Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009

Responder
FCarrico
Curioso
Curioso
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Re: Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009

Mensagem por FCarrico »

Não.. Isso não faz sentido.

Pq tal como disse há técnico dos IEFP que têm habilitação profissional para fazer ITED que não são engenheiros... E onde vão buscar as declarações?

No entanto para ITUR já só é possivel com o grau de engenheiro, só eng podem fazer esses projectos.

Isto é como a DGEG e a OE.. Os Eng anteriores ao Decreto-Lei n.º 229/2006, de 24 de Novembro não têm declarações para projectos de infra-estruturas eléctricas apenas o cartão da DGEG.

Essas declarações serão para os novo engenheiros licenciados apos o DL123/2009.

Estou certo ou errado? :)

Abraço
Francisco Carriço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

EngCarrico Escreveu:Não.. Isso não faz sentido.

Pq tal como disse há técnico dos IEFP que têm habilitação profissional para fazer ITED que não são engenheiros... E onde vão buscar as declarações?
O que disseste foi:
"Pq há técnicos que não são engenheiros e têm essa habilitação profissional, certo?"
E eu respondi:
"Certo."Porque a ANACOM reconhece(u) como projectistas diversas pessoas sem estas serem técnicas, nada contra.
Fazem aquilo que lhes pedem para ter direito a isso, portanto, tudo bem.

Não sei onde vão buscar as declarações, pois não sei para que servem, isso foi o que eu perguntei :)

EngCarrico Escreveu: No entanto para ITUR já só é possivel com o grau de engenheiro, só eng podem fazer esses projectos.
(...)
Essas declarações serão para os novo engenheiros licenciados apos o DL123/2009.
Estou certo ou errado? :)
Abraço
Francisco Carriço
Não percebo a lógica das declarações serem para os novos licenciados, como dizes...
Volto a repetir o que disse atrás:
Para quem for Engº e se queira inscrever agora na ANACOM precisa dessas declarações.

É mais importante saber se estas têm de ser anexas aos projectos ou não!
Learning is the goal!!
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

O ITED nova geração, vai ser o exemplo para a boa engenharia, pois basta de xicos espertos a armar em engenheiros!
Que o quiser ser que estude, pois as universidades até tem vagas a mais!

O novo ITED vem reponsabilizar que está no mercado, pois eu se quiser fazer uma casa entrego-a a um profissional a sério, assim tenho a certeza de que ele é o responsável e pode ser responbilizado, de outra forma voltamos ao Portugal das casinhas do Só....
FCarrico
Curioso
Curioso
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Mensagem por FCarrico »

Isso deve ser dito com mais cuidado, mas é tudo real.

Às vezes a maneira como escrevemos pode ofender e magoar. :)

No entanto, não discordo de nada. :)

Abraço colegas
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

E então quando colocam técnicos tanto projectistas (engenheiros ou não), como instaladores que só estão habituados a fazerem ITED em habitações, e vão fazer ITED em locais de uso profissional o caso ainda é melhor... vejo cada barbaridade...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”