Moro num apartamento e estou a necessitar de mudar de disjuntores!Falei com alguns electricistas da possibilidade de "medir" a terra.Um deles disse-me que só com um aparelho e espetando duas estacas no solo e verificar a linha de terra do prédio.Mas outro disse-me que a conseguia medir com um aparelho através do quadro eléctrico!Afinal,quem tem razão?
Necessito de tomar uma decisão,porque como isto é um quadro trifásico,é necessário equilibrar as fases,o electricista falou que o pente trifásico as equilibrava automáticamente,mas também disse que tinha um aparelho de medida que media a amperagem e a dividia pelos circuitos ou fases,sem necessitar de verificar a amperagem dos equipamentos eléctricos da casa!Ele está com a razão?
Tenho que tomar uma decisão,porque não quero ficar com um serviço mal feito,como compreendem!
Última edição por nbaptista em 03 ago 2007, 00:22, editado 1 vez no total.
nbaptista Escreveu:Moro num apartamento e estou a necessitar de mudar de disjuntores!Falei com alguns electricistas da possibilidade de "medir" a terra.Um deles disse-me que ´so com um aparelho e espetando duas estacas no solo e verificar a linha de terra do prédio.Mas outro disse-me que a conseguia medir com um aparelho através do quadro eléctrico!Afinal,quem tem razão?
Necessito de tomar uma decisão,porque como isto é um quadro trifásico,é necessário equilibrar as fases,o electricista falou que o pente trifásico as equilibrava automáticamente,mas também disse que tinha um aparelho de medida que media a amperagem e a dividia pelos circuitos ou fases,sem necessitar de verificar a amperagem dos equipamentos eléctricos da casa!Ele está com a razão?
Tenho que tomar uma decisão,porque não quero ficar com um serviço mal feito,como compreendem!
amigo qualquer uma das respostas e valida so que o aparelho com estacas nem toda a gente tem uma maneira mais facil e atraves de um multimetro, ou seja seleccionas V Ac ligas um lado do multimetro a fase e outra a terra( vareta em cobre) ou entao a linha de terra principal do edificio e deves ter um valor igual a que obtens entre fase e neutro ou ate maior se for menor que o valor entre fase e neutro então precisas fazer uma terra nova. Espero ter ajudado
pmss2066 Escreveu: amigo qualquer uma das respostas e valida so que o aparelho com estacas nem toda a gente tem uma maneira mais facil e atraves de um multimetro, ou seja seleccionas V Ac ligas um lado do multimetro a fase e outra a terra( vareta em cobre) ou entao a linha de terra principal do edificio e deves ter um valor igual a que obtens entre fase e neutro ou ate maior se for menor que o valor entre fase e neutro então precisas fazer uma terra nova. Espero ter ajudado
Nunca tinha pensado nisso dessa forma mas tem a sua lógica mas para sermos precisos em valores teremos de medir a terra com aparelho com estacas não acha
Da outra forma será um pouco a olho esta e a minha opinião
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
E para equilibrar as fases,é necessário ter todos os equipamentos eléctricos ligados?TV,Stereo,máquina de lavar roupa,louça,etc?Ou não é absolutamente necessário?Atenção,o quadro é trifásico!vai ter que ser substituida a cablagem por um pente trifásico!
Não e absolutamente necessário ter o equipamento ligado, temos e que ter uma ideia o que e que cada circuito vai levar .
Pois a carga nunca será certa por exemplo o frigorifico esta a funcionar o não
O fogão esta a funcionar o não .
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Aliás quando ligo o amplificador stereo de alta fidelidade de stand by para on,de vez em quando,aleatóriamente,aparece-me um ruído de massa(hhuummm)não muito intenso que sai pelas colunas.Será que o facto de alguns dos disjuntores estarem oxidados-mais precisamente,os cabos têm verdete e a conexão dos disjuntores também tem muito verdete-poderá causar esse ruído?O amplificador tem terra,assim como o leitor de cd´s .Uma vez testei o amplificador só ligado ás colunas e o hhhuuummm não apareceu.Mas a conclusão destes testes é sempre complicada,quando são ruídos aleatórios.Até já me disseram que esse ruído pode ser provocado pela massa da tv cabo,e que teria que instalar um filtro de massa na powerbox,visto que tenho ligação por cabo,mas o problema é arranjar esse filtro,aqui em Coimbra não o consigo encontrar.Alguém me pode indicar uma loja que venda esses filtros?Estou á espera da resposta da Televés,ainda não me contactaram,mas ficaram de dizer alguma coisa!
