[Ajuda para automatismo]
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 ago 2009, 14:24
[Ajuda para automatismo]
Boas a todos,
Estou com um ligeiro problema, que aqui peço a vossa ajuda…
Uma pequena troca de ideias aqui no forum, será sem dúvida o bastante para resolver o meu problema.
Os itens necessários,
• Atraso a desoperação
• Pisca-pisca simétrico
• Start
• Stop
A ideia será dar o start a uma lâmpada, pô-la a piscar durante um determinado tempo (a ajustar), e este processo terminar ao fim de um tempo, também ele ajustável.
Mas para que o processo seja mais complicado, a ideia seria ter a peça no quadro eléctrico (automatismo, relé, ….), e o controlo de start, e dos tempos num painel a colocar fora do mesmo.
Se todo este controlo pode-se ser num computador seria fabuloso…se não ….
Pensei no LOGO da Siemens, e em alguns temporizadores tipo hager,,,,
Se alguém se lembrar ou conhecer algum, ficava muito agradecido.
Acrescento que quanto mais económico melhor…
Obrigado a todos
Rogério Mota
Estou com um ligeiro problema, que aqui peço a vossa ajuda…
Uma pequena troca de ideias aqui no forum, será sem dúvida o bastante para resolver o meu problema.
Os itens necessários,
• Atraso a desoperação
• Pisca-pisca simétrico
• Start
• Stop
A ideia será dar o start a uma lâmpada, pô-la a piscar durante um determinado tempo (a ajustar), e este processo terminar ao fim de um tempo, também ele ajustável.
Mas para que o processo seja mais complicado, a ideia seria ter a peça no quadro eléctrico (automatismo, relé, ….), e o controlo de start, e dos tempos num painel a colocar fora do mesmo.
Se todo este controlo pode-se ser num computador seria fabuloso…se não ….
Pensei no LOGO da Siemens, e em alguns temporizadores tipo hager,,,,
Se alguém se lembrar ou conhecer algum, ficava muito agradecido.
Acrescento que quanto mais económico melhor…
Obrigado a todos
Rogério Mota
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: [Ajuda para automatismo]
Para a solução pretendida, recomendaria dois temporizadores de fixação em painel. Se a ideia é estar sempre a mudar as temporizações, a ideia de "Logos" ou similares, proporciona pontos de "meximento" a mais.
Eu sei que dois temporizadores dá para comprar um logo e com a vantagem de este ter muitos mais internamente, mas para efeitos de facilistismo em termos de ligações e parametrizações, para o efeito serve.
http://www.omron-ap.com/product_info/H3 ... ct2000.jpg
Eu sei que dois temporizadores dá para comprar um logo e com a vantagem de este ter muitos mais internamente, mas para efeitos de facilistismo em termos de ligações e parametrizações, para o efeito serve.
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
nelmindo, presumo que com a versão analogica do LOGO se consegue algo assim do genero não?!?nelmindo Escreveu:Para a solução pretendida, recomendaria dois temporizadores de fixação em painel. Se a ideia é estar sempre a mudar as temporizações, a ideia de "Logos" ou similares, proporciona pontos de "meximento" a mais.
controlar um dos temporizadores do LOGO com uma entrada de 0 a 10 V (ou os analogicos só recebem 4 a 20mA ?)
quem dis LOGO diz PICO ou outro do genero...
infelizmento só trabalhei com LOGOs das primeiras gerações...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
Eu acho que é um desperdicio de dinheiro utilizar um autómoto para fazer uma lâmpada piscar, mas é só a minha opinião.
Com dois relés temporizados e dois ou três botões fazes o mesmo.
A não ser que tenhas a ideia de fazer mais qualquer coisa.
Qual é o objectivo disso mesmo?
Cumprimentos.
Eu acho que é um desperdicio de dinheiro utilizar um autómoto para fazer uma lâmpada piscar, mas é só a minha opinião.
Cumprimentos.
Um LOGO é muito mais barato que 2 temporizadores, e permite muitas MUITAS mais funções.
Permite bloquear o programa e permite meter mensagens com texto e tempos para o utilizador poder alterar (se a mensagem assim for configurada) ou seja pode-se fazer qualquer coisa como:
Tempo Ciclo:
Ton: xxxxxxx
Toff: xxxxxxx
Tactual: xxxxxx
Neste momento, creio que permite meter até 32 mensagens, permite meter prioridades nas mensagens (por exemplo alarmes ou outras mais importantes que configurações).
Tem todos os tipos de temporizadores, relógio semanal, relógio anual (ligeiramente limitado), contadores, entradas analógicas, expandível, interface para domótica, ...
Relativamente ao ajuste dos tempo, caso não pretenda que o utilizador mexa no logo, também é possível ligar um potênciometro nas entradas analógicas e regular o tempo a partir do potênciometro (sem o rigor do digital).
Tem ainda a vantagem de ser modular, ou seja, tem o mesmo formato físico dos disjuntores.
Permite bloquear o programa e permite meter mensagens com texto e tempos para o utilizador poder alterar (se a mensagem assim for configurada) ou seja pode-se fazer qualquer coisa como:
Tempo Ciclo:
Ton: xxxxxxx
Toff: xxxxxxx
Tactual: xxxxxx
Neste momento, creio que permite meter até 32 mensagens, permite meter prioridades nas mensagens (por exemplo alarmes ou outras mais importantes que configurações).
Tem todos os tipos de temporizadores, relógio semanal, relógio anual (ligeiramente limitado), contadores, entradas analógicas, expandível, interface para domótica, ...
Relativamente ao ajuste dos tempo, caso não pretenda que o utilizador mexa no logo, também é possível ligar um potênciometro nas entradas analógicas e regular o tempo a partir do potênciometro (sem o rigor do digital).
Tem ainda a vantagem de ser modular, ou seja, tem o mesmo formato físico dos disjuntores.
Última edição por nokPT em 02 set 2009, 10:02, editado 1 vez no total.
Ricardo Timóteo
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
rainbow Escreveu:Bom dia.
Cumprimentos.

eu controlo a iluminação de natal em casa com um logo de 12 entradas e 8 saidas

Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Velha Guarda
Ok, mas neste caso penso que o colega não queira fazer uma "brincadeira caseira" com as luzes de Natal, uma vez que ele só mencionou uma lâmpada.
E já agora pedia ao outro colega que me dissesse qual o preço do LOGO e qual o preço de dois relés temporizados...
E já agora pedia ao outro colega que me dissesse qual o preço do LOGO e qual o preço de dois relés temporizados...
O preço varia naturalmente com os descontos, mas preços de tabela:
6ED1051-FB00-0BA6 - Logo 230 com 6DI+4DO+LCD expansível até 24DI+16DO - PVP 126,26€
------------------
3RP1533-1AP30 - Temporizador atraso à desoperação 5-100A 230V - PVP 82,30€
3RP1555-1AP30 - Temporizador de cadência 230V - PVP 116,20€
Facilmente se chega à conclusão que os temporizadores são mais caros!
Só uma ressalva, os preços dos temporizadores que apresentei (porque foi solicitado) são da Siemens (para manter a mesma qualidade que o LOGO), mas não são nem de painel, nem modulares.
Já tive inúmeros exemplos que o cliente dizia é SÓ para fazer isto, e no fim (como tínhamos montado um LOGO) vinha o JÁ AGORA.
Na minha opinião (e não passa da minha opinião, baseado na minha experiência) só uso temporizadores, quando não há espaço no quadro, caso contrário uso SEMPRE o LOGO.
6ED1051-FB00-0BA6 - Logo 230 com 6DI+4DO+LCD expansível até 24DI+16DO - PVP 126,26€
------------------
3RP1533-1AP30 - Temporizador atraso à desoperação 5-100A 230V - PVP 82,30€
3RP1555-1AP30 - Temporizador de cadência 230V - PVP 116,20€
Facilmente se chega à conclusão que os temporizadores são mais caros!
Só uma ressalva, os preços dos temporizadores que apresentei (porque foi solicitado) são da Siemens (para manter a mesma qualidade que o LOGO), mas não são nem de painel, nem modulares.
Já tive inúmeros exemplos que o cliente dizia é SÓ para fazer isto, e no fim (como tínhamos montado um LOGO) vinha o JÁ AGORA.
Na minha opinião (e não passa da minha opinião, baseado na minha experiência) só uso temporizadores, quando não há espaço no quadro, caso contrário uso SEMPRE o LOGO.
Ricardo Timóteo
Obviamente que não estamos, eu disse que não era de painel e que era Siemens...rainbow Escreveu:Meu caro amigo...de certeza que não estamos a falar do mesmo.
Ricardo Timóteo
-
- Velha Guarda
Eu estava a referir-me ao tipo de equipamento e não ao modelo e marca...
Então se é isto, eu pergunto...para quê?
Pois, para quê isto quando se pode fazer uma lâmpada piscar com um simples automatismo de relés? Até se pode fazer com dois transistorezitos e meia dúzia de componentes electrónicos, mas isso é outra questão.
Então se é isto, eu pergunto...para quê?
Pois, para quê isto quando se pode fazer uma lâmpada piscar com um simples automatismo de relés? Até se pode fazer com dois transistorezitos e meia dúzia de componentes electrónicos, mas isso é outra questão.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Uma imagem
Cump.
Mário
Uma imagem
Cump.
Mário
- Anexos
-
- p587-590.pdf
- (159.36 KiB) Transferido 123 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
Mais uma vez, acho que estão a fugir ao tema do tópico.
