Bons dias
Sou novo aqui mas tenho um questão para a qual preciso de uma resposta.
O que é um contacto seco?? (definição técnica de um livro ou sebenta)
Pode ter tensão aos seus terminais? Então nesse caso um contactor (sem contar com os contactos da bobine tem contactos secos???)
Para mim um contacto seco é um contacto pelo qual não passa corrente e que aos seu terminais não apresenta tensão!
Tenho que ter esta definição devidamente fundamentada com texto credivel.!!!!!!!!
Muito obrigado
Nuno Dias
Contacto seco
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Contacto seco
Contacto seco é aquele que está live de pontencial, como um colega anterior disse. É um contacto fisico/mecanico, onde existe uma parte fixa e uma móvel.
Serve para diferenciar daqueles "contactos" efectuados por meio de electrónica de potencia, que fazem passar ainda, uma corrente residual pela carga, mas não é o suficiente para esta funcionar. Por vezes esses contactos provocam falsos diagnósticos, quando o pessoal usa um busca-polos para verificar se existe tensão, e essa corrente residual, é a suficiente para o busca-polos funcionar e a carga propriamente dita não.
Mas isso só se aplica em contactores estáticos (com tiristors/triacs ou similares), alguns sensores e outros equipamentos que usem este método de comando.
Serve para diferenciar daqueles "contactos" efectuados por meio de electrónica de potencia, que fazem passar ainda, uma corrente residual pela carga, mas não é o suficiente para esta funcionar. Por vezes esses contactos provocam falsos diagnósticos, quando o pessoal usa um busca-polos para verificar se existe tensão, e essa corrente residual, é a suficiente para o busca-polos funcionar e a carga propriamente dita não.
Mas isso só se aplica em contactores estáticos (com tiristors/triacs ou similares), alguns sensores e outros equipamentos que usem este método de comando.