Equipamentos para certificação ITED
Equipamentos para certificação ITED
Bom dia pessoal,
Sendo eu projectista, inscrito na ordem dos engenheiros por causa do novo decreto lei, venho perguntar se poderei inscrever-me como entidade certificadora? Quais os procedimentos necessários a efectuar para me inscrever e onde?
Para ser certificador, irei necessitar de equipamentos, e que tipo de equipamentos é necessário para se fazer uma certificação ITED?
Já agora, quais os modelos dos equipamentos?
Cumprimentos
Sendo eu projectista, inscrito na ordem dos engenheiros por causa do novo decreto lei, venho perguntar se poderei inscrever-me como entidade certificadora? Quais os procedimentos necessários a efectuar para me inscrever e onde?
Para ser certificador, irei necessitar de equipamentos, e que tipo de equipamentos é necessário para se fazer uma certificação ITED?
Já agora, quais os modelos dos equipamentos?
Cumprimentos
Re: Equipamentos para certificação ITED
Esqueçam o que eu perguntei
Estive a pesquisar no forum, e reparei que com a entrada do novo DL, vai deixar de ser necessário a certificação.
No entanto ainda não percebi é quem vai assinar os termos de responsabilidade pela conclusão da instalação de acordo com o projecto? Se for o instalador,ele apenas sabe instalar, quem vai confirmar o nível de sinal nas tomadas?????
Gostaria da opinião de alguém
Cumprimentos
Estive a pesquisar no forum, e reparei que com a entrada do novo DL, vai deixar de ser necessário a certificação.
No entanto ainda não percebi é quem vai assinar os termos de responsabilidade pela conclusão da instalação de acordo com o projecto? Se for o instalador,ele apenas sabe instalar, quem vai confirmar o nível de sinal nas tomadas?????
Gostaria da opinião de alguém
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 06 abr 2007, 18:30
- Has thanked: 2 times
O instalador "instala" e no final assina o termo de responsabilidade. Teoricamente a entidade certificadora deixa de existir mas eu como instalador preciso de alguem que me faça as medições e os relatorios que sao necessarios, como tal tenho de recorrer a antiga entidade certificadora para me fazer os mesmos. Para mim nesse aspecto pouco muda apenas deixa de ser a entidade certificadora a responsavel e passo a ser eu.
-
- Curioso
- Registado: 28 mar 2008, 23:06
Caros colegaspauloviegas Escreveu:O instalador "instala" e no final assina o termo de responsabilidade. Teoricamente a entidade certificadora deixa de existir mas eu como instalador preciso de alguem que me faça as medições e os relatorios que sao necessarios, como tal tenho de recorrer a antiga entidade certificadora para me fazer os mesmos. Para mim nesse aspecto pouco muda apenas deixa de ser a entidade certificadora a responsavel e passo a ser eu.
Se lerem o Tópico "Dúvidas sobre Vistorias"... Está lá tudo. Sem dúvidas.
Agora, o que aparece são "chicos espertos" que passam o termo de responsabilidade à moda antiga, sem fazerem ensaios e pensam que a ANACOM está a dormir. Quando começar a doer....
Ainda ignoram que desde o dia 17 de Junho há um novo termo de responsabilidade!
Coordenadas GPS do prédio; identificação do projectista, do dono da obra, identificação do relatório de ensaios. Tudo isto para quê? Isto não nasce por obra e graça...
Não se esqueçam de guardar o projecto, com os ensaios feitos!
O projectista vai ter que confirmar que a execuçao da obra coincide com o projectado!
Projecto com declaração da OE ou da ANET e seguro de responsabilidade civil! Vai ser bonito a partir de 1 de Novembro. (DL 31/2009)
Por fim, as Camaras Municipais têm uma secção que é a mais importante de todas - TAXAS E LICENÇAS. E as Camaras Municipais também vão ser parte interessada nas coimas...
CMPS
O chico-espertismo-nacional chegou ao "ponto de rebuçado", aqui vão dois exemplos reais:
- Há antigas entidades certificadoras que estão a emitir certificados, passados depois de 22 de Maio de 2009;
- Instalações prediais, que deveriam ter ATI's, com a caixa respectiva instalada, dotada de um BPA (sim, BPA - bloco privativo de assinante!!!);
- grande parte dos instaladors, inconscientemente, efrega as mão de contente, pois acha que "agora é vai ser", vai vai...
- Há antigas entidades certificadoras que estão a emitir certificados, passados depois de 22 de Maio de 2009;
- Instalações prediais, que deveriam ter ATI's, com a caixa respectiva instalada, dotada de um BPA (sim, BPA - bloco privativo de assinante!!!);
- grande parte dos instaladors, inconscientemente, efrega as mão de contente, pois acha que "agora é vai ser", vai vai...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 jul 2009, 22:23
Em fins de Junho ainda havia ex-certificadoras que emitiam certificados ITED.
