Afinal não é tão dificil assim esclarecer as coisas.rainbow Escreveu:Bom dia.
Devido a vários posts de pessoas que não sabem do que falam, sinto-me na obrigação de esclarecer todos os outros interessados e que possam por leitura dos referidos posts, serem induzidos em erro.
De acordo com o RCCTE, no artigo 7º, ponto 4, é exposto o texto a abaixo apresentado:
""Em alternativa à utilização de colectores solares térmicos, podem ser utilizada quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual, energia equivalente à dos colectores solares, podendo ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento de água se tal for mais eficiente ou conveniente.""
De acordo com o documento da ADENE "Perguntas & Respostas sobre o RCCTE Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios D.L. 80/2006 de 4 de Abril", é exposto o seguinte:
""M.6
De acordo com o RCCTE, possuo área descoberta para implementação de colectores solares térmicos. No entanto não os quero instalar. Posso utilizar outra tecnologia de aproveitamento de energia renovável em substituição dos colectores solares?
Sim, mas apenas se, como alternativa à utilização de colectores solares térmicos, forem utilizadas quaisquer outras formas renováveis que captem a mesma energia numa base anual, tal como é o caso da geotermia, painéis fotovoltaicos e energia eólica, usada para AQS ou outros fins, se tal for mais eficiente ou conveniente.""
Dito isto cabe-me, apenas para terminar, dizer o seguite:
Como afirmei nos meus posts anteriores, A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES NÃO É OBRIGATÓRIA.
Assim sendo também não será necessária a pré-instalação para os mesmos tal como disseste. Sendo que as bombas de calor precisam de energia eléctrica para o seu funcionamento como podem ser consideradas fontes de energia renovável?