mitos Escreveu:casta Escreveu:Bom dia,
venho mais uma vez pedir a V. ajuda para um problema que tenho num circuito de iluminação de um estacionamento:
PROBLEMA: A iluminação está sempre acessa
CIRCUITO: 3 sensores de movimento "activam" um contactor que "alimenta" 10 armaduras fluorescente
Já desliguei as o condutor que sai di contactor para as armaduras, o problema continua (sensores estão OK).
O contactor fica sempre ligado mesmo quando os sensores desligam (Contactor está OK).
Fiz a medição entre os contactos da bobina do contactor e verifiquei que mesmo com os sensores desligados tenho perto de 100V

., pelo que o contactor não desliga.
O que poderá ser?
Agradeço desde já a vossa ajuda!
Cumpts
Casta
iluminaçãoautomática.pdf
Bom dia,
desliga o A1 do contactor (que vem dos sensores) e vê o que acontece...
e já agora com os sensores desligados mede a tensão entre essa saida e o neutro...
verifica se o contactor não está colado...
10 armaduras 2X58W compensadas a passar num só contacto de um contactor de baixa potencia podem danificar o mesmo
Já fiz isso, desligando o A1 o contactor desatraca, ligando o A1 com os sensores ligados não atraca, mas tenho 100V ente A1 e A2, quando activo um sensor, fico com os 230V entre os contacots e assim que este desliga o contactor já não desatraca medindo os tais 100V.
Esquisito!?
As armaduras são simples 1x36W, o contacto do contactor é de 20A, pelo que acho que não há problema.
Obrigado pela ajuda, continuo a agurdar mais sujestões, pois não consigo ver onde está o problema.
Fiz a experiencia retirando o contactor, ficando só os sensores directos á iluminação e está tudo a funcionar bem, pelo que os sensores estão bons, só que assim os sensores "vão-se" á vida...
Cumpts.
P.C.