Ligação equipotencial esteiras
Ligação equipotencial esteiras
existe alguma norma que defina que a ligação equipotencial das esteiras (caminho de cabos)deverá ser feita com condutor de cobre nú em todos o seu precurso ou poderá ser feita atraves de shunt's entre troços de esteira??
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Re: Ligação equipotencial esteiras
estás a falar de esteira de chapa prefurada ou aramada (feita de varão)pitu Escreveu:existe alguma norma que defina que a ligação equipotencial das esteiras (caminho de cabos)deverá ser feita com condutor de cobre nú em todos o seu precurso ou poderá ser feita atraves de shunt's entre troços de esteira??
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
na maioria das esteiras de varão ( por exemplop a rejiband da pensa) não necessita desse condutor de terra pois ela garante a continuidade eléctrica desde que se utilizem os acessorios certificados pela marca... basta ligar a terra num ponto da esteira.pitu Escreveu:estou-me a referir aos 2 tipos de caminhos de cabos.
é um dos motivos que me leva a preferir este tipo de esteira...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
De acordo com o a norma francesa NFC 15-900:
«... quando o comprimento do caminho de cabos é importante, é conveniente realizar as ligações equipotenciais funcionando todos os 15 a 20 mt.»
fonte
Eu tenho por norma utilizar cabo ao longo de todo o comprimento dos caminho de cabos, com ligações equipotenciais no início de cada troço (cada 3/6m consoante o fabricante).
Outra maneira de dar a volta a isto e a contribuir para uma instalação ainda mais segura é a utilização de caminhos de cabos electricamente isolantes, o que tenho feito cada vez mais.
Não só cumprem a recente directiva ROHS que restinge a utilização de certas substâncias perigosas no fabrico, cumprem as normas de segurança contra incêndios e oferecem ainda a mais valia de serem seguros contra contactos directos, quando comparados com os caminhos de cabos metálicos, o que em instalações de média/grande dimensão pode contribuir para um aumento na segurança global e consequentemente prémios de seguro mais baixos.
«... quando o comprimento do caminho de cabos é importante, é conveniente realizar as ligações equipotenciais funcionando todos os 15 a 20 mt.»
fonte
Eu tenho por norma utilizar cabo ao longo de todo o comprimento dos caminho de cabos, com ligações equipotenciais no início de cada troço (cada 3/6m consoante o fabricante).
Outra maneira de dar a volta a isto e a contribuir para uma instalação ainda mais segura é a utilização de caminhos de cabos electricamente isolantes, o que tenho feito cada vez mais.
Não só cumprem a recente directiva ROHS que restinge a utilização de certas substâncias perigosas no fabrico, cumprem as normas de segurança contra incêndios e oferecem ainda a mais valia de serem seguros contra contactos directos, quando comparados com os caminhos de cabos metálicos, o que em instalações de média/grande dimensão pode contribuir para um aumento na segurança global e consequentemente prémios de seguro mais baixos.
Mas a quando da vistoria da Certiel, não há qualquer não conformidade em não existir o cabo de cabre nú a correr a esteira toda??
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Eu como nunca vi nem nunca executei uma instalação de caminhos de cabos metálicos sem condutor de equipotencialidade não lhe sei responder o que a Certiel irá fazer perante essa situação, nem consigo encontrar nas RTIEBT algo que obrigue a essa equipotencialização.
No entanto, conheço fabricantes que afirmam que os seus caminhos de cabos não necessitam de condutores de equipotencialidade, pelo que nesse caso penso que isso bastará perante a Certiel.
Nota: O condutor de equipotencialidade normalmente tem isolamento e pode ser do tipo H07V-R de cor verde/amarelo acoplado ao caminho de cabos com ligadores fornecidos pelo fabricante.
No entanto, conheço fabricantes que afirmam que os seus caminhos de cabos não necessitam de condutores de equipotencialidade, pelo que nesse caso penso que isso bastará perante a Certiel.
Nota: O condutor de equipotencialidade normalmente tem isolamento e pode ser do tipo H07V-R de cor verde/amarelo acoplado ao caminho de cabos com ligadores fornecidos pelo fabricante.