Circuito iluminação estacionamento
Re: Circuito iluminação estacionamento
Substitui os sensores por interruptores para ensaiar e vê se se comporta da mesma maneira.
Re: Circuito iluminação estacionamento
vihupi Escreveu:Substitui os sensores por interruptores para ensaiar e vê se se comporta da mesma maneira.
Retirei os sensores e o resultado é igual, ou seja com um "Shunt" liguei condutor fase ao condutor que alimenta a bobina do contactor, este atraca, retiro o shunt e mantém-se atracado


Só vejo a hipotese de algum cabo eléctrico?!
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Re: Circuito iluminação estacionamento
rainbow Escreveu:Boa tarde.
Se os 100V aparecem no cabo mesmo quando este está desligado do contactor...verifica a origem do cabo, e mede a tensão para ver se também tens lá os 100V. Se sim, provavelmente tens problemas nos sensores. Se não, tens problemas no cabo.
Re: Circuito iluminação estacionamento
É uma questão de perderes tempo e medires as ligações do cabo a ver de onde vêm os 100Vcasta Escreveu:vihupi Escreveu:Substitui os sensores por interruptores para ensaiar e vê se se comporta da mesma maneira.
Retirei os sensores e o resultado é igual, ou seja com um "Shunt" liguei condutor fase ao condutor que alimenta a bobina do contactor, este atraca, retiro o shunt e mantém-se atracado![]()
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Só vejo a hipotese de algum cabo eléctrico?!
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Bom dia.
Se não tens problemas com o contactor nem com o detector de movimento, então o problema deve ser no cabo.
Isola (desliga ambas as pontas) o mesmo e mede o seu potencial em relação ao neutro para verificares se tens lá os tais 100V.
Toma em atenção que alguns detectores de movimento necessitam de filtros (vê anexo) quando são ligados a contactores ou relés.
Se não tens problemas com o contactor nem com o detector de movimento, então o problema deve ser no cabo.
Isola (desliga ambas as pontas) o mesmo e mede o seu potencial em relação ao neutro para verificares se tens lá os tais 100V.
Toma em atenção que alguns detectores de movimento necessitam de filtros (vê anexo) quando são ligados a contactores ou relés.
Re: Circuito iluminação estacionamento
rainbow Escreveu:Bom dia.
Se não tens problemas com o contactor nem com o detector de movimento, então o problema deve ser no cabo.
Isola (desliga ambas as pontas) o mesmo e mede o seu potencial em relação ao neutro para verificares se tens lá os tais 100V.
Toma em atenção que alguns detectores de movimento necessitam de filtros (vê anexo) quando são ligados a contactores ou relés.
Muito boa informação,
vou verificar no manual dos Sensores para ver se tem alguma descrição tal como esta que fornrceu.
Obrigado a todos pela ajuda que tém prestado...
Assim que tiver novidades da avaria aviso!!!
Bom fim semana!
P.C.
Re: Circuito iluminação estacionamento
Mas se sem os sensores continua com o mesmo problema eu diria que não é por falta de filtro.rainbow Escreveu:Bom dia.
Se não tens problemas com o contactor nem com o detector de movimento, então o problema deve ser no cabo.
Isola (desliga ambas as pontas) o mesmo e mede o seu potencial em relação ao neutro para verificares se tens lá os tais 100V.
Toma em atenção que alguns detectores de movimento necessitam de filtros (vê anexo) quando são ligados a contactores ou relés.
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Boas.
Colega casta, esclareça-me só uma coisa: O cabo que alimenta os sensores é de 4 condutores e um deles é o retorno para o contactor certo?
Se assim for, o que acontece(já me aconteceu o mesmo) é que a bobine do contactor não tem carga suficiente para anular a indução provocada pela linha de alimentação que circula no mesmo cabo que o retorno ao contactor. Soluções? No caso que tive, para confirmar ser isso, liguei uma lâmpada incandescente de 60w em paralelo com a bobine do contactor, e o sistema começou a funcionar bem. Posteriormente ligamos uma das armaduras em paralelo com a bobine do contactor, e o restante circuito à saída dos contactos. Desta forma, a armadura ligada à bobine do contactor quebra sempre a indução criada na linha de alimentação da bobine, e faz com que o contactor desligue. Por outro lado, visto os sensores serem de pelo menos 500w, não tem mal em ligar uma armadura em paralelo á bobine.
