Equipamentos para certificação ITED

djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Equipamentos para certificação ITED

Mensagem por djmati »

Bom dia pessoal,

Sendo eu projectista, inscrito na ordem dos engenheiros por causa do novo decreto lei, venho perguntar se poderei inscrever-me como entidade certificadora? Quais os procedimentos necessários a efectuar para me inscrever e onde?

Para ser certificador, irei necessitar de equipamentos, e que tipo de equipamentos é necessário para se fazer uma certificação ITED?

Já agora, quais os modelos dos equipamentos?

Cumprimentos
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Re: Equipamentos para certificação ITED

Mensagem por djmati »

Esqueçam o que eu perguntei

Estive a pesquisar no forum, e reparei que com a entrada do novo DL, vai deixar de ser necessário a certificação.

No entanto ainda não percebi é quem vai assinar os termos de responsabilidade pela conclusão da instalação de acordo com o projecto? Se for o instalador,ele apenas sabe instalar, quem vai confirmar o nível de sinal nas tomadas?????

Gostaria da opinião de alguém

Cumprimentos
pauloviegas
Curioso
Curioso
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Has thanked: 2 times

Mensagem por pauloviegas »

O instalador "instala" e no final assina o termo de responsabilidade. Teoricamente a entidade certificadora deixa de existir mas eu como instalador preciso de alguem que me faça as medições e os relatorios que sao necessarios, como tal tenho de recorrer a antiga entidade certificadora para me fazer os mesmos. Para mim nesse aspecto pouco muda apenas deixa de ser a entidade certificadora a responsavel e passo a ser eu.
Antonio Rainho
Curioso
Curioso
Registado: 28 mar 2008, 23:06

Mensagem por Antonio Rainho »

pauloviegas Escreveu:O instalador "instala" e no final assina o termo de responsabilidade. Teoricamente a entidade certificadora deixa de existir mas eu como instalador preciso de alguem que me faça as medições e os relatorios que sao necessarios, como tal tenho de recorrer a antiga entidade certificadora para me fazer os mesmos. Para mim nesse aspecto pouco muda apenas deixa de ser a entidade certificadora a responsavel e passo a ser eu.
Caros colegas
Se lerem o Tópico "Dúvidas sobre Vistorias"... Está lá tudo. Sem dúvidas.

Agora, o que aparece são "chicos espertos" que passam o termo de responsabilidade à moda antiga, sem fazerem ensaios e pensam que a ANACOM está a dormir. Quando começar a doer....

Ainda ignoram que desde o dia 17 de Junho há um novo termo de responsabilidade!

Coordenadas GPS do prédio; identificação do projectista, do dono da obra, identificação do relatório de ensaios. Tudo isto para quê? Isto não nasce por obra e graça...

Não se esqueçam de guardar o projecto, com os ensaios feitos!
O projectista vai ter que confirmar que a execuçao da obra coincide com o projectado!

Projecto com declaração da OE ou da ANET e seguro de responsabilidade civil! Vai ser bonito a partir de 1 de Novembro. (DL 31/2009)
Por fim, as Camaras Municipais têm uma secção que é a mais importante de todas - TAXAS E LICENÇAS. E as Camaras Municipais também vão ser parte interessada nas coimas...
CMPS
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

O chico-espertismo-nacional chegou ao "ponto de rebuçado", aqui vão dois exemplos reais:
- Há antigas entidades certificadoras que estão a emitir certificados, passados depois de 22 de Maio de 2009;
- Instalações prediais, que deveriam ter ATI's, com a caixa respectiva instalada, dotada de um BPA (sim, BPA - bloco privativo de assinante!!!);
- grande parte dos instaladors, inconscientemente, efrega as mão de contente, pois acha que "agora é vai ser", vai vai...
passacabos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2009, 22:23

Mensagem por passacabos »

Em fins de Junho ainda havia ex-certificadoras que emitiam certificados ITED.

Há uma certificação feita algures que tem uma PAT num tubo de 75mm(?) pelo exterior da casa e nesse tubo passam os cabos do ATI para as divisões! E esta hem?...

Há um certificador (?) que fez o seguinte em 22/5/09:

Foi, de manhã, a uma obra e ensaiou a infra-estrutura.

O projectista apareceu ao dono da obra, à tarde, para fazer o levantamento da instalação para fazer as telas finais.

O dono disse-lhe que já não era preciso pois já tinha o certificado (isto à tarde).

O projectista verificou que havia tomadas RJ45 por ligar e perguntou porquê.

O dono da obra disse ao projectista que o certificador tinha dito que o electricista era bom e que depois acabava a instalação.

Isto, só visto neste rectângulo mal frequentado....

Por último, parece que o tubo anelado ganhou mercado novamente!...

Um abraço.
pauloviegas
Curioso
Curioso

Aqui o "chico esperto" nao volta a dizer mais nada neste forum.Quando estamos na crise que estamos, ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto e no fim os donos de obra dizem que nao querem aquelas coisas todas porque nao tem dinheiro e quando se diz que somos obrigados a fazer respondem que se fizermos a responsabilidade é nosso porque eles nao vao pagar. Quero ver como vao por essas coisas todas a funcionar, nao se esqueçam que estao a fazer leis que obrigam as pessoa a gastar um monte de dinheiro que muitas vezes acaba por nao servir para nada. Concordo com todas esta uniformização e tudo mais mas as pesoas nao querem pagar tudo o que o estado as obriga a fazer, e depopis eu digo que é obrigatorio mas quando chegam a camara para pedir a licença de habitabilidade dizem que nao querem papeis nenhuns nem da certiel, nem de telefones, nem de gas nem de nada......
Última edição por pauloviegas em 01 set 2009, 17:38, editado 1 vez no total.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto "

Legalmente o Dono de obra tem que ter em seu poder as cópias de seguros, Alvará ou titulo de registo, horário de trabalho, epi`s dos trabalhadores de cada empreiteiro que entre em obra, se não os tiver, não pode autorizar a sua entrada em obra. O Dono de obra é o 1º responsavel a ser chamado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pauloviegas
Curioso
Curioso

O primeiro a ser chamado?? Não conheço nenhum que alguma vez tenha pedido nenhum destes papeis se alguem for chamado a responsabilidades sera o empreiteiro ou o trabalhador nunca o dono de obra pois esse alega sempre que entregou a empreitada ao empreiteriro.
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Mensagem por kartilos »

Mário Escreveu:Boas

"ha gente a trabalhar em obra sem seguro, ha gente a trabalhar sem alvara nem titulo de registo, nem as pessoa que fazem instalações de redes de gas tem seguros quanto mais os que fazem projecto "

Legalmente o Dono de obra tem que ter em seu poder as cópias de seguros, Alvará ou titulo de registo, horário de trabalho, epi`s dos trabalhadores de cada empreiteiro que entre em obra, se não os tiver, não pode autorizar a sua entrada em obra. O Dono de obra é o 1º responsavel a ser chamado.

Cump.
Mário
Ainda bem que falamos neste assunto, pois despertou-me algumas duvidas:
Será o Dono de Obra ou o Empreiteiro Geral o 1º. a ser chamado?
Ou os dois?

Não será o "Dono de Obra"="Investidor/Cliente" que quer ser servido com qualidade ao melhor preço?

O Dono de Obra contrata a obra ao Empreiteiro Geral, não será deste a maior responsabilidade em providenciar que o serviço está a ser feito de acordo com todas as disposições legais? Que conhecimentos acerca de construção e legislação tem o Dono de Obra para ser responsabilizado pelos actos do Empreiteiro Geral?

Fica a duvida.

Cumprimentos,
kartilos
pauloviegas
Curioso
Curioso

O problema é que dono de obra nunca quer pagar nada, esta sempre a ver se poupa algum e o empreiteiro aproveita para nao fazer algumas coisas como o ITED e depois no fim aparecem os problemas. Ja tive uma em que o dono disse que nao queria telefone e que nao pagava todo aquele dinheiro pela instalação, o empreiteiro aproveitou logo para dizer que nao tinha problema, nao se fazia o ITED, como nenhum me pagava a unica solução foi mesmo nao fazer. Uns 4 meses depois da obra pronta lembraram se que queriam por la o telefone e depois inguem tinha dito nada de nao querer la telefone, so tinham dito é que nao pagavam nada mais ao empreiteiro, acabei por ter de nao atender mais o telemovel pois o dono de obra nao tinha culpa e o empreiteiro tambem nao, o culpado era eu..
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas Pauloviegas

Passas a saber de um que foi multado, Eu.

Cump.
Mário
pauloviegas Escreveu:O primeiro a ser chamado?? Não conheço nenhum que alguma vez tenha pedido nenhum destes papeis se alguem for chamado a responsabilidades sera o empreiteiro ou o trabalhador nunca o dono de obra pois esse alega sempre que entregou a empreitada ao empreiteriro.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas kartilos

"Será o Dono de Obra ou o Empreiteiro Geral o 1º. a ser chamado?
Ou os dois?"

1º O dono de obra eem 2º o construtor.

"Não será o "Dono de Obra"="Investidor/Cliente" que quer ser servido com qualidade ao melhor preço? "

É verdade, entrego o projecto a um construtor e ele dá o preço para efectuar a obra conforme o projecto.

"O Dono de Obra contrata a obra ao Empreiteiro Geral, não será deste a maior responsabilidade em providenciar que o serviço está a ser feito de acordo com todas as disposições legais? Que conhecimentos acerca de construção e legislação tem o Dono de Obra para ser responsabilizado pelos actos do Empreiteiro Geral?"

Pois fui multado, (Dono de obra) porque não fiz a abertura de estaleiro, (estava tudo dentro do meu terreno) e não tinha o "protocolo de segurança em obra"

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas pauloviegas

"O problema é que dono de obra nunca quer pagar nada, esta sempre a ver se poupa algum e o empreiteiro aproveita para nao fazer algumas coisas como o ITED e depois no fim aparecem os problemas. Ja tive uma em que o dono disse que nao queria telefone e que nao pagava todo aquele dinheiro pela instalação, o empreiteiro aproveitou logo para dizer que nao tinha problema, nao se fazia o ITED, como nenhum me pagava a unica solução foi mesmo nao fazer. Uns 4 meses depois da obra pronta lembraram se que queriam por la o telefone e depois inguem tinha dito nada de nao querer la telefone, so tinham dito é que nao pagavam nada mais ao empreiteiro, acabei por ter de nao atender mais o telemovel pois o dono de obra nao tinha culpa e o empreiteiro tambem nao, o culpado era eu.."

Se tens um projecto quando dás um preço, é esse que conta, salvaguardando sempre as alterações em obra assim como as datas sempre por escrito.

Cump.
Mário
cfcamara
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2009, 16:19

Mensagem por cfcamara »

será que me podiam por ai em anexo esse decreto que falam (DL 31/2009) é que eu pesquiso e aparece a falar de saude
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”