Olá,
As lâmpadas fluorescentes que se vendem, destinadas ao consumidor doméstico (AKI, por exemplo), já incluem alguma forma de compensação do factor de potência, ou é necessário colocar um condensador em paralelo?
Tenho uma lâmpada de 23W 230V 200mA, pelo que a potência aparente será 230*.2=46W, logo FP=23/46=0.5 e o ângulo de potência 60º.
Assim, a potência reactiva será de 46*sin(60º)=39.84 var, e pela fórmula Q=2*pi*f*C*Vef², com f=50 Hz e Vef=230 V, obtive C=2.40 µF. No entanto vi um gráfico que mostrava que este tipo de lâmpada não é uma carga linear, pelo que a corrente não tem variação sinusoidal, logo não sei se o cálculo está correcto.
No caso de ser necessário condensador, onde se pode adquirir uma unidade apenas, em Lisboa?
Cumprimentos e obrigado desde já
Condensador de compensação do FP numa lâmpada fluorescente?
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Condensador de compensação do FP numa lâmpada fluorescente?
Atenção que nas lâmpadas com balastro há uma queda de tensão elevada neste, de forma que os cálculos não são assim tão lineares! !
são deslineares!!!! alguem conhece calculos que nao sejam lineares??????Duzia12 Escreveu:Atenção que nas lâmpadas com balastro há uma queda de tensão elevada neste, de forma que os cálculos não são assim tão lineares! !
Mandei-te um mail poarticular ha mais de um mês! nao bvais responder? tens a certeza?
Saudações Energéticas
6eo
6eo
recepores que é isto?? algo novo ou somente mal dactilografado?Duzia12 Escreveu:Há recepores não lineares!!!
Mandei-te um mail há mais de um mês! vais responder?
Saudações Energéticas
6eo
6eo
Porque não comprares com balastro electrónico?WindWalker Escreveu:Olá,
As lâmpadas fluorescentes que se vendem, destinadas ao consumidor doméstico (AKI, por exemplo), já incluem alguma forma de compensação do factor de potência, ou é necessário colocar um condensador em paralelo?
Tenho uma lâmpada de 23W 230V 200mA, pelo que a potência aparente será 230*.2=46W, logo FP=23/46=0.5 e o ângulo de potência 60º.
Assim, a potência reactiva será de 46*sin(60º)=39.84 var, e pela fórmula Q=2*pi*f*C*Vef², com f=50 Hz e Vef=230 V, obtive C=2.40 µF. No entanto vi um gráfico que mostrava que este tipo de lâmpada não é uma carga linear, pelo que a corrente não tem variação sinusoidal, logo não sei se o cálculo está correcto.
No caso de ser necessário condensador, onde se pode adquirir uma unidade apenas, em Lisboa?
Cumprimentos e obrigado desde já