O colega RogerioMota pediu sugestões para fazer algo, que ele mesmo já tem ideia de como se faz. Ao pedir sugestões, é para saber quais as outras possibilidades de fazer o mesmo automatismo. Qual o mais viável? Qual o mais funcional? Por certo o colega RogerioMota será inteligente para escolher a solução que estará mais de acordo com o seu orçamento e as suas capacidades técnicas, como tal, julgo completamente despropositada esta discussão e tentativa de imposição deste ou daquele sistema.
Vamos pois ao assunto principal:
Colega RogerioMota: como já referido, pode usar o sistema dos relés, pode usar o logo(ou outro similar. Com este pode inclusive agendar horas para uma animação das lâmpadas, para por exemplo fazer simulação de presença em casa(às tantas até esta a ideia do pisca-pisca)), Pode usar um pequeno circuito electrónico com um simples NE556 e mais meia dúzia de componentes, pode fazer um interface para a porta paralela do computador e fazer o controlo informaticamente, etc.
Agora, resta saber, para qual dos circuitos tem conhecimento suficiente para os executar.
A solução dos relés, julgo dominar;
A solução do logo, é banal. Uma vez que a programação é feita em ladder, é um mal menor;
O circuito electrónico, implica ter bons conhecimentos de electrónica para desenvolver o circuito fiável e funcional;
A solução do computador é aliciante, mas isso implica fazer um programa de computador que controle a porta paralela, é preciso que o computador tenha essa porta, é preciso o computador estar ligado sempre que for necessário o sistema funcionar, etc.
Ainda acrescentava, a solução de usar um micro controlador, mas se com isto se pouca na electrónica, gasta-se mais na programação do mesmo.
Se pretender seguir com a ideia do computador, contacte-me por PM que eu indico-lhe uns esquemas simples para fazer o interface da porta paralela, ou basta procurar no Google por "lpt port interface"
Abraço
OFFTOPIC: Se a ideia é fazer a simulação de presença, aconselho algum sistema controlado, seja o computador, seja logo ou micro-controlador. Isto evita a constante e simétrica rotina, que no inicio pode assustar, mas ao fim de pouco tempo é perceptível ser automática. Com um sistema controlado, pode gerar tempos aleatórios, ligando e desligando as luzes em intervalos aleatórios, dando a real sensação de presença em casa.
Mais uma vez, acho que estão a fugir ao tema do tópico.
O colega RogerioMota pediu sugestões para fazer algo, que ele mesmo já tem ideia de como se faz. Ao pedir sugestões, é para saber quais as outras possibilidades de fazer o mesmo automatismo. Qual o mais viável? Qual o mais funcional? Por certo o colega RogerioMota será inteligente para escolher a solução que estará mais de acordo com o seu orçamento e as suas capacidades técnicas, como tal, julgo completamente despropositada esta discussão e tentativa de imposição deste ou daquele sistema.
Vamos pois ao assunto principal:
Colega RogerioMota: como já referido, pode usar o sistema dos relés, pode usar o logo(ou outro similar. Com este pode inclusive agendar horas para uma animação das lâmpadas, para por exemplo fazer simulação de presença em casa(às tantas até esta a ideia do pisca-pisca)), Pode usar um pequeno circuito electrónico com um simples NE556 e mais meia dúzia de componentes, pode fazer um interface para a porta paralela do computador e fazer o controlo informaticamente, etc.
Agora, resta saber, para qual dos circuitos tem conhecimento suficiente para os executar.
A solução dos relés, julgo dominar;
A solução do logo, é banal. Uma vez que a programação é feita em ladder, é um mal menor;
O circuito electrónico, implica ter bons conhecimentos de electrónica para desenvolver o circuito fiável e funcional;
A solução do computador é aliciante, mas isso implica fazer um programa de computador que controle a porta paralela, é preciso que o computador tenha essa porta, é preciso o computador estar ligado sempre que for necessário o sistema funcionar, etc.
Ainda acrescentava, a solução de usar um micro controlador, mas se com isto se pouca na electrónica, gasta-se mais na programação do mesmo.

Se pretender seguir com a ideia do computador, contacte-me por PM que eu indico-lhe uns esquemas simples para fazer o interface da porta paralela, ou basta procurar no Google por "lpt port interface"
Abraço
OFFTOPIC: Se a ideia é fazer a simulação de presença, aconselho algum sistema controlado, seja o computador, seja logo ou micro-controlador. Isto evita a constante e simétrica rotina, que no inicio pode assustar, mas ao fim de pouco tempo é perceptível ser automática. Com um sistema controlado, pode gerar tempos aleatórios, ligando e desligando as luzes em intervalos aleatórios, dando a real sensação de presença em casa.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto