Circuito iluminação estacionamento

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casta
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Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por casta »

Bom dia,

venho mais uma vez pedir a V. ajuda para um problema que tenho num circuito de iluminação de um estacionamento:

PROBLEMA: A iluminação está sempre acessa
CIRCUITO: 3 sensores de movimento "activam" um contactor que "alimenta" 10 armaduras fluorescente

Já desliguei as o condutor que sai di contactor para as armaduras, o problema continua (sensores estão OK).
O contactor fica sempre ligado mesmo quando os sensores desligam (Contactor está OK).
Fiz a medição entre os contactos da bobina do contactor e verifiquei que mesmo com os sensores desligados tenho perto de 100V :( ., pelo que o contactor não desliga.

O que poderá ser?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

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mitos
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por mitos »

casta Escreveu:Bom dia,

venho mais uma vez pedir a V. ajuda para um problema que tenho num circuito de iluminação de um estacionamento:

PROBLEMA: A iluminação está sempre acessa
CIRCUITO: 3 sensores de movimento "activam" um contactor que "alimenta" 10 armaduras fluorescente

Já desliguei as o condutor que sai di contactor para as armaduras, o problema continua (sensores estão OK).
O contactor fica sempre ligado mesmo quando os sensores desligam (Contactor está OK).
Fiz a medição entre os contactos da bobina do contactor e verifiquei que mesmo com os sensores desligados tenho perto de 100V :( ., pelo que o contactor não desliga.

O que poderá ser?

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Bom dia,
desliga o A1 do contactor (que vem dos sensores) e vê o que acontece...
e já agora com os sensores desligados mede a tensão entre essa saida e o neutro...
verifica se o contactor não está colado...
10 armaduras 2X58W compensadas a passar num só contacto de um contactor de baixa potencia podem danificar o mesmo
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rainbow
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Pela lógica, não deveria estar ligado... :D
Verifica de o contactor fica "atracado" após o sinal do detector desaparecer...se não ficar "atracado", é porque o contacto abriu (estou a excluir a hipótese do contactor estar avariado). E se abriu é porque não existe tensão suficiente nos bornes do contactor para ele fechar...e a iluminação tem de desligar.
Existe também a possibilidade do sensor ter algum defeito pois com o contacto (que dá sinal para o contactor) aberto, não deveria haver nenhuma tensão nos bornes do contactor.
Claro que existe também a possibilidade de haver uma ligação mal feita (não te enganaste algures? :D ).
Hipótese remota: poderia estar a ser induzida uma f.e.m. na bobina do contactor proviniente duma fonte externa (mas teria de ser algo bastante potente na proximidade do contactor...digo isto devido à medição que dizes ter feito).
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casta
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por casta »

mitos Escreveu:
casta Escreveu:Bom dia,

venho mais uma vez pedir a V. ajuda para um problema que tenho num circuito de iluminação de um estacionamento:

PROBLEMA: A iluminação está sempre acessa
CIRCUITO: 3 sensores de movimento "activam" um contactor que "alimenta" 10 armaduras fluorescente

Já desliguei as o condutor que sai di contactor para as armaduras, o problema continua (sensores estão OK).
O contactor fica sempre ligado mesmo quando os sensores desligam (Contactor está OK).
Fiz a medição entre os contactos da bobina do contactor e verifiquei que mesmo com os sensores desligados tenho perto de 100V :( ., pelo que o contactor não desliga.

O que poderá ser?

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Bom dia,
desliga o A1 do contactor (que vem dos sensores) e vê o que acontece...
e já agora com os sensores desligados mede a tensão entre essa saida e o neutro...
verifica se o contactor não está colado...
10 armaduras 2X58W compensadas a passar num só contacto de um contactor de baixa potencia podem danificar o mesmo

Já fiz isso, desligando o A1 o contactor desatraca, ligando o A1 com os sensores ligados não atraca, mas tenho 100V ente A1 e A2, quando activo um sensor, fico com os 230V entre os contacots e assim que este desliga o contactor já não desatraca medindo os tais 100V. :oops:
Esquisito!?
As armaduras são simples 1x36W, o contacto do contactor é de 20A, pelo que acho que não há problema.

