ligar um interruptor

Responder
bagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 ago 2009, 12:55

ligar um interruptor

Mensagem por bagas »

Bom dia,

Preciso ligar um interruptor que vai ligar a luz de dois corredores, ao mesmo tempo ou só um de cada vez. O interruptor que eu tirei, e que estava partido, tinha um fio preto e quatro castanhos (penso que é a entrada e as saídas respectivamente) mais um chante de um fio preto.
O interruptor novo que vou colocar é diferente. É CEBEC 15 e, apesar de ter doze buracos (seis duplos) para conectar fios, acho que só seis (três duplos) é que funcionam por são os único que têm ligações metálicas por dentro. Um deles, o primeiro de cima à esquerda tem uma seta para baixo e os outros. O do meio em cima e o da direita em baixo tem uma seta para cima...
Posso ligar o fio preto à seta para baixo e os quatro castanhos às duas setas para cima?
Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: ligar um interruptor

Mensagem por nelmindo »

bagas Escreveu:Bom dia,

Preciso ligar um interruptor que vai ligar a luz de dois corredores, ao mesmo tempo ou só um de cada vez. O interruptor que eu tirei, e que estava partido, tinha um fio preto e quatro castanhos (penso que é a entrada e as saídas respectivamente) mais um chante de um fio preto.
O interruptor novo que vou colocar é diferente. É CEBEC 15 e, apesar de ter doze buracos (seis duplos) para conectar fios, acho que só seis (três duplos) é que funcionam por são os único que têm ligações metálicas por dentro. Um deles, o primeiro de cima à esquerda tem uma seta para baixo e os outros. O do meio em cima e o da direita em baixo tem uma seta para cima...
Posso ligar o fio preto à seta para baixo e os quatro castanhos às duas setas para cima?
Obrigado
Tens que perceber o sguinte, as sentas não estão para baixo ou para cima. Não tem posição vertical. Percebe antes assim, as setas "entram" ou "saem". Na que entra, ligas o preto e derivas para a outra que entra, usando o "chante" (shunt). Nas que saem ligas os castanhos, um em cada furo. Este furo deve ser conjunto de um par de furos e não devem ligar no outro mais nenhum castanho. Por outras palavras, e cada par de furos, só usas um, para meter um castanho.
bagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bagas »

Imagem

Olá,

Obrigado pela resposta. Tirei a fotografia possível com o meu telemóvel. Isso que dizer que tenho duas entradas e apenas uma saída, não é?
Como tenho quatro fios castanhos...

Abraço
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

bagas Escreveu:Imagem

Olá,

Obrigado pela resposta. Tirei a fotografia possível com o meu telemóvel. Isso que dizer que tenho duas entradas e apenas uma saída, não é?
Como tenho quatro fios castanhos...

Abraço
Boas...
O aparelho que colocaste na foto, aparenta ser um comutador de lustre, e o que supostamente avariou era um comutador de escada duplo. Com isto, quero dizer que com esse aparelho não consegues substituir de forma funcional o aparelho avariado.
Se procurares no fórum por esquemas de comutação, vais ver as diferenças entre cada aparelho. Esse aparelho que fotografaste, serve apenas para ligar 2 lampadas em simultaneo ou em separado, mas apenas num unico ponto(ex. luz wc + espelho)
Para teres tantos castanhos como referiste no 1º post, por certo esse aparelho esta a meio de um corredor, e cada uma das lampadas têm outro botão pra desligar noutro local do corredor.
A sugestão, é ires trocar esse aparelho, e trazer um comutador de escada duplo. É em tudo igual no aspecto, mas tem os 6 contactos que precisas para ligar os fios.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Exactamente como o colega disse. Na pr´tica só tens 3 pares de furos nesse aparelho. O que precisas é um que tenha 6 pares de furos, todos funcionais.
bagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bagas »

Bem... muito obrigado a ambos. Já fui trocar, já instalei e já a está a funcionar. Já aprendi alguma coisa hoje. Muito bom, este fórum. Vou continuar a passar por aqui...

Abraços
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”