Caros colegas
posso utilizar um cabo de 5 condutores para alimentar blocos de emergência e ao mesmo tempo o telecomando dos mesmos?
ILUM.DE EMERGÊNCIA
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Re: ILUM.DE EMERGÊNCIA
Saudações...
presumo que não pois estás a misturar no mesmo cabo comando e potencia, com tensões diferentes e um cabo é equivalente a um circuito apenas
presumo que não pois estás a misturar no mesmo cabo comando e potencia, com tensões diferentes e um cabo é equivalente a um circuito apenas
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Bem essa é a minha interpretação do regulamento, mas com duvidas gosto de houvir outras opiniões de colegas.mitos Escreveu:Saudações...
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Até faz algum sentido pensar assim porque os telecomando/bloco autónomo são alimentados
a U2x1,5 mas vai por água a baixo a ideia porque normalmente tens sempre mais do que um
circuito com blocos autónomos.
Sei que estás a pensar numa forma de economizar alguns € mas para passares alimentações
a U5G1,5 terias de ter um telecomando por circuito.
a U2x1,5 mas vai por água a baixo a ideia porque normalmente tens sempre mais do que um
Sei que estás a pensar numa forma de economizar alguns € mas para passares alimentações
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Porquê? Seria questão de juntar os cabos em dois barramentos no quadro eléctrico e ligar o telecomando lá. Os circuitos de telecomando não têm de estar ligados a blocos em série.amoreira Escreveu:Até faz algum sentido pensar assim porque os telecomando/bloco autónomo são alimentados
Pelo contacto que tive com a Certiel foi-me dito que apenas se pode passar um cabo com telecomando e alimentação para os blocos autónomos se o fabricante o permitir. E de acordo com eles apenas alguns o permitem. Agora vá-se lá saber quais.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
[quote="amoreira"]Até faz algum sentido pensar assim porque os telecomando/bloco autónomo são alimentados
a U5G1,5 terias de ter um telecomando por circuito.[/quot
O problema aqui nem se trata de poupar uns €, mas sim de saber se é regulamentar ou não, pois na mesma tubagem o cabo de 5 condutores vai ter 230v p/alimentação de blocos +8v para o telecomando desses blocos.
Cumprimentos.
a U5G1,5 terias de ter um telecomando por circuito.[/quot
O problema aqui nem se trata de poupar uns €, mas sim de saber se é regulamentar ou não, pois na mesma tubagem o cabo de 5 condutores vai ter 230v p/alimentação de blocos +8v para o telecomando desses blocos.
Cumprimentos.
Cpts.
Energy
Energy
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
E porque não utilizar um cabo 3G1.5 para alimentar os blocos e um cabo 2X1 ou mesmo 2X0.75 para o telecomando??
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS