Há algum colega que me possa esclarecer a situação das vistorias,é que ainda á pouco tempo disseram-me que já não eram obrigatórias e eu agora já não sei se as devo pedir ou não.
Será que na camara municipal não pedem o certificado de vistoria quando o cliente for pedir o papel de habitabilidade.
Se já não for preciso porque é que nos andaram a fazer perder tempo e dinheiro todo este tempo.
Duvida sobre vistorias
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 mar 2008, 20:07
-
- Curioso
- Registado: 28 mar 2008, 23:06
Re: Duvida sobre vistorias
Junto, envio esclarecimento da ANACOM, de 17/6/2009.
Cmps
Cmps
- Anexos
-
- verificacao_conformidadeITED.pdf
- (179.17 KiB) Transferido 212 vezes
-
- Curioso
Em anexo, envio o D.L. 123/2009, de 21 de Maio.
Será bom ler a alínea b) do nº 4 e o nº 5 do artº 89º, assim como, o nº 2 do Artº 109º e o Artº 105º, do mesmo D.L.
CMPS
Será bom ler a alínea b) do nº 4 e o nº 5 do artº 89º, assim como, o nº 2 do Artº 109º e o Artº 105º, do mesmo D.L.
CMPS
- Anexos
-
- 123 2009.pdf
- (294.76 KiB) Transferido 135 vezes
mas se ja nao ha vistorias
para onde se envia a papelada
e como se obtem o certificado
será que se formos pedir linha telefonica ja nao pedem certificado
obrigado
obrigado
-
- Curioso
Já não há vistorias!...ncnc Escreveu:mas se ja nao ha vistorias
obrigado
Se consultar a legislação e o novo termo de responsabilidade (consultar site da ANACOM)verifica que as coisas mudaram!...
Agora o instalador deve emitir o Termo de Responsabilidade, onde identifica o projectista, o dono da obra, as coordenadas GPS do edifício, etc., que depois entrega ao dono da obra.
Também tem que dar ao dono da obra os testes de ensaio de funcionalidades executados a 100%. Faz um relatório de ensaios de funcionalidade, com indicação dos aparelhos utilizados nos ensaios, indicação dos certificados de calibração dos mesmos aparelhos, junta ao projecto e guarda tudo para posterior e eventual inspecção por parte da ANACOM.
Se não tem aparelhos socorre-se de uma empresa ex-certificadora.
Só que agora não escolha uma ex-empresa certificadora que dava o certificado ITED "na hora" (sinais dos tempos Simplex...). Pois a responsabilidade desta empresa não é a mesma do "antigamente". A responsabilidade é sua e só sua. Por isso exija os ensaios devidamente feitos. É a 100% que se fazem e não uma ou outra tomada.
Isto é, o tempo em que ex-certifiadores andavam com a máquina registadora debaixo do braço, faziam (?)inspecções em 10 minutos e ainda faziam um desconto comercial !!!! acabou.
Agora é preciso trabalhar! E a sério!.
Como os "vigários" não acabam por decreto lei preparem-se para inspecções por parte da ANACOM. Estão em causa os Projectistas e os Instaladores.
Recomendo a leitura do DL 31/2009, pois a partir de 1 de Novembro entra em vigor.
Esta leitura é particularmente interessante para os projectistas.
Mais informo que os Manuais ITED e ITUR já foram enviados para a comissão europeia para aprovação. Quererá isto dizer que a partir de Jan/2010 (?) "VIDA NOVA".
Por último, os Operadores agora já não precisam do Certificado para nada.
Entram nos prédios como cão por vinha vindimada. Fazem e desfazem a seu belo prazer. De que é a responsabilidade se mexerem na instalação sem conhecimento do instalador?
Por isso tirem fotografias da instalação quando a derem por concluída e para posterior prova do que foi executado.
Cordiais cumprimentos
Concordo plenamente, pois os "telecertificadores" vão acabar.
Vejam que as coimas são divididas pelo Estado, Municípios e Anacom!
Ainde me vou rir daqueles que andaram a brincar om coisas sérias e se riram do meu rigor!
Vejam que as coimas são divididas pelo Estado, Municípios e Anacom!
Ainde me vou rir daqueles que andaram a brincar om coisas sérias e se riram do meu rigor!