Sistema Fotovoltaico Isolado

jorgemaialopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2007, 10:03
Contacto:

Sistema Fotovoltaico Isolado

Mensagem por jorgemaialopes »

Bom dia a todos,

Estou bastante interessado em instalar eu próprio um sistema fotovoltaico isolado na minha moradia. A ideia é introduzir uma linha de corrente no meu quadro que me permita utilizar toda a iluminação de casa (cerca de 300W).´Surgem-me no entanto algumas dúvidas:
- Qual o custo do equipamento que terei de adquirir. Se souberem de marcas e modelos de PV's, inversores, baterias, etc. já ajudava muito
- Eu posso montar isto sózinho? Ou seja é necessária alguma autorização da EDP ou da Câmara Municipal?
Tenho alguns conhecimentos de electricidade mas poucos de construção civil, por isso não sei que tipo de obra estamos a falar. Penso não precisar de instalar os PV's no telhado porque disponho de espaço exposto ao sol durante boa parte do dia no jardim.

Enfim... Ainda é só uma ideia, mas gostaria de saber mais pormenores.

Obrigado a todos

Jorge Lopes

http://jorgemaialopes.blogspot.com
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Sistema Fotovoltaico Isolado

Mensagem por nelmindo »

http://www.troquedeenergia.com/

comece por procura aqui neste sitio
faisca_84
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 ago 2009, 11:30

Mensagem por faisca_84 »

Realmente deram-te uma grande ajuda...lol!!!

Também tenho uma ideia similar, mas isso introduz um problema: para injectares essa energia no teu quadro, isso implica teres que fazer um paralelo com a rede. Mais questões:
1. Isso é possível? É...
2. A EDP deixa fazer isso? Não sei, ainda estou a pesquisar na legislação (porque não sei até que ponto não estarias a entrar já no domínio da microgeração, porque quando não estivesses a consumir, a energia produzida iria fluir para a rede...).
3. Existem outras soluções? Sim, isolas o circuito de iluminação e alimentas apenas com o sistema fotovoltaico. Como é óbvio, precisas de luz é à noite e, de noite "não há sol", logo o sistema fotovoltaico está a zero... Ou seja, ou punhas um inversor para, quando não houvesse energia solar passavas para a rede (o que não faz sentido pois de dia estaria desligado porque não precisas da iluminação) ou então tens de arranjar uma(s) bateria(s) para acumular a energia do sistema fotovoltaico.

Quanto a preços e equipamentos, agarra a sugestão do colega nelmindo pois o site http://www.troquedeenergia.com é bastante convidativo.

Espero ter ajudado, por pouco que seja, e espero que haja mais contributos dos participantes aqui do forum. Pode ser que as nossas/minhas dúvidas também sejam esclarecidas.

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

faisca_84 Escreveu:Realmente deram-te uma grande ajuda...lol!!!

Também tenho uma ideia similar, mas isso introduz um problema: para injectares essa energia no teu quadro, isso implica teres que fazer um paralelo com a rede. Mais questões:
1. Isso é possível? É...
2. A EDP deixa fazer isso? Não sei, ainda estou a pesquisar na legislação (porque não sei até que ponto não estarias a entrar já no domínio da microgeração, porque quando não estivesses a consumir, a energia produzida iria fluir para a rede...).
--------Sim, a EDP só entra ao barulho quando queres vender energia a ela. Se é para consumo próprio, não tens que dar satisfações
3. Existem outras soluções? Sim, isolas o circuito de iluminação e alimentas apenas com o sistema fotovoltaico. Como é óbvio, precisas de luz é à noite e, de noite "não há sol", logo o sistema fotovoltaico está a zero... Ou seja, ou punhas um inversor para, quando não houvesse energia solar passavas para a rede (o que não faz sentido pois de dia estaria desligado porque não precisas da iluminação) ou então tens de arranjar uma(s) bateria(s) para acumular a energia do sistema fotovoltaico.

Quanto a preços e equipamentos, agarra a sugestão do colega nelmindo pois o site http://www.troquedeenergia.com é bastante convidativo.

Espero ter ajudado, por pouco que seja, e espero que haja mais contributos dos participantes aqui do forum. Pode ser que as nossas/minhas dúvidas também sejam esclarecidas.

