Dúvida - Ligação à terra

Responder
bigodes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2009, 14:48

Dúvida - Ligação à terra

Mensagem por bigodes »

Boas,

Tava eu armado em electricista há dias, a tentar instalar um suporte de luz na casa de banho.
Desliguei os disjuntores de tomadas e luz dessa mesma divisão.
Ao tentar ligar o fio de terra ao suporte, assim que faça contacto com o suporte, dispara-me o disjuntor principal do quadro eléctrico.

É normal ? tentei várias vezes e é infalível.. sempre que o fio toca em algo de metal, vai-me tudo com os porcos.

Durante este últimos meses tenho notado que muitas das lampadas do apartamento têm fundido, e hoje ao acender uma luz dessa mesma casa de banho, dispararam-me os disjuntores da sala. Agora sempre que tento ligar a tripla do PC à tomada, dá um forte curto circuito na tomada e dispara o quadro todo.

Devo chamar os caça-fantasmas, ou será problema de terra?

Já agora, com um simples multímetro consigo ter algum diagnóstico da minha ligação à terra? vivo no 4º andar de um apartamento.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Dúvida - Ligação à terra

Mensagem por mpinto »

bigodes Escreveu:Boas,

Tava eu armado em electricista há dias, a tentar instalar um suporte de luz na casa de banho.
Desliguei os disjuntores de tomadas e luz dessa mesma divisão.
Ao tentar ligar o fio de terra ao suporte, assim que faça contacto com o suporte, dispara-me o disjuntor principal do quadro eléctrico.

É normal ? tentei várias vezes e é infalível.. sempre que o fio toca em algo de metal, vai-me tudo com os porcos.

Durante este últimos meses tenho notado que muitas das lampadas do apartamento têm fundido, e hoje ao acender uma luz dessa mesma casa de banho, dispararam-me os disjuntores da sala. Agora sempre que tento ligar a tripla do PC à tomada, dá um forte curto circuito na tomada e dispara o quadro todo.

Devo chamar os caça-fantasmas, ou será problema de terra?

Já agora, com um simples multímetro consigo ter algum diagnóstico da minha ligação à terra? vivo no 4º andar de um apartamento.
No suporte de lâmpada só deve ligar a linha de lâmpada(preto castanho ou cinza), no contacto central, e o neutro (azul) no contacto lateral. O condutor de protecção ou terra (verde amarelo) deve ligar à estrutura metálica do invólucro ou luminária. Se desligares todos os disjuntores , se estes forem unipolares, e se por acaso houver um desiquilíbrio no sistema, ou seja, existir uma tensão residual no neutro ao estableceres contacto entre este e o condutor de protecção no candieiro que montaste o diferencial vai disparar (em função da tensão residual e do valor de terra). Recomendo que contactes um técnico qualificado com a máxima urgência. Sobre fantasmas posso afirmar que nem estes nem as bruxas percebem nada de electricidade.
O teu problema pode não ter origem no teu apartamento.
Abraço.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Dúvida - Ligação à terra

Mensagem por nelmindo »

Concordo e reforço a urgencia.
Responder

Voltar para “Dúvidas”