Há uma certificação feita algures que tem uma PAT num tubo de 75mm(?) pelo exterior da casa e nesse tubo passam os cabos do ATI para as divisões! E esta hem?...
Há um certificador (?) que fez o seguinte em 22/5/09:
Foi, de manhã, a uma obra e ensaiou a infra-estrutura.
O projectista apareceu ao dono da obra, à tarde, para fazer o levantamento da instalação para fazer as telas finais.
O dono disse-lhe que já não era preciso pois já tinha o certificado (isto à tarde).
O projectista verificou que havia tomadas RJ45 por ligar e perguntou porquê.
O dono da obra disse ao projectista que o certificador tinha dito que o electricista era bom e que depois acabava a instalação.
Isto, só visto neste rectângulo mal frequentado....
Por último, parece que o tubo anelado ganhou mercado novamente!...
Um abraço.
Há uma certificação feita algures que tem uma PAT num tubo de 75mm(?) pelo exterior da casa e nesse tubo passam os cabos do ATI para as divisões! E esta hem?...
Há um certificador (?) que fez o seguinte em 22/5/09:
Foi, de manhã, a uma obra e ensaiou a infra-estrutura.
O projectista apareceu ao dono da obra, à tarde, para fazer o levantamento da instalação para fazer as telas finais.
O dono disse-lhe que já não era preciso pois já tinha o certificado (isto à tarde).
O projectista verificou que havia tomadas RJ45 por ligar e perguntou porquê.
O dono da obra disse ao projectista que o certificador tinha dito que o electricista era bom e que depois acabava a instalação.
Isto, só visto neste rectângulo mal frequentado....
Por último, parece que o tubo anelado ganhou mercado novamente!...
Um abraço.
-
- Curioso
Aqui o "chico esperto" nao volta a dizer mais nada neste forum.Quando estamos na crise que estamos, ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto e no fim os donos de obra dizem que nao querem aquelas coisas todas porque nao tem dinheiro e quando se diz que somos obrigados a fazer respondem que se fizermos a responsabilidade é nosso porque eles nao vao pagar. Quero ver como vao por essas coisas todas a funcionar, nao se esqueçam que estao a fazer leis que obrigam as pessoa a gastar um monte de dinheiro que muitas vezes acaba por nao servir para nada. Concordo com todas esta uniformização e tudo mais mas as pesoas nao querem pagar tudo o que o estado as obriga a fazer, e depopis eu digo que é obrigatorio mas quando chegam a camara para pedir a licença de habitabilidade dizem que nao querem papeis nenhuns nem da certiel, nem de telefones, nem de gas nem de nada......
Última edição por pauloviegas em 01 set 2009, 17:38, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
"ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto "
Legalmente o Dono de obra tem que ter em seu poder as cópias de seguros, Alvará ou titulo de registo, horário de trabalho, epi`s dos trabalhadores de cada empreiteiro que entre em obra, se não os tiver, não pode autorizar a sua entrada em obra. O Dono de obra é o 1º responsavel a ser chamado.
Cump.
Mário
"ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto "
Legalmente o Dono de obra tem que ter em seu poder as cópias de seguros, Alvará ou titulo de registo, horário de trabalho, epi`s dos trabalhadores de cada empreiteiro que entre em obra, se não os tiver, não pode autorizar a sua entrada em obra. O Dono de obra é o 1º responsavel a ser chamado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
O primeiro a ser chamado?? Não conheço nenhum que alguma vez tenha pedido nenhum destes papeis se alguem for chamado a responsabilidades sera o empreiteiro ou o trabalhador nunca o dono de obra pois esse alega sempre que entregou a empreitada ao empreiteriro.
Ainda bem que falamos neste assunto, pois despertou-me algumas duvidas:Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Será o Dono de Obra ou o Empreiteiro Geral o 1º. a ser chamado?
Ou os dois?
Não será o "Dono de Obra"="Investidor/Cliente" que quer ser servido com qualidade ao melhor preço?
O Dono de Obra contrata a obra ao Empreiteiro Geral, não será deste a maior responsabilidade em providenciar que o serviço está a ser feito de acordo com todas as disposições legais? Que conhecimentos acerca de construção e legislação tem o Dono de Obra para ser responsabilizado pelos actos do Empreiteiro Geral?
Fica a duvida.
Cumprimentos,
kartilos
-
- Curioso
O problema é que dono de obra nunca quer pagar nada, esta sempre a ver se poupa algum e o empreiteiro aproveita para nao fazer algumas coisas como o ITED e depois no fim aparecem os problemas. Ja tive uma em que o dono disse que nao queria telefone e que nao pagava todo aquele dinheiro pela instalação, o empreiteiro aproveitou logo para dizer que nao tinha problema, nao se fazia o ITED, como nenhum me pagava a unica solução foi mesmo nao fazer. Uns 4 meses depois da obra pronta lembraram se que queriam por la o telefone e depois inguem tinha dito nada de nao querer la telefone, so tinham dito é que nao pagavam nada mais ao empreiteiro, acabei por ter de nao atender mais o telemovel pois o dono de obra nao tinha culpa e o empreiteiro tambem nao, o culpado era eu..
- Mário
- Team Apoio
Boas Pauloviegas
Passas a saber de um que foi multado, Eu.
Cump.
Mário
Passas a saber de um que foi multado, Eu.
Cump.
Mário
pauloviegas Escreveu:O primeiro a ser chamado?? Não conheço nenhum que alguma vez tenha pedido nenhum destes papeis se alguem for chamado a responsabilidades sera o empreiteiro ou o trabalhador nunca o dono de obra pois esse alega sempre que entregou a empreitada ao empreiteriro.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas kartilos
"Será o Dono de Obra ou o Empreiteiro Geral o 1º. a ser chamado?
Ou os dois?"
1º O dono de obra eem 2º o construtor.
"Não será o "Dono de Obra"="Investidor/Cliente" que quer ser servido com qualidade ao melhor preço? "
É verdade, entrego o projecto a um construtor e ele dá o preço para efectuar a obra conforme o projecto.
"O Dono de Obra contrata a obra ao Empreiteiro Geral, não será deste a maior responsabilidade em providenciar que o serviço está a ser feito de acordo com todas as disposições legais? Que conhecimentos acerca de construção e legislação tem o Dono de Obra para ser responsabilizado pelos actos do Empreiteiro Geral?"
Pois fui multado, (Dono de obra) porque não fiz a abertura de estaleiro, (estava tudo dentro do meu terreno) e não tinha o "protocolo de segurança em obra"
Cump.
Mário
"Será o Dono de Obra ou o Empreiteiro Geral o 1º. a ser chamado?
Ou os dois?"
1º O dono de obra eem 2º o construtor.
"Não será o "Dono de Obra"="Investidor/Cliente" que quer ser servido com qualidade ao melhor preço? "
É verdade, entrego o projecto a um construtor e ele dá o preço para efectuar a obra conforme o projecto.
"O Dono de Obra contrata a obra ao Empreiteiro Geral, não será deste a maior responsabilidade em providenciar que o serviço está a ser feito de acordo com todas as disposições legais? Que conhecimentos acerca de construção e legislação tem o Dono de Obra para ser responsabilizado pelos actos do Empreiteiro Geral?"
Pois fui multado, (Dono de obra) porque não fiz a abertura de estaleiro, (estava tudo dentro do meu terreno) e não tinha o "protocolo de segurança em obra"
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas pauloviegas
"O problema é que dono de obra nunca quer pagar nada, esta sempre a ver se poupa algum e o empreiteiro aproveita para nao fazer algumas coisas como o ITED e depois no fim aparecem os problemas. Ja tive uma em que o dono disse que nao queria telefone e que nao pagava todo aquele dinheiro pela instalação, o empreiteiro aproveitou logo para dizer que nao tinha problema, nao se fazia o ITED, como nenhum me pagava a unica solução foi mesmo nao fazer. Uns 4 meses depois da obra pronta lembraram se que queriam por la o telefone e depois inguem tinha dito nada de nao querer la telefone, so tinham dito é que nao pagavam nada mais ao empreiteiro, acabei por ter de nao atender mais o telemovel pois o dono de obra nao tinha culpa e o empreiteiro tambem nao, o culpado era eu.."
Se tens um projecto quando dás um preço, é esse que conta, salvaguardando sempre as alterações em obra assim como as datas sempre por escrito.
Cump.
Mário
"O problema é que dono de obra nunca quer pagar nada, esta sempre a ver se poupa algum e o empreiteiro aproveita para nao fazer algumas coisas como o ITED e depois no fim aparecem os problemas. Ja tive uma em que o dono disse que nao queria telefone e que nao pagava todo aquele dinheiro pela instalação, o empreiteiro aproveitou logo para dizer que nao tinha problema, nao se fazia o ITED, como nenhum me pagava a unica solução foi mesmo nao fazer. Uns 4 meses depois da obra pronta lembraram se que queriam por la o telefone e depois inguem tinha dito nada de nao querer la telefone, so tinham dito é que nao pagavam nada mais ao empreiteiro, acabei por ter de nao atender mais o telemovel pois o dono de obra nao tinha culpa e o empreiteiro tambem nao, o culpado era eu.."
Se tens um projecto quando dás um preço, é esse que conta, salvaguardando sempre as alterações em obra assim como as datas sempre por escrito.
Cump.
Mário
será que me podiam por ai em anexo esse decreto que falam (DL 31/2009) é que eu pesquiso e aparece a falar de saude