Só em último recurso chamarei um técnico da TV cabo,essa solução é muito cara!Deslocação,instalação do filtro,mais o preço do mesmo,são no mínimo 50 Euros!
Bem acho que vai para aí uma grande confusão, em primeiro lugar para e medir as terras é sempre com um aparelho que messa resistência ( Ohmimetro );
Um Ohmímetro é um instrumento de medida eléctrica que mede a resistência eléctrica, ou seja, a oposição à passagem da corrente eléctrica.
O modelo original de um ohmímetro provinha de uma pequena bateria que aplica uma tensão à resistência. É usado um galvanómetro para medir a corrente eléctrica através da resistência. A escala do galvanómetro era marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garantia que, conforme a resistência diminuisse, a corrente através do medidor aumentaria.
Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrónico que fornece uma corrente constante I através da resistência, e outro circuito mede a tensão V sobre a resistência. De acordo com a seguinte equação, derivada da Lei de Ohm, o valor de resitência é dada por:
R = \frac{V}{I}
Para medições de alta precisão, os ohmímetros citados acima são inadequados. Isto é devido ao medidor ler a soma das resistências do fio condutor da resistência sendo medida. Para reduzir este efeito, um ohmímetro de precisão tem quatro terminais, chamados contactos de Kelvin. Dois terminais transportam a corrente do medidor, enquanto os outros dois permitem medir a tensão directamente sobre o resistência. Assim, qualquer queda de tensão através da resistência do primeiro par de fios é ignorada por esse tipo de medidor.
Ou seja, existe um " aparelho " que mede as resistências de terra com o auxilio a eléctrodos de terra, neste método temos que desligar o ligador amovivél de terra para medir-mos a terra de protecção da instalação.
existe ainda um outro método que é através de uma pinça amperimétrica que é capaz de efectuar medições de terra com o circuito fechado, sendo este método mais fácil mas o preço da pinça é muito caro comparado com os outros aparelhos, utiliza-se este segundo método em locais onde o PT fique situado no interior de edifícios e onde é inviável o primeiro método.
Espero ter ajudado.
...é necessário equilibrar as fases,o electricista falou que o pente trifásico as equilibrava automáticamente...
Nesta parte e só nesta parte o electricista está enganado, por si só o pente não equilibra fases nenhumas terá sempre que utilizar um aparelho de medida para ele as poder equilibrar.
Em relação á medição das terras o amigo ejom já disse tudo.
cumps
OK,obrigado a todos.Já tomei uma decisão e contratei uma firma para me fazer o trabalho.É um tipo de trabalho fácil-digamos não muito complexo- para um bom electricista mas dificil para entregar a "curiosos".E o que não falta por aí são esse tipo de pessoas.
Vejam lá que uma das firmas que contactei queria colocar um interruptor diferencial no quadro de 300 ma,e quando perguntei onde ele ia arranjar espaço-Já que um int dif trifásico ainda ocupa muito espaço-disse-me que a solução seria remover um dos disjuntores da iluminação de 10 amp e colocar os circuitos da ilum em só um dos disjuntores,cortar plásticos do quadro,etc.
Enfim
Acho que para medir a terra não se pode usar um ohmimetro. Pode dar uma ideia, mas introduz erros pois há tensões parasitas no solo que podem alterar os valores dado os ohmimetros funcionarem com pilhas de baixa voltagem
Os medidoes de terra com eléctrodos usam uma tensão alternada com uma frequencia elevada para compensar esses erros todos.
Mas há aparelhos que se usam que por medida directa na tomada dão o valor da impedãncia de defeito e admitindo que o neutro da EDP tem entre 1 a 5 Ohms os valores apresentados são quase reias, já outros aparelhos usam duas pinças amperimétricas distanciadas uma da outra em determinadas condiçoes e não precisam de eléctrodos: A Omron tem aparelhos sem usar eléctrodos ainda mais sofisticados