Energia elolica

Responder
andre
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 01 out 2006, 14:13

Energia elolica

Mensagem por andre »

no algarve existe um parque elolico, e existe um progecto de novos parques no sul do alentejo. sera esta energia suficiente para alimentar metade do algarve. quais sao os beneficios, quais sao as consequencias
light
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 09 jan 2007, 16:35

Mensagem por light »

Do meu ponto de vista, e sem analisar números, não deve ser suficiente para alimentar metade do algarve, também porque tenho ideia que o gráfico de consumo da região deve sofrer um elevado pico na epoca alta!
Quanto as desvantagens da energia eólica eu apenas diria a efeito visual negativo que estes parques têm!!
Mas se portugal chegar ao ponto da Holanda (penso eu) de colocar parques no meio do oceano a distâncias que não são visiveis da praia, aí sim era uma forma de resolver este problema!
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Penso que para alem da vista também fazem um certo ruído mas e como diz se construir uma estrutura longe da costa pois já não havia problemas só mesmo o aproveitamento de energia :D

Achei um site simples para quem queira dar uma vista de olhos espero ajudar.
http://www.energiasrenovaveis.com/docs/ ... queiro.pdf
andre
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 01 out 2006, 14:13

Mensagem por andre »

de certa forma no mar existe condições quase ideais nao ha nada a encobrir o vento
Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Energia Eólica

Mensagem por DMCB »

Viva colegas, este é um tema deveras interessante. A Energia Eólica é sem dúvida o futuro e em regime offshore existem imensas mais valias que encobrem o custo inicial no transporte. No entanto, existe um factor que é muito preocupante que é ao nível do despacho. Como sabem o nosso problema é não ser possível directamente armazenar energia eléctrica e, como toda a energia que se produz e consumida fracções de segundos depois é necessário existirem garantias de que a energia eólica disponível = energia solicitada pela carga. Ou seja, seria impossível alimentar uma população continuamente com energia eólica a não ser que a potência instalada fosse muito superior à previsivel no consumo e era necessário poucas oscilações ao nível da energia eólica disponível. Existe um custo associado considerável ao nível do despacho, ou seja, caso a potência solicitada (instantânea) seja superior à disponível no vento ( assumindo uma relação ideal em que o rendimento é a unidade Pvento=Peléctrica) era necessário haver produção imediata das centrais termoeléctricas ou equivalentes para preencher essa lacuna. Os custos associados a esses sistemas são muito elevados pois a inércia é muito elevada.

Uma grande vantagem destes sistemas é associá-los a hidroeléctricas em que a energia do vento é armazenada na água sobre a forma de energia potencial, pois a energia eólica passa a ser associada a sistemas de bombagem para elevar a água para cotas superiores.

Quem se interessar por este tema aconselho o livro:

http://istpress.ist.utl.pt/lredesenergia.htm

Abraços
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Avatar do Utilizador
davijao
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 24 abr 2007, 21:32
Localização: loures

Mensagem por davijao »

Boas...
Caros Colegas,em relação a energias renovaveis nos somos um país preveligiado,pois temos bom sol,bom vento...penso que temos que tirar o maior proveito possível para minimizar a nossa facturação...e o hambiente também agradece.

Abraços
:wink:
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”