Ligação equipotencial esteiras

Responder
pitu
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2008, 23:10

Ligação equipotencial esteiras

Mensagem por pitu »

existe alguma norma que defina que a ligação equipotencial das esteiras (caminho de cabos)deverá ser feita com condutor de cobre nú em todos o seu precurso ou poderá ser feita atraves de shunt's entre troços de esteira??
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Re: Ligação equipotencial esteiras

Mensagem por mitos »

pitu Escreveu:existe alguma norma que defina que a ligação equipotencial das esteiras (caminho de cabos)deverá ser feita com condutor de cobre nú em todos o seu precurso ou poderá ser feita atraves de shunt's entre troços de esteira??
estás a falar de esteira de chapa prefurada ou aramada (feita de varão)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
pitu
Curioso
Curioso

Mensagem por pitu »

estou-me a referir aos 2 tipos de caminhos de cabos.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

pitu Escreveu:estou-me a referir aos 2 tipos de caminhos de cabos.
na maioria das esteiras de varão ( por exemplop a rejiband da pensa) não necessita desse condutor de terra pois ela garante a continuidade eléctrica desde que se utilizem os acessorios certificados pela marca... basta ligar a terra num ponto da esteira.
é um dos motivos que me leva a preferir este tipo de esteira...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

De acordo com o a norma francesa NFC 15-900:

«... quando o comprimento do caminho de cabos é importante, é conveniente realizar as ligações equipotenciais funcionando todos os 15 a 20 mt.»

fonte

Eu tenho por norma utilizar cabo ao longo de todo o comprimento dos caminho de cabos, com ligações equipotenciais no início de cada troço (cada 3/6m consoante o fabricante).

Outra maneira de dar a volta a isto e a contribuir para uma instalação ainda mais segura é a utilização de caminhos de cabos electricamente isolantes, o que tenho feito cada vez mais.
Não só cumprem a recente directiva ROHS que restinge a utilização de certas substâncias perigosas no fabrico, cumprem as normas de segurança contra incêndios e oferecem ainda a mais valia de serem seguros contra contactos directos, quando comparados com os caminhos de cabos metálicos, o que em instalações de média/grande dimensão pode contribuir para um aumento na segurança global e consequentemente prémios de seguro mais baixos.
pitu
Curioso
Curioso

Mensagem por pitu »

Mas a quando da vistoria da Certiel, não há qualquer não conformidade em não existir o cabo de cabre nú a correr a esteira toda??
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Eu como nunca vi nem nunca executei uma instalação de caminhos de cabos metálicos sem condutor de equipotencialidade não lhe sei responder o que a Certiel irá fazer perante essa situação, nem consigo encontrar nas RTIEBT algo que obrigue a essa equipotencialização.

No entanto, conheço fabricantes que afirmam que os seus caminhos de cabos não necessitam de condutores de equipotencialidade, pelo que nesse caso penso que isso bastará perante a Certiel.

Nota: O condutor de equipotencialidade normalmente tem isolamento e pode ser do tipo H07V-R de cor verde/amarelo acoplado ao caminho de cabos com ligadores fornecidos pelo fabricante.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”