Abraço
PS: A grande parte dos sensores de 230vac, o contacto é feito por relé, mas também há por triac e rele de estado solido.
Colega casta, esclareça-me só uma coisa: O cabo que alimenta os sensores é de 4 condutores e um deles é o retorno para o contactor certo?
Se assim for, o que acontece(já me aconteceu o mesmo) é que a bobine do contactor não tem carga suficiente para anular a indução provocada pela linha de alimentação que circula no mesmo cabo que o retorno ao contactor. Soluções? No caso que tive, para confirmar ser isso, liguei uma lâmpada incandescente de 60w em paralelo com a bobine do contactor, e o sistema começou a funcionar bem. Posteriormente ligamos uma das armaduras em paralelo com a bobine do contactor, e o restante circuito à saída dos contactos. Desta forma, a armadura ligada à bobine do contactor quebra sempre a indução criada na linha de alimentação da bobine, e faz com que o contactor desligue. Por outro lado, visto os sensores serem de pelo menos 500w, não tem mal em ligar uma armadura em paralelo á bobine.
Abraço
PS: A grande parte dos sensores de 230vac, o contacto é feito por relé, mas também há por triac e rele de estado solido.
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Boa tarde.
A teoria do patinhofeio é possível, principalmente se o cabo for longo, e a corrente elevada na alimentação.
Refiro apenas que deve ser um cabo de 3 e não 4 condutores.
Quanto à solução não concordo, se bem que na prática pode funcionar. Mas penso que usar condutores blindados seria tecnicamente mais correcto.
A teoria do patinhofeio é possível, principalmente se o cabo for longo, e a corrente elevada na alimentação.
Refiro apenas que deve ser um cabo de 3 e não 4 condutores.
Quanto à solução não concordo, se bem que na prática pode funcionar. Mas penso que usar condutores blindados seria tecnicamente mais correcto.
Re: Circuito iluminação estacionamento
rainbow Escreveu:Boa tarde.
A teoria do patinhofeio é possível, principalmente se o cabo for longo, e a corrente elevada na alimentação.
Refiro apenas que deve ser um cabo de 3 e não 4 condutores.
Quanto à solução não concordo, se bem que na prática pode funcionar. Mas penso que usar condutores blindados seria tecnicamente mais correcto.
Bom dia,
de facto o cabo é de 4 condutores, (2 fases + neutro + terra), fiz precisamente o que o "patinhofeio" descreveu, liguei uma armadura de 36W em paralelo com a bobina do contactor (na quinta-feira da semana passada) e o contactor já desarma.No entanto continuo a dizer que o problema deve estar nalgum cabo.tenho int. diferenciais no quadro mas nenhum dispara.
Cumpts.
e obrigado a todos pela v. ajuda!!!
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Boas..casta Escreveu: Bom dia,
de facto o cabo é de 4 condutores, (2 fases + neutro + terra), fiz precisamente o que o "patinhofeio" descreveu, liguei uma armadura de 36W em paralelo com a bobina do contactor (na quinta-feira da semana passada) e o contactor já desarma.No entanto continuo a dizer que o problema deve estar nalgum cabo.tenho int. diferenciais no quadro mas nenhum dispara.
Cumpts.
e obrigado a todos pela v. ajuda!!!
Tal como referi, o problema esta na indução criada na linha de alimentação da bobine do contactor, pela fase que alimenta os condutores(no tal cabo de 4).
As soluções, ou passam por colocar um contactor com uma bobine muito mais potente, ou passar um novo cabo para fazer o retorno dos sensores ate ao contactor. Para remediar o que está feito, pode deixar a armadura de 36w ligada como está à bobine e ta feito. Não é o mais correcto, tal como não se deviam usar os retornos no mesmo cabo de alimentação.
Abraço
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Como eu disse num post anterior o problema não é temporariamente resolvido com um contactor com bobine de 400V?!?!patinhofeio Escreveu: Boas..
Tal como referi, o problema esta na indução criada na linha de alimentação da bobine do contactor, pela fase que alimenta os condutores(no tal cabo de 4).
As soluções, ou passam por colocar um contactor com uma bobine muito mais potente, ou passar um novo cabo para fazer o retorno dos sensores ate ao contactor. Para remediar o que está feito, pode deixar a armadura de 36w ligada como está à bobine e ta feito. Não é o mais correcto, tal como não se deviam usar os retornos no mesmo cabo de alimentação.
