Embora para efeitos práticos seja indiferente a posição da fase numa tomada monofásica shuko gostava de esclarecer a dúvida se existe algum regulamento que a obrigue a estar á esquerda ou á direita.
Obrigado
Posição fase em tomada monofásica.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 dez 2008, 18:58
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Posição fase em tomada monofásica.
questão possivelmente respondida aqui:marco fontes Escreveu:Embora para efeitos práticos seja indiferente a posição da fase numa tomada monofásica shuko gostava de esclarecer a dúvida se existe algum regulamento que a obrigue a estar á esquerda ou á direita.
Obrigado
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... %A7%C3%A3o
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 mai 2008, 18:16
Penso eu que não haja regulação aplicavel as ligações em tomadas monofasicas, independentemente a fase a esquerda ou direita.
Mas como tudo tem um principio, as entradas de corrente num diferencial seguem a ordem da esquerda para a direita de N,L1,L2,L3, seria logico seguir essa ordem.
No meu tempo de maçarico, um lobo velho na arte disse-me que as ligações nas caixas deveriam ser da seguinte ordem: terra neutro e fases a seguir sendo a primeira fase a mais clara. Isto é da cor mais clara para a mais escura.
Ainda hoje assim trabalho e pensso que sera uma questão de apresentação e gosto profissional.
Mas como tudo tem um principio, as entradas de corrente num diferencial seguem a ordem da esquerda para a direita de N,L1,L2,L3, seria logico seguir essa ordem.
No meu tempo de maçarico, um lobo velho na arte disse-me que as ligações nas caixas deveriam ser da seguinte ordem: terra neutro e fases a seguir sendo a primeira fase a mais clara. Isto é da cor mais clara para a mais escura.
Ainda hoje assim trabalho e pensso que sera uma questão de apresentação e gosto profissional.
Já vi tomadas mosaic de passagem com indicação da ligação da fase e neutro mas estou a falar de material para calhas em que a ligação é em cima ou em baixo, depende da posição das calhas, mas no geral não existe norma. Sobre a localização do neutro à esquerda nos diferenciais, experimenta ver os da ABB, se ainda não mudaram, os que tenho são com o neutro à direita.reissergio Escreveu:Penso eu que não haja regulação aplicavel as ligações em tomadas monofasicas, independentemente a fase a esquerda ou direita.
Abraço.