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

A tua ideia é muito boa pois permite poupar energia, mas quanto ao facto de seres tu a montar, não sei se te aconselhava, uma vez que dizes não ter muitos conhecimentos. De qualquer modo, não é minha intenção desmotivar ninguém, e se te achas capaz e com vontade, então vai para a frente.
Para saberes preços e marcas não há nada melhor do que fazer uma pesquisa na net, até porque existem muitas mesmo.
Quanto a quereres alimentar a iluminação da casa...desde que tenhas circuitos dedicados no quadro é perfeitamente possível, se bem que poderias pensar em alimentar mais equipamentos, mas isso também depende (e muito) de quanto estás diposto a gastar, e do espaço que dizes ter disponivel no quintal para colocar o equipamento.
Como o nelmindo disse, eu também acho que a EDP só intervem se tentares meter energia na rede.
Deixo aqui um "site" para poderes perceber mais alguma coisa acerca disto.

http://www.energycasa-pt.com/index_fich ... taico.html
vihupi
Curioso
Curioso
Registado: 12 ago 2009, 10:44

Mensagem por vihupi »

Tal como o colega faisca_84 mencionou não faz sentido utilizares os paineis para alimentar apenas a iluminação. Porque não alimentares o quadro geral? Assim tiravas mais proveito. Quanto à instalação se tem boa luz no jardim e se não se importa de ver os painéis lá plantados até lhe fica mais em conta.
jorgemaialopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2007, 10:03
Contacto:

Mensagem por jorgemaialopes »

Obrigado pelas respostas.
Após algumas pesquisas e alguns cálculos, cheguei à conclusão que o investimento teria um tempo de retorno muito elevado, uma vez que teria de investir cerca de 1000 euros no início e para gastar 1000 euros em energia com as lâmpadas é preciso muito tempo (cerca de 15 anos). Ora como as baterias têm um tempo útil de vida de cerca de 5 a 6 anos e os painéis cerca de 20 anos, não considero que em termos de investimento seja viável. Isto só continua em linha de conta por causa do ambiente, mas mesmo assim sabemos que as baterias prejudicam em muito o ambiente no final da vida útil, por isso mais uma vez não me parece solução. Existe, no entanto, gente que conseguiu desligar-se dos nossos amigos da EDP. Com a conjugação de fotovoltaico e eólica já as coisas mudam de figura, uma vez que quando não há Sol, normalmente há Vento, principalmente em zonas elevadas. Enfim... vou continuar a procurar soluções, porque uma coisa que sei é que esta chulice da EDP não pode continuar.
Quanto à microgeração, é sem dúvida a melhor das soluções, mas custa-me vender energia a quem andou a vender-ma ao preço que quis durante todos estes anos. Acho que vou esperar pela entrada da concorrência no nosso país porque tenho a certeza que os valores que eles irão pagar pela nossa energia serão muito superiores aos 0,61€/KW.
Cumprimentos

Jorge Lopes

http://jorgemaialopes.blogspot.com
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Pois, realmente só para as lâmpadas é capaz de ser caro, se bem que a solução normalmente adoptada é mesmo vender a energia à EDP.
No entanto, se pensares assim...vou instalar um sistema fotovoltaico (isolado ou com outros sistemas de produção de energia eléctrica), e vou passar a viver exclusivamente deste tipo de energia...usando por exemplo, fogões eléctricos, chuveiros eléctricos, aquecimento eléctrico...penso que assim já haveria compensação em relação ao investimento.
O grande problema é que as pessoas ouvem dizer que isto e aquilo é muito bom e muito bonito (energias renováveis), mas depois não sabem como devem aplicar, e acabam por chegar à conclusão (errada) de que alguém andou a tentar vender-lhes gato por lebre.
Outro exemplo são as bombas de calor...epah, aquilo tem um custo inicial que é uma brutalidade, mas se as pessoas fizerem as contas às bilhas de gás que têm de comprar para aquecer a água dos banho (e afins), muito provavelmente chegam à conclusão de que sai mais caro (utilizei aqui a comparação com gás de botija de propósito...eu sei da existência do gás natural).
Isto é apenas a minha opinião.