Abraço
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Olá amigos,
só agora tive tempo de vir por cá...
O problema deve estar mesmo na indução dos cabos.Visto a solução mais economica encontrada foi a de colocar a dita armadura de 36 watts em paralelo na bobina do contacotr e funciona até agora.
No entanto e já que perdi umas largas horas a tentar descobrir a avaria, fiz o seguinte:
só com um sensor ligado ao contacto A1 do contactor (com condutor V 1,5mm, independente do cabo existente) e o cabo que existia a alimentar o sensor (Fase+neutro) e a outra fase a alimentar as calhas fluorescentes (Cabo que existe no estacionamento é de 4 consudores; preto, castanho, azul e verde/amarelo)...e voilá não tenho os tais 100V no condutor de retorno (independente).
Conclusão: Cabo NOK, Sensores OK!
Agora só para os colegas terem a noção como o circuito está executado neste estacionamento que fica em Mem Martins - Sintra (tem cerca de 3 anos - já existia CERTIEL)
, o cabo é de 4 condutores ligado assim:
preto - alimenta os sensores
azul - neutro
castanho - alimenta as armaduras
e o melhor VERDE/AMARELO é o retorno para o contacto A1 do contactor
A solução seria passar um condutor preto ou castanho para todos os sensores, mas como os condominios estão fracos de dinheiro ficou como está.Saliento que por estes lados há muitas situações identicas, normalmente os estacionamentos tinham automáticos de escada e depois colocam-se sensores aproveitando o cabo existente,, depois dá nisto!
Bem haja a todos e boa semana de trabalho!
Castanheira
só agora tive tempo de vir por cá...
O problema deve estar mesmo na indução dos cabos.Visto a solução mais economica encontrada foi a de colocar a dita armadura de 36 watts em paralelo na bobina do contacotr e funciona até agora.
No entanto e já que perdi umas largas horas a tentar descobrir a avaria, fiz o seguinte:
só com um sensor ligado ao contacto A1 do contactor (com condutor V 1,5mm, independente do cabo existente) e o cabo que existia a alimentar o sensor (Fase+neutro) e a outra fase a alimentar as calhas fluorescentes (Cabo que existe no estacionamento é de 4 consudores; preto, castanho, azul e verde/amarelo)...e voilá não tenho os tais 100V no condutor de retorno (independente).
Conclusão: Cabo NOK, Sensores OK!
Agora só para os colegas terem a noção como o circuito está executado neste estacionamento que fica em Mem Martins - Sintra (tem cerca de 3 anos - já existia CERTIEL)

preto - alimenta os sensores
azul - neutro
castanho - alimenta as armaduras
e o melhor VERDE/AMARELO é o retorno para o contacto A1 do contactor

A solução seria passar um condutor preto ou castanho para todos os sensores, mas como os condominios estão fracos de dinheiro ficou como está.Saliento que por estes lados há muitas situações identicas, normalmente os estacionamentos tinham automáticos de escada e depois colocam-se sensores aproveitando o cabo existente,, depois dá nisto!
Bem haja a todos e boa semana de trabalho!
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Re: Circuito iluminação estacionamento
Condutores blindados, cabo independente, vai dar tudo ao mesmo.rainbow Escreveu:Boa tarde.
A teoria do patinhofeio é possível, principalmente se o cabo for longo, e a corrente elevada na alimentação.
Refiro apenas que deve ser um cabo de 3 e não 4 condutores.
Quanto à solução não concordo, se bem que na prática pode funcionar. Mas penso que usar condutores blindados seria tecnicamente mais correcto.
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Re: Circuito iluminação estacionamento
não vai dar tudo ao mesmo...rainbow Escreveu:Condutores blindados, cabo independente, vai dar tudo ao mesmo.rainbow Escreveu:Boa tarde.
A teoria do patinhofeio é possível, principalmente se o cabo for longo, e a corrente elevada na alimentação.
Refiro apenas que deve ser um cabo de 3 e não 4 condutores.
Quanto à solução não concordo, se bem que na prática pode funcionar. Mas penso que usar condutores blindados seria tecnicamente mais correcto.
uma coisa é um cabo independente a passar junto dos restantes em que está sujeito a induções na mesma e outra coisa é se for blindado e com uma das estremidades da malha ligada á terra
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