Preços para os novos projectos

Responder
zemau
Curioso
Curioso
Registado: 11 out 2008, 23:17

Preços para os novos projectos

Mensagem por zemau »

Bom dia pessoal, com este novo manual ITED e com as alterações introduzidas, o preço dos projectos vai ser o mesmo ou vai alterar alguma coisa.

Dêm a vossa opinião.

Cumprimentos

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Preços para os novos projectos

Mensagem por rainbow »

E porque é que achas que deviam alterar?
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Bem ainda não acabei de lêr bem o manual, mas a meu ver acho que vai existir uma maior responsabilidade na execução dos projectos sobre o novo manual, vais existir também uma perda de tempo significativa na escolha de materiais e equipamentos a utilizar.

Bem mas é como digo ainda não o acabei de lêr e só estou a pedir uma opinião.

Outra coisa é também não saber os preços que se pratica para o seu lado.

Atentamente

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Com a crise é melhor actulizar mais 10 a 15%
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

sinceramente também acho.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

zemau Escreveu:Bom dia pessoal, com este novo manual ITED e com as alterações introduzidas, o preço dos projectos vai ser o mesmo ou vai alterar alguma coisa.

Dêm a vossa opinião.

Cumprimentos

Depende da cabeça de cada um :wink:
se o projectista entender que deva subir o preço dos projectos que realiza, seja porque motivo for, então que suba!

No meu caso sim, os preços irão ser actualizados fruto de maior trabalho.

Claro que se me pagassem os projectos a 500 euros, eu iria manter, por exemplo :lol:
Learning is the goal!!
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Pois, se assim fosse nem eu alterava.

Mas como digo estes novos projectos vão demorar bem mais que os do antigo ITED.

E está certo vai na cabeça de cada um, mas eu acho que existe pessoal a abusar com os preos demasiado baixos.

Cumprimentos

lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Penso que os novos projectos tem um grau de responsabilidade e de complexidade muito maior.
A inha opinião é a seguinte:

Assim, os honorários deverão ser coincidentes com esse grau, por isso deverá ser feito o cálculo da seguinte forma:
- estipular um valor para a hora de trabalho eng/egt
- estipular um valor para a hora de trabalho desenhador
- estipular um valor para o seguro de responsabilidade civil, ver DL31/2009
- despesas de revisão de projecto
- €/km em deslocações
- nº visitas á obra (lançamento da obra+abertura de roços+instalação de tubos e caixas/fechamento de roços+escolha de aparelhagem+aplicaçõa da parelhagem+inspeção visual+elaboração do relatório de ensaios de funcionalidades+assinatura do livro de obra)

o valor do projecto deverá incluir, pelo menos os seguintes item's:
(nº horas eng/egt)x(€ por hora eng/egt)+(nº horas desenhador) x (€ por hora desenhador)+(prémio de seguro/nº de projectos previstos para o ano)+(despesas em papel e pastas)+(despesas de revisão de projecto-se for necessário!)+(nº de visitas á obra)x(preço por km)

Ter em atenção o que diz o DL123/2009, em relação ás responsabilidades!!! Com a crise vai haver muitas queixas, pois há muita gente que arranja sempre maneuira de não pagar...
Agradeço a vossa colaboração.
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Bom dia, é muito bem visto mas também não vai subir muito o preço dos projectos?

Cumprimentos

nunoski
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por nunoski »

Em minha humilde opinião, mais importante do que aumentar os preços dos projecto era existir uma tabela com os preços dos projectos em função da complexidade da instalação. Assim deixaria de existir diferenças enormes entre os projectistas...

É claro que este novo manual implica muito mais trabalho(se calhar até exigem coisas a mais... só falta mesmo é o projectista fazer a obra e levar o mesmo preço...) e por isso o preço deveria ser aumentado...
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Em jeito de comentário rápido, o que muitas especialidades de um projecto levam a mais poderá ser "encaminhado" para especialidades como o ITED e para os projectos até 50kVA (segundo parece vão ser obrigatórios, sem aprovação mas com vistoria rigorosa da CERTIEL, que da mesma forma que os ITED responsabilizam o projectista).

Asim poderá manter-se o valor global dos projectos, ajustando os preços das espeicalidades, algumas cobram-se de valores verdadeiramente escandalosos em relação ás demais.
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Boas, fale-me do que sabe acerca dos projectos até 50 KVA serem obrigatórios.
se for possivel claro.

Cumprimentos
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Está em curso uma proposta, já em altas instâncias, que contém os seguintes pontos:

- Obrigatoriedade de projectos eléctricos, de qualquer categoria até 50 kVA;
- Projectistas de electricidade, só engenheiros e engenheiros técnicos, habilitados pelas respectivas associações profissionais;
- Não obrigatoriedade de aprovação dos projectos até 50 kVA pela Certiel;
- Vistoria pela Certiel, com ensaios obrigatórios, ou de entidade por sí designada, de todas as instalações;
- Projectos de execução para as obras até 50 kVA, com base na Portaria 701H/2008;
- Obrigatoriedade de acompanhamento de obra pelo projectista ou por seu representante legal;
- Andamento e final da obra registada no respectivo livro de obra;
- após a aprovação da obra pela Certiel, entrega ao dono de obra de "dossier electrico" onde conste todo o projecto e ensaios efectuados.

Para já é isto que posso dizer, agradecia a sua opinião, pois será de certeza válida.
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Boas mais uma vez, concordo com a obrigatoriedade de projecto até 50 KVA, só a unica coisa que não concordo é serem só engenheirosa faze-lo, isto porque acho que é incostitucional retirar dados adquiridos.
Como sabe já retiraram poderes aos técnicos para fazer projectos ITED acima da classe 2 de alvará e agora tiram o resto.
Não sou Eng.º mas já estudei para o ser só que a vida é complicada, tenho o nível 4 de Electrotécnia e Instalações Eléctricas e estou farto de projectar tanto electricidade como ITED. Projectos aprovados não dá para contar só que não os assino como deve cálcular ´so assino os de ITED e até agora não tive reclamações.
Acho que uma formação para fazer o projectos até os 50 KVA deveria haver para qualificar os técnicos que existem e não os que vêm a seguir.

Quem tem tem daqui para a frente mais ninguem pode fazer.

Ma como digo concordo com a execução de projectos até 50 Kva.

Um abraço

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”