Caros amigos
Aqui vai a minha primeira dúvida:
Nos motores de explosão, a bobine destina-se a fornecer energia de alta voltagem às velas. Ainda tenho presente na memória os platinados que provocavam um corte de corrente que por sua vez permitia que a bobine enviasse muitos volts às velas dos automóveis. Espero não estar a dizer asneira. Se estiver agradeço correcção.
Gostaria de saber exactamente como funciona tudo isto para tentar saber como, utilizando o velho sistema de platinados/distribuidor, conseguir que cada envio de corrente de alta voltagem às velas dure um pouco mais, isto é conseguir que a vela de cada vez que recebe corrente de alta voltagem (julgo que é de cerca de 1500 v, ou mais) a receba durante 1/3 de segundo.
É possível ?
Cumprimentos
Bobine de ignição
Re: Bobine de ignição
Mac Escreveu:Caros amigos
Aqui vai a minha primeira dúvida:
Nos motores de explosão, a bobine destina-se a fornecer energia de alta voltagem às velas. Ainda tenho presente na memória os platinados que provocavam um corte de corrente que por sua vez permitia que a bobine enviasse muitos volts às velas dos automóveis. Espero não estar a dizer asneira. Se estiver agradeço correcção.
Gostaria de saber exactamente como funciona tudo isto para tentar saber como, utilizando o velho sistema de platinados/distribuidor, conseguir que cada envio de corrente de alta voltagem às velas dure um pouco mais, isto é conseguir que a vela de cada vez que recebe corrente de alta voltagem (julgo que é de cerca de 1500 v, ou mais) a receba durante 1/3 de segundo.
É possível ?
como se produz faisca no sistema vulgar de bobine de ignição:
um circuito de baixa tensão, (primario) alimentado com corrente da bateria, quando os platinados fecham. este circuito inclui um enrolamento no interior da bobine (primario) com um numero de espiras relativamente pequeno.
um circuito de alta tensão (secundario) no qual a alta tensão é induzidae fornecida às velas quando os platinados abrem. este circuito inclui um enrolamento secundario no interior da bobina de ignição com um grande numero de espiras.
um excentrico de quatro pontas rodado a metade da velocidade do motor abre e fecha os platinados quatro vezes em cada revoloção da cambota.
enquanto os platinados estão fechados, a corrente alimentada pela bateria passa pelo circuito primario e forma um campo magnetico em torno do enrolamento da bobine primaria. a abertura repentina dos platinados devido à rotação do excentrico interrompe o fluxo de corrente e provoca o desaparecimento do campo magnetico em torno do enrolamento primario. o enrolamento secundario encontra-se no interior deste campo e quando este desaparece move-se a alta velocidade atraves do enrolamento, isto provoca o aparecimento de uma alta tensao induzida no enrolamento secundario. neste instante o rotr do distribuidor passa à frente de um dos electrodos existentes na tampa do distribuidor a corrente de alta tensão passa portanto pelo circuito secundario saltando a distancia que separa o rotor e o electrododa tampa do distribuidor até à vela do cilindro em causa.
este assunto continua em desnvolvimento.
Cumprimentos
Re: Bobine de ignição
continuando, a tensão em sistemas de planinados e distribuidor convencional pode ir até 25000V e o tempo é indeterminado, tem a ver com a rotação do motor e só é precisa no momento em que o pistão está em cima.sousa Escreveu:Mac Escreveu:Caros amigos
Aqui vai a minha primeira dúvida:
Nos motores de explosão, a bobine destina-se a fornecer energia de alta voltagem às velas. Ainda tenho presente na memória os platinados que provocavam um corte de corrente que por sua vez permitia que a bobine enviasse muitos volts às velas dos automóveis. Espero não estar a dizer asneira. Se estiver agradeço correcção.
Gostaria de saber exactamente como funciona tudo isto para tentar saber como, utilizando o velho sistema de platinados/distribuidor, conseguir que cada envio de corrente de alta voltagem às velas dure um pouco mais, isto é conseguir que a vela de cada vez que recebe corrente de alta voltagem (julgo que é de cerca de 1500 v, ou mais) a receba durante 1/3 de segundo.
É possível ?
como se produz faisca no sistema vulgar de bobine de ignição:
um circuito de baixa tensão, (primario) alimentado com corrente da bateria, quando os platinados fecham. este circuito inclui um enrolamento no interior da bobine (primario) com um numero de espiras relativamente pequeno.
um circuito de alta tensão (secundario) no qual a alta tensão é induzidae fornecida às velas quando os platinados abrem. este circuito inclui um enrolamento secundario no interior da bobina de ignição com um grande numero de espiras.
um excentrico de quatro pontas rodado a metade da velocidade do motor abre e fecha os platinados quatro vezes em cada revoloção da cambota.
enquanto os platinados estão fechados, a corrente alimentada pela bateria passa pelo circuito primario e forma um campo magnetico em torno do enrolamento da bobine primaria. a abertura repentina dos platinados devido à rotação do excentrico interrompe o fluxo de corrente e provoca o desaparecimento do campo magnetico em torno do enrolamento primario. o enrolamento secundario encontra-se no interior deste campo e quando este desaparece move-se a alta velocidade atraves do enrolamento, isto provoca o aparecimento de uma alta tensao induzida no enrolamento secundario. neste instante o rotr do distribuidor passa à frente de um dos electrodos existentes na tampa do distribuidor a corrente de alta tensão passa portanto pelo circuito secundario saltando a distancia que separa o rotor e o electrododa tampa do distribuidor até à vela do cilindro em causa.
este assunto continua em desnvolvimento.
Cumprimentos
- PauloMalas
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Re: Bobine de ignição
Sim é possivel, mas tens de fazer isso atraves de electronica, ou seja prolongar o tempo da comutação executado pelos platinados...
se a intenção é aumentar o tempo de "faísca" nas velas julgo que nao irá produzir efeitos notorios, pois tal como diz o amigo Sousa, a faísca só é necessária quando o pistao se encontro no ponto correcto (ignição/explosão)...mas expoe o problema pode ser que possamos melhor ajudar.
se a intenção é aumentar o tempo de "faísca" nas velas julgo que nao irá produzir efeitos notorios, pois tal como diz o amigo Sousa, a faísca só é necessária quando o pistao se encontro no ponto correcto (ignição/explosão)...mas expoe o problema pode ser que possamos melhor ajudar.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
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