Obrigado pela ajuda, continuo a agurdar mais sujestões, pois não consigo ver onde está o problema.

Fiz a experiencia retirando o contactor, ficando só os sensores directos á iluminação e está tudo a funcionar bem, pelo que os sensores estão bons, só que assim os sensores "vão-se" á vida...

Cumpts.

P.C.
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vihupi
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por vihupi »

casta Escreveu:
mitos Escreveu:
casta Escreveu:Bom dia,

venho mais uma vez pedir a V. ajuda para um problema que tenho num circuito de iluminação de um estacionamento:

PROBLEMA: A iluminação está sempre acessa
CIRCUITO: 3 sensores de movimento "activam" um contactor que "alimenta" 10 armaduras fluorescente

Já desliguei as o condutor que sai di contactor para as armaduras, o problema continua (sensores estão OK).
O contactor fica sempre ligado mesmo quando os sensores desligam (Contactor está OK).
Fiz a medição entre os contactos da bobina do contactor e verifiquei que mesmo com os sensores desligados tenho perto de 100V :( ., pelo que o contactor não desliga.

O que poderá ser?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

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Bom dia,
desliga o A1 do contactor (que vem dos sensores) e vê o que acontece...
e já agora com os sensores desligados mede a tensão entre essa saida e o neutro...
verifica se o contactor não está colado...
10 armaduras 2X58W compensadas a passar num só contacto de um contactor de baixa potencia podem danificar o mesmo

Já fiz isso, desligando o A1 o contactor desatraca, ligando o A1 com os sensores ligados não atraca, mas tenho 100V ente A1 e A2, quando activo um sensor, fico com os 230V entre os contacots e assim que este desliga o contactor já não desatraca medindo os tais 100V. :oops:
Esquisito!?
As armaduras são simples 1x36W, o contacto do contactor é de 20A, pelo que acho que não há problema.

Obrigado pela ajuda, continuo a agurdar mais sujestões, pois não consigo ver onde está o problema.

Fiz a experiencia retirando o contactor, ficando só os sensores directos á iluminação e está tudo a funcionar bem, pelo que os sensores estão bons, só que assim os sensores "vão-se" á vida...

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Das duas uma, ou o contactor está danificado ou a hipótese da FEM externa começa a fazer algum sentido. Não terá nenhum motor junto ao contactor?
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por joao2004 »

Experimenta ligar apenas um sensor de cada vez... Um deles deve ter defeito...

Os sensores têm saída por relé?

:arrow:
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por mitos »

joao2004 Escreveu:Experimenta ligar apenas um sensor de cada vez... Um deles deve ter defeito...

Os sensores têm saída por relé?

:arrow:
normalmente os sensores não funcionam com relé, são electronicos e ao termos e o conjunto dos 3 (principalmente se forem de qualidade inferior) podem interferir com o funcionamento do contactor
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por casta »

mitos Escreveu:
joao2004 Escreveu:Experimenta ligar apenas um sensor de cada vez... Um deles deve ter defeito...

Os sensores têm saída por relé?

:arrow:
normalmente os sensores não funcionam com relé, são electronicos e ao termos e o conjunto dos 3 (principalmente se forem de qualidade inferior) podem interferir com o funcionamento do contactor


Os sensores são LITEK e já esperimentei só com um sensor, o efeito é o mesmo.

Quando a motores por perto que possam interferir com o contactor não existem.

Vou continuar a matar a cabeça, já lá perdi ontem 3 horas e hoje vou pelo mesmo caminho!!!
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Concordo com a hipótese dos sensores estarem a interferir com o contactor como disse o "mitos".
Mas olha lá...esses sensores por acaso não terão uma temporização qualquer? Tipo liga e só desliga ao fim de algum tempo? Não estará isso regulado para 1 hora ou algo assim?
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por joao2004 »

mitos Escreveu:
joao2004 Escreveu:Experimenta ligar apenas um sensor de cada vez... Um deles deve ter defeito...

Os sensores têm saída por relé?

