra e por sua vez continua e passa para outra (isto repete-se tantas vezes como tomadas tiveres em casa...) por cada tomada por onde passa a linha vai perder sinal o que significa que entre a 1ª e a ultima tomada podes ter a diferenca entre ter ou não ADSL.
O ideal é ter uma ligação em estrela (que hoje já é obrigatoria) em que a linha chega a um ponto comum e parte daí para todas as tomadas
telefone.jpg
a solução que te dou é tentares fazer chegar um cabo directo até á tomada que precisas de linha (o que pode ser um pouco complicado)
A casa tem cerca cerca de 7 anos, e mudar para essa arquitectura da rede em estrela não iria compensar, talvez daqui por 1, 2 anos a fibra chegaria.
Então mas por exemplo não posso desligar uma tomada numa divisão da casa e continuando a passar para as outras, eu só preciso de 3 tomadas ligadas e neste momento tenho 9.

Ou desligava as tomadas e arranjava uma solução para que aquelas 3 precisas ficassem activas ou então teria que trocar as tomadas danificas, algumas estão oxidadas ou com humidade e isso vai logo atenuar na velocidade.

Hoje vieram os técnicos e viram que a o problema nao se encontra na 1º tomada, eles isolaram a 1º tomada e consegui 7 mb, quando ele passou a ligação para a outra casa a conexão passou para 5.5.

O problema está mesmo ou no nº de fichas e algumas danificadas ou então não sei ...

isto está um pouco confuso
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

raz0rftw Escreveu:A casa tem cerca cerca de 7 anos, e mudar para essa arquitectura da rede em estrela não iria compensar, talvez daqui por 1, 2 anos a fibra chegaria.
Então mas por exemplo não posso desligar uma tomada numa divisão da casa e continuando a passar para as outras, eu só preciso de 3 tomadas ligadas e neste momento tenho 9.

Ou desligava as tomadas e arranjava uma solução para que aquelas 3 precisas ficassem activas ou então teria que trocar as tomadas danificas, algumas estão oxidadas ou com humidade e isso vai logo atenuar na velocidade.

Hoje vieram os técnicos e viram que a o problema nao se encontra na 1º tomada, eles isolaram a 1º tomada e consegui 7 mb, quando ele passou a ligação para a outra casa a conexão passou para 5.5.

O problema está mesmo ou no nº de fichas e algumas danificadas ou então não sei ...

isto está um pouco confuso
podes sempre trocar as tomadas todas por tomadas de melhor qualidade e fazer o mesmo com o cabo...
nas que não precisas passavas o cabo directo na caixa sem o cortares e deixavas uma folga para se depois um dia mudares de ideias, assim conseguias anular X tomadas desnecessarias e melhorar o sinal na ultima...
MiToS
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por raz0rftw »

Bem foi agora procurar a caixa onde estão os cabos telefónicos e da campainha, aquilo é uma misturada pegada.

Bem eu queria fazer isto com calma, e perceber o que vou fazer ...

Ora bem está fora de questão andar por ai a rebentar paredes e a puxar cabos e mais cabos, o que me interessava era "desactivar" as tomadas telefónicas que nao estao em uso sem ter que andar a cortar cabos e obrigatoriamente tem que ser as tomadas pois na caixa das ligações só sai um cabo.
Mas existe o problema se desactivo uma tomada a do quarto do lado já não tem sinal.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

raz0rftw Escreveu:Bem foi agora procurar a caixa onde estão os cabos telefónicos e da campainha, aquilo é uma misturada pegada.

Ora bem está fora de questão andar por ai a rebentar paredes e a puxar cabos e mais cabos, o que me interessava era "desactivar" as tomadas telefónicas que nao estao em uso sem ter que andar a cortar cabos e obrigatoriamente tem que ser as tomadas pois na caixa das ligações só sai um cabo.
Mas existe o problema se desactivo uma tomada a do quarto do lado já não tem sinal.
como estão todas em serie quando desligas uma as outras que estão depois deixam de funcionar...
em relação a desactivares algumas tomadas vais ter de ligar o cabo que chega á tomada ao cabo que sai da tomada, é sempre um enxerto que vai dar problemas, daí a solução ser mesmo cabo novo e de melhor qualidade para não perderes sinal... (cabo de rede)
MiToS
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

raz0rftw Escreveu:Bem foi agora procurar a caixa onde estão os cabos telefónicos e da campainha, aquilo é uma misturada pegada.

mesmo sendo uma casa com 7 anos, os circuitos das campainhas e dos telefones, não deviam estar misturados
Ainda assim, só considerando o do telefone, se for à luz do antigo RITA, a caixa não tinha muito que saber, só teria um cabo a entrar e outro a sair.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

que tal umas fotos da caixa de ligações e das tomadas desmontadas das caixas
MiToS
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por raz0rftw »

nelmindo Escreveu:

mesmo sendo uma casa com 7 anos, os circuitos das campainhas e dos telefones, não deviam estar misturados
Ainda assim, só considerando o do telefone, se for à luz do antigo RITA, a caixa não tinha muito que saber, só teria um cabo a entrar e outro a sair.
Ia mesmo dizer isso xD
Eu quando puder tiro uma foto ao equipamento e posto aqui, agora ando nas pinturas e remodelações :P
Helder Rodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2008, 22:45

Mensagem por Helder Rodrigues »

Boas, trabalho ao serviço da PT e sugiro que no caso de aneriormente ter uma velocidade e agora está inferior...., o melhor será pedir assistência á PT como avaria de ADSL e expor essa questão ao técnico, e pedir lhe para deixar o máximo admissível (estável), até á primeira tomada. Eu não sei assim á distância qual o maximo, mas se por exemplo chegar 8Mbs até á primeira tomada,..., não é necessário passar cabo de rede... Cabo tvhv, tvve.... é suficiente.
Não vale a pena estar a desmontar tudo pois muitas das vezes o problema é no exterior... Por isso é que o melhor será colocar até dentro de casa e depois sim encaminhar ppara onde pretende o modem.

Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”