Boas tardes a todos.
Tenho um problema - grande - em minha casa...
Então é assim:
Tenho uma moradia e o electricista instalou quando foi da construção, corrente trifásica, a meu ver este tipo de corrente não se aplica em moradias.
Mas o meu problema é que quero mudar para corrente monofásica, mas tenho duas bombas de esgoto (que são trifásicas) ligadas a um quadro de alternância também trifásico. E aqui é que está o problema, eu sei que posso mudar de "tri" para monofásico, mas como é que posso fazer isso com aquelas bombas de esgoto ??
Penso que exista algum aparelho electrónico que consiga alterar corrente monofásica em trifásica só para alimentar o quedro de alternância e as duas bombas de esgoto ??
Será que há alguém que me possa ajudar ??
Um abraço a todos e muito obrigado.
Carlos Costa
Pedido de ajuda. Bombas de esgoto trifásicas.
Re: Pedido de ajuda. Bombas de esgoto trifásicas.
Olácjdmc Escreveu:Boas tardes a todos.
Tenho um problema - grande - em minha casa...
Então é assim:
Tenho uma moradia e o electricista instalou quando foi da construção, corrente trifásica, a meu ver este tipo de corrente não se aplica em moradias.
Mas o meu problema é que quero mudar para corrente monofásica, mas tenho duas bombas de esgoto (que são trifásicas) ligadas a um quadro de alternância também trifásico. E aqui é que está o problema, eu sei que posso mudar de "tri" para monofásico, mas como é que posso fazer isso com aquelas bombas de esgoto ??
Penso que exista algum aparelho electrónico que consiga alterar corrente monofásica em trifásica só para alimentar o quedro de alternância e as duas bombas de esgoto ??
Será que há alguém que me possa ajudar ??
Um abraço a todos e muito obrigado.
Carlos Costa
Estás com uma valente dor de cabeça, e as soluções que conheço não são simples.
1º. Alguns bobinadores experientes transformam bombas trifásicas em monofásicas através de um condensador muito bem calculado entre 2 fazes para fazer um disiquilibrio em 2 fases de forma a simular a 3 fases, mas não acho que seja boa solução porque as bombas vão para o lixo num curto espaço de tempo.
2º. Se as bombas forem de pouca potencia estiverem ligadas em arranque directo (estrela) existem uns variadores "baratinhos" alimentados a 230V e com saída trifásico a 230V (daí a ligação em estrela). Já os vi a trabalhar em triangulo mas muito sobre-dimensionados.
3º. Trocar de Bombas e Quadros.
4º. Manter o contrato trifásico e continuar a pagar balúrdios à EDP.
Re: Pedido de ajuda. Bombas de esgoto trifásicas.
Antes de mais obrigado pela ajuda, mas tenho de contrapôr as propostas: (estou a brincar...)
Trocar de bombas, cada bomba ( da grundfos ) costou 1000 euros e têm 1200 W de potência, e trocar ... népia !!!!
Manter o contrato trifásico e pagar balurdios ..... é pena, mas tem de ser .....
Estou mesmo numa camisa de forças e não sei como sair dela....é que trifásico para uma moradia não dá, então quando vem o inverno e as Festas Natal e Aniversários onde que liga a placa vitroceramica, micro-ondas, máquina de lavar loiça....bum, lá se vai a luz....mesmo que as fases estejam muito bem divididas....é complicado.
Um abraço a todos.e obrigado pelas audas...
Carlos Costa
Trocar de bombas, cada bomba ( da grundfos ) costou 1000 euros e têm 1200 W de potência, e trocar ... népia !!!!
Manter o contrato trifásico e pagar balurdios ..... é pena, mas tem de ser .....
Estou mesmo numa camisa de forças e não sei como sair dela....é que trifásico para uma moradia não dá, então quando vem o inverno e as Festas Natal e Aniversários onde que liga a placa vitroceramica, micro-ondas, máquina de lavar loiça....bum, lá se vai a luz....mesmo que as fases estejam muito bem divididas....é complicado.
Um abraço a todos.e obrigado pelas audas...
Carlos Costa