:arrow:
normalmente os sensores não funcionam com relé, são electronicos e ao termos e o conjunto dos 3 (principalmente se forem de qualidade inferior) podem interferir com o funcionamento do contactor
Eu tenho cá em casa alguns, e todos têm "saída" por relé (a saída é activada por um relé, na placa electrónica do sensor), poderia ser saída por triac, ou ssr, ...

O problema está nos 100v (falta confirmar de onde estão a vir)... que não sendo suficientes para atracar o contactor, são suficientes para o manter, depois de atracado.
Última edição por joao2004 em 27 ago 2009, 13:20, editado 1 vez no total.
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por nelmindo »

Experimenta medir as continuidades e os isolamentos das linhas.
Esses 100V são devidos a alguma coisa. Por exemplo ele desligado, aparece os 100V nos terminais, mas ele não "atraca", certo? Se o empurrares com uma chave de fendas, já fica fixo e com os 100V nos terminais na mesma?
Algo está a criar esses 100V, ou fugas derivados a defeitos de isolamento, ou fugas devido aos componentes de comando electrónicos dos sensores, caso sejam estáticos como alguém disse.
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por casta »

nelmindo Escreveu:Experimenta medir as continuidades e os isolamentos das linhas.
Esses 100V são devidos a alguma coisa. Por exemplo ele desligado, aparece os 100V nos terminais, mas ele não "atraca", certo? Se o empurrares com uma chave de fendas, já fica fixo e com os 100V nos terminais na mesma?
Algo está a criar esses 100V, ou fugas derivados a defeitos de isolamento, ou fugas devido aos componentes de comando electrónicos dos sensores, caso sejam estáticos como alguém disse.

Ora bem os sensores tém de facto relés na placa electrónica...
Os 100V aparecem no condutor que vem dos sensores (ligados em paralelo) mesmo este não estando ligado no contacto A1, o problema é que os 100V mantém o contactor atracado (como referiu o colega).
O problema é saber de onde vem os 100V, visto já ter desligado o condutor de terra nas cxs. de derivação e nada...
Possivelmente algum cabo "tocado" nas chuteiras metálicas (o estacionamento como devem calcular é enorme) :roll:
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por mitos »

casta Escreveu: Ora bem os sensores tém de facto relés na placa electrónica...
Os 100V aparecem no condutor que vem dos sensores (ligados em paralelo) mesmo este não estando ligado no contacto A1, o problema é que os 100V mantém o contactor atracado (como referiu o colega).
O problema é saber de onde vem os 100V, visto já ter desligado o condutor de terra nas cxs. de derivação e nada...
Possivelmente algum cabo "tocado" nas chuteiras metálicas (o estacionamento como devem calcular é enorme) :roll:
algo que te pode ajudar (pelo menos para já) é trocares o contactor por um com bobine de 400V que em principio atraca na mesma com 230 e é imune aos 100V...

é só uma ideia
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por casta »

mitos Escreveu:
casta Escreveu: Ora bem os sensores tém de facto relés na placa electrónica...
Os 100V aparecem no condutor que vem dos sensores (ligados em paralelo) mesmo este não estando ligado no contacto A1, o problema é que os 100V mantém o contactor atracado (como referiu o colega).
O problema é saber de onde vem os 100V, visto já ter desligado o condutor de terra nas cxs. de derivação e nada...
Possivelmente algum cabo "tocado" nas chuteiras metálicas (o estacionamento como devem calcular é enorme) :roll:
algo que te pode ajudar (pelo menos para já) é trocares o contactor por um com bobine de 400V que em principio atraca na mesma com 230 e é imune aos 100V...

é só uma ideia

Agradecido...vou tentar testar ainda hoje e dou feedback...


Se entretanto tiverem mais ideias agradeço... :)
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Re: Circuito iluminação estacionamento

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Se os 100V aparecem no cabo mesmo quando este está desligado do contactor...verifica a origem do cabo, e mede a tensão para ver se também tens lá os 100V. Se sim, provavelmente tens problemas nos sensores. Se não, tens problemas no cabo.
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