Cumprimentos.
vihupi
Curioso
Curioso

Mensagem por vihupi »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Outro exemplo são as bombas de calor...epah, aquilo tem um custo inicial que é uma brutalidade, mas se as pessoas fizerem as contas às bilhas de gás que têm de comprar para aquecer a água dos banho (e afins), muito provavelmente chegam à conclusão de que sai mais caro (utilizei aqui a comparação com gás de botija de propósito...eu sei da existência do gás natural).
Isto é apenas a minha opinião.

Cumprimentos.
Porque não a utilização de painéis solares térmicos? São mais em conta e consegue-se um retorno de investimento relativamente baixo. Com a vantagem de seres obrigado a tê-los instalados se quiseres ser micro-produtor de energia.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Também é uma boa solução, mas as bombas de calor permitem aquecer de Inverno, e arrefecer de Verão. Se for com piso radiante é um espectáculo.
vihupi
Curioso
Curioso

Mensagem por vihupi »

Também é uma boa solução, mas as bombas de calor permitem aquecer de Inverno, e arrefecer de Verão. Se for com piso radiante é um espectáculo.
Também é possível utilizares paineis solares térmicos para piso radiante uma vez que a temperatura para tal é de cerca de 30º.

Atenção que não estou a dizer que bombas de calor não prestam, muito pelo contrário.

A questão é que neste momento os paineis são mais vantajosos do ponto de vista económico uma vez que são mais baratos e são considerados como fonte de energia renovável, havendo assim incentivos para a sua aquisição. Mas do ponto de vista energético as bombas de calor têm rendimentos de longe superiores, estima-se que cerca de 600%.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

As bombas de calor também utilizam energias renováveis. O C.O.P. é cerca de 3 a 4, o que representa 300% a 400% de rendimento.
Segundo sei, painéis solares térmicos não constituem um sistema viável de aquecimento central, uma vez que não possuem caudal suficiente para tal, ou seja, a quantidade de calor debitada pelo sistema para o circuito de aquecimento não é suficiente para reaquecer a água à velocidade necessária. E como é óbvio, nem sequer estou a mencionar o aquecimento à noite. Já a bomba de calor permite funcionar dia e noite. E também arrefecer de Verão.
Não estou aqui para vender nada, mas painéis solares só mesmo para águas sanitárias. Sem tomar banho de manhã, é claro :D .

Cumprimentos.
vihupi
Curioso
Curioso

Mensagem por vihupi »

As bombas de calor também utilizam energias renováveis. O C.O.P. é cerca de 3 a 4, o que representa 300% a 400% de rendimento.
Segundo sei, painéis solares térmicos não constituem um sistema viável de aquecimento central, uma vez que não possuem caudal suficiente para tal, ou seja, a quantidade de calor debitada pelo sistema para o circuito de aquecimento não é suficiente para reaquecer a água à velocidade necessária. E como é óbvio, nem sequer estou a mencionar o aquecimento à noite. Já a bomba de calor permite funcionar dia e noite. E também arrefecer de Verão.
Não estou aqui para vender nada, mas painéis solares só mesmo para águas sanitárias. Sem tomar banho de manhã, é claro :D .

Cumprimentos.
Também é possível obteres reembolso no IRS com a aquisição de bombas de calor? Os 30% com limitação de 780€ sensivelmente.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Não sei se é possível obter o reembolso no IRS, mas fazendo as contas...

30% --- 780€
100% --- X
X = 2600€

Por 3000€ e pouco, compras uma bomba de calor (só para águas sanitárias), e tens aquecimento de águas sanitárias, quer haja sol ou não.

Cumprimentos.
vihupi
Curioso
Curioso

Mensagem por vihupi »

Não sei se é possível obter o reembolso no IRS, mas fazendo as contas...

30% --- 780€
100% --- X
X = 2600€

Por 3000€ e pouco, compras uma bomba de calor (só para águas sanitárias), e tens aquecimento de águas sanitárias, quer haja sol ou não.

Cumprimentos.
Depois tens também a desvantagem de, em caso de aquisição de habitação, seres obrigado a instalar os painéis.

Tenho de me informar melhor sobre as bombas. Conheces algum fornecedor/instalador de bombas de calor na zona